A abordagem CLIL no ensino-aprendizagem de Português e Inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/85535 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras |
id |
RCAP_48073af270bdf6759df173bef789a1cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/85535 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A abordagem CLIL no ensino-aprendizagem de Português e InglêsThe CLIL approach in teaching and learning Portuguese and EnglishMétodos de ensino de línguasInglêsPortuguêsAprendizagem Integrada de Língua e Conteúdo (AILC)Os LusíadasLanguage Teaching MethodsEnglishPortugueseContent and Language Integrated Learning (CLIL)The LusiadsRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de LetrasEste relatório apresenta, numa 1ª parte, uma descrição e reflexão crítica sobre o meu percurso académico e profissional, salientando os desafios que, ao longo dos anos, levaram ao meu envolvimento em projetos e atividades pedagógico-didáticas marcadas pela experimentação e inovação. É neste contexto que surge o projeto de implementação da metodologia CLIL que descrevo na 2ª parte deste relatório. Content and Language Integrated Learning (CLIL), enquanto abordagem alternativa ao processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, tem-se disseminado amplamente, um pouco por todo o mundo, e em particular na Europa, nas últimas décadas. Em Portugal a implementação desta metodologia encontra-se ainda numa fase embrionária, pois é pouco promovida e utilizada nas escolas, não sendo, ao mesmo tempo, reconhecida a sua relevância enquanto abordagem educativa. Este estudo enfatiza a importância da implementação desta metodologia através da descrição e análise dos resultados de uma experiência levada a cabo com uma turma de 9º ano de escolaridade do Ensino Básico, que aliou a aprendizagem de Inglês e de Português, nomeadamente do episódio “A Castro” d’Os Lusíadas. A concretização deste projeto pretendia analisar diferentes factores como o contexto educativo, a implementação efetiva e seus princípios base, a promoção do desenvolvimento das competências linguísticas dos/as alunos/as e a sua motivação face a uma nova prática educativa. Os resultados deste estudo apontam para o elevado potencial da aplicação desta metodologia, o qual não se esgota na aprendizagem da língua, pois também se observaram benefícios ao nível do processo de ensino-aprendizagem de conteúdos da área de especialidade.This report presents, in the first part, a description and critical reflection on my academic and professional career, highlighting the challenges that, over the years, have led to my involvement in pedagogical-didactic projects and activities marked by experimentation and innovation. In this context I describe in the second part of the report the implementation of a CLIL methodology project. As an alternative approach to teaching and learning a foreign language, Content and Language Integrated Learning (CLIL) has enjoyed widespread dissemination throughout the world, and in particular in Europe, in recent decades. In Portugal the implementation of this methodology is still at an embryonic stage, since its benefits as an educational approach have not yet been recognized. This study emphasizes the importance of the implementation of this methodology by presenting the results of an experiment carried out with a group of 9th grade school students, which associated the learning English and Portuguese, focusing specifically on the episode "A Castro" in The Lusiads. The aim of the project was to analyse different factors such as the implementation context, the actual implementation and its basic principles, the promotion of the development of students’ language skills, and their motivation towards a new educational practice. The results of this study point to the high potential of the implementation of this methodology, which has clear benefits not only in language learning but also at the level of teaching and learning content in the subject area.2017-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85535http://hdl.handle.net/10316/85535TID:202042685porCosta, Berta José Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-11-03T10:54:27Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:50.122767Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem CLIL no ensino-aprendizagem de Português e Inglês The CLIL approach in teaching and learning Portuguese and English |
title |
A abordagem CLIL no ensino-aprendizagem de Português e Inglês |
spellingShingle |
A abordagem CLIL no ensino-aprendizagem de Português e Inglês Costa, Berta José Fernandes Métodos de ensino de línguas Inglês Português Aprendizagem Integrada de Língua e Conteúdo (AILC) Os Lusíadas Language Teaching Methods English Portuguese Content and Language Integrated Learning (CLIL) The Lusiads |
title_short |
A abordagem CLIL no ensino-aprendizagem de Português e Inglês |
title_full |
A abordagem CLIL no ensino-aprendizagem de Português e Inglês |
title_fullStr |
A abordagem CLIL no ensino-aprendizagem de Português e Inglês |
title_full_unstemmed |
A abordagem CLIL no ensino-aprendizagem de Português e Inglês |
title_sort |
A abordagem CLIL no ensino-aprendizagem de Português e Inglês |
author |
Costa, Berta José Fernandes |
author_facet |
Costa, Berta José Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Berta José Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Métodos de ensino de línguas Inglês Português Aprendizagem Integrada de Língua e Conteúdo (AILC) Os Lusíadas Language Teaching Methods English Portuguese Content and Language Integrated Learning (CLIL) The Lusiads |
topic |
Métodos de ensino de línguas Inglês Português Aprendizagem Integrada de Língua e Conteúdo (AILC) Os Lusíadas Language Teaching Methods English Portuguese Content and Language Integrated Learning (CLIL) The Lusiads |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/85535 http://hdl.handle.net/10316/85535 TID:202042685 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/85535 |
identifier_str_mv |
TID:202042685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133960381399040 |