Avaliação da implementação da abordagem CLIL: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/74985 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas) |
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Avaliação da implementação da abordagem CLIL: um estudo de casoEvaluation of a clil approach implementation: a case studyAICL (Aprendizagem integrada de conteúdos e de língua)CLIL (Content and language integrated learning)Estudo de casoArticulação curricularCase studyCurricular articulationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas)O Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso (AEPL) integra um Plano Estratégico de Desenvolvimento Europeu, em que se assume como essencial a promoção de uma educação multicultural e multilinguística. Esta assunção conduziu à introdução, em 2016/17, de um projeto CLIL (Content and Language Integrated Learning) no Agrupamento. Apesar de ter sido desenvolvido apenas numa turma de 7.º ano de escolaridade, encarregados de educação, alunos e professores valorizaram as virtualidades do CLIL. A partir de 2017/18, o projeto foi alargado a mais turmas do aAgrupamento. O estudo de caso procurou avaliar a implementação da abordagem CLIL no AEPL. Apresentou os seguintes objetivos: 1) analisar as mudanças na organização e gestão do trabalho docente na escola, em resultado da introdução da abordagem CLIL; 2) caracterizar mudanças na pedagogia / práticas docentes, suscitadas pela abordagem CLIL; 3) caracterizar as perceções dos alunos no que respeita ao seu envolvimento no projeto CLIL; 4) e conhecer as perceções dos encarregados de educação sobre o projeto CLIL. O estudo recorreu a vários procedimentos de recolha de dados: questionários, testemunhos escritos, entrevistas semiestruturadas e observação de aulas. Os resultados indicam que não existiu uma mudança generalizada na organização e gestão do trabalho docente na escola, em resultado da introdução do CLIL. No que respeita às mudanças na pedagogia / práticas docentes, estas foram efetivas, através do recurso a metodologias ativas que incluíram trabalho prático, trabalho de campo, utilização de ferramentas diversificadas da Web 2.0, entre outras. Os alunos valorizaram o projeto CLIL, sendo capazes de apontar aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas e sugestões para o melhorar. Os encarregados de educação avaliaram o projeto de forma positiva, salientando dificuldades e sucessos. Como constrangimentos, registaram-se a baixa proficiência em inglês de um grande número de professores e a falta de atribuição de um horário semanal comum para o desenvolvimento de um trabalho colaborativo/cooperativo de qualidade.The educational project of the school cluster Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso (AEPL) integrates a Strategic Plan of European Development (PEDE) that takes multicultural and multilingual education as a main goal. This goal involved the inclusion, in 2016/2017, of CLIL (Content and Language integrated Learning) in the cluster. Although, being only developed in a 7th grade class, parents, students and teachers greatly valued the potential of the CLIL approach. From 2017/18 onwards, the project was expanded to more classes in the cluster. The study case has sought to evaluate the implementation of the educational approach CLIL in the AEPL. It had the following objectives: 1) to analyse changes in the organisation and management of the teachers’ work, as a result of the introduction of a CLIL approach; 2) to characterise changes in teaching; 3) to characterise students’ perceptions regarding their involvement in CLIL; 4) to know the perceptions of parents on the CLIL project. The study made use of different data collection methods: questionnaires, written statements, semi structured interviews and class observation. The results of the study have shown that there wasn’t any generalized change in the organisation and management of the teachers’ work as a consequence of the CLIL project implementation. In relation to the pedagogical and teaching practice, these were effective through the use of active methodologies which included hands-on work tasks, field work, and the use of varied 2.O web tools, among others. The students valued/appreciated the CLIL educational approach, being able to name the difficulties felt and to give suggestions to improve the project. The parents have also assessed the project positively, having emphasised difficulties and successes. The constraints of the project are related to: the low English proficiency of a great number of teachers;and to the lack of a weekly working timetable suitable for the collaborative work.Moreira, Maria AlfredoUniversidade do MinhoLourenço, Maria Manuela Teixeira20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74985por202745783info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:18.046754Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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