A utilização de jogos digitais, como estratégia de motivação no ensino das ciências naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Andreia Sofia Faria das
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/5813
Resumo: Os desafios decorrentes do progresso tecnológico remetem para a pertinência de dotar os nossos alunos com novos conhecimentos e competências sociais, indo ao encontro das suas necessidades e interesses, assim como das necessidades do mercado de trabalho, em constante evolução. A Aprendizagem Baseada em Jogos e a Gamificação, em contextos educativos, aliam o desenvolvimento de competências às Tecnologias da Informação e Comunicação, o que contribui para aumentar o envolvimento dos discentes no processo de aprendizagem. Com esta investigação pretendeu-se aferir se a aplicação de jogos digitais - GooseChase e Kahoot, em contexto educativo, motiva os alunos para a aprendizagem das Ciências Naturais. Para tal, realizou-se um estudo de caso, recorrendo a uma metodologia de investigação mista, em que através da aplicação de inquéritos por questionário se percecionou quais: as atitudes dos discentes face à aprendizagem das Ciências Naturais, quais as estratégias de aprendizagem preferidas dos alunos e qual o seu grau de satisfação, após a aplicação de jogos digitais. Verificou-se que os discentes apresentam elevados níveis de satisfação, face ao uso de jogos e o recurso às tecnologias móveis, sendo estes uma alternativa viável e motivadora da aprendizagem. Como tal, cabe aos docentes avaliar o seu grupo de alunos, de forma a aplicar a Aprendizagem baseada em Jogos (GBL), potenciando as principais vantagens da sua aplicação e abraçando alguns desafios, para assim facilitar a integração destas metodologias em sala de aula.
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