Identificação e discriminação de consoantes oclusivas do português europeu por aprendentes chineses com níveis diferentes de proficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belém,Nunes, Ana Margarida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pan,Li
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000200167
Resumo: Resumo Este trabalho estuda e analisa a perceção de sons consonânticos oclusivos do Português Europeu (PE) por aprendentes chineses, com diferentes níveis de proficiência, B1 e C1. Com base em trabalhos como os de Flege (1995) e Best (1995) e nos modelos por eles desenvolvidos, procura-se encontrar resposta que nos permita, enquanto professores de português língua estrangeira (PLE), entender melhor as dificuldades manifestadas pelos aprendentes e perceber que fatores poderão estar subjacentes a essas dificuldades. Numa primeira observação dos resultados, percebe-se que o par [k / g] é o que mais dificuldades causa, em termos de identificação e discriminação. Outro aspeto que sobressai é a ideia de que a língua materna influencia a perceção de sons consonânticos oclusivos, enquanto que a experiência de aprendizagem em imersão e o tempo de estudo não parecem influenciar, significativamente, a perceção das consoantes oclusivas do PE por aprendentes chineses.
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