Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB

Bibliographic Details
Main Author: Cruz, Joana Sara
Publication Date: 2014
Other Authors: Almeida, Marta, Pinto, Patrícia, Constante, Patrícia, Macedo, Ana, Amaral, Joana, Monteiro, Liliana, Lopes, Elisa, Ferreira, Cristiana
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.12/3376
Summary: Aprender a ler e a escrever constituem desafios não só para as crianças, mas também para os agentes educativos que acompanham este processo. Identificar e promover as condições que facilitam um percurso de sucesso são preocupações centrais da comunidade escolar e científica. Este estudo procurou analisar em que medida as competências de literacia emergente, avaliadas na educação pré- escolar, predizem o desempenho em leitura e escrita no final do 1.º CEB. Participaram no estudo 117 alunos do concelho de Matosinhos que frequentavam o 4.º ano de escolaridade e que tinham sido previamente avaliados na educação pré-escolar. Foram realizadas análises de regressão múltipla que evidenciam que as competências de literacia emergente avaliadas explicam cerca de 20% da variância dos resultados no domínio da leitura e da escrita no final do 1.ºCEB. Estes resultados impelem a uma reflexão sobre a relevância da identificação precoce de crianças em risco de insucesso e de uma intervenção atempada nos primeiros anos de escolaridade.
id RCAP_48152e14a2262ce33fa7b10726b62e5a
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3376
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEBLiteracia emergenteLeituraEducação pré-escolarEmergent literacyReadingKindergartenAprender a ler e a escrever constituem desafios não só para as crianças, mas também para os agentes educativos que acompanham este processo. Identificar e promover as condições que facilitam um percurso de sucesso são preocupações centrais da comunidade escolar e científica. Este estudo procurou analisar em que medida as competências de literacia emergente, avaliadas na educação pré- escolar, predizem o desempenho em leitura e escrita no final do 1.º CEB. Participaram no estudo 117 alunos do concelho de Matosinhos que frequentavam o 4.º ano de escolaridade e que tinham sido previamente avaliados na educação pré-escolar. Foram realizadas análises de regressão múltipla que evidenciam que as competências de literacia emergente avaliadas explicam cerca de 20% da variância dos resultados no domínio da leitura e da escrita no final do 1.ºCEB. Estes resultados impelem a uma reflexão sobre a relevância da identificação precoce de crianças em risco de insucesso e de uma intervenção atempada nos primeiros anos de escolaridade.ABSTRACT: The process of learning how to read and write is a challenge not only for the children but also for the educational agents that monitor this process. Identifying and promoting the conditions that lead to success in this field are the school and scientific community central concerns. In the present study, the goal was to verify the extent to which emerging literacy skills, assessed in kindergarten, predict performance in reading and writing at the end of elementary school. 117 students attending the 4th grade participated in this study and had been previously assessed in kindergarten. Multiple regression analyzes were performed, showing that the emergent literacy skills in kindergarten accounted for 20% of the variance in reading and writing at the end of elementary school. These results suggest a reflection towards the importance of children’s early identification of risk of failure and early intervention in the first school years.ISPA - Instituto UniversitárioRepositório do ISPACruz, Joana SaraAlmeida, MartaPinto, PatríciaConstante, PatríciaMacedo, AnaAmaral, JoanaMonteiro, LilianaLopes, ElisaFerreira, Cristiana2015-01-29T15:21:44Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3376porAnalise Psicológica, 32(3), 245-25710.14417/ap.749info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:14Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:17.933305Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB
title Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB
spellingShingle Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB
Cruz, Joana Sara
Literacia emergente
Leitura
Educação pré-escolar
Emergent literacy
Reading
Kindergarten
title_short Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB
title_full Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB
title_fullStr Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB
title_full_unstemmed Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB
title_sort Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB
author Cruz, Joana Sara
author_facet Cruz, Joana Sara
Almeida, Marta
Pinto, Patrícia
Constante, Patrícia
Macedo, Ana
Amaral, Joana
Monteiro, Liliana
Lopes, Elisa
Ferreira, Cristiana
author_role author
author2 Almeida, Marta
Pinto, Patrícia
Constante, Patrícia
Macedo, Ana
Amaral, Joana
Monteiro, Liliana
Lopes, Elisa
Ferreira, Cristiana
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Joana Sara
Almeida, Marta
Pinto, Patrícia
Constante, Patrícia
Macedo, Ana
Amaral, Joana
Monteiro, Liliana
Lopes, Elisa
Ferreira, Cristiana
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia emergente
Leitura
Educação pré-escolar
Emergent literacy
Reading
Kindergarten
topic Literacia emergente
Leitura
Educação pré-escolar
Emergent literacy
Reading
Kindergarten
description Aprender a ler e a escrever constituem desafios não só para as crianças, mas também para os agentes educativos que acompanham este processo. Identificar e promover as condições que facilitam um percurso de sucesso são preocupações centrais da comunidade escolar e científica. Este estudo procurou analisar em que medida as competências de literacia emergente, avaliadas na educação pré- escolar, predizem o desempenho em leitura e escrita no final do 1.º CEB. Participaram no estudo 117 alunos do concelho de Matosinhos que frequentavam o 4.º ano de escolaridade e que tinham sido previamente avaliados na educação pré-escolar. Foram realizadas análises de regressão múltipla que evidenciam que as competências de literacia emergente avaliadas explicam cerca de 20% da variância dos resultados no domínio da leitura e da escrita no final do 1.ºCEB. Estes resultados impelem a uma reflexão sobre a relevância da identificação precoce de crianças em risco de insucesso e de uma intervenção atempada nos primeiros anos de escolaridade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2015-01-29T15:21:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3376
url http://hdl.handle.net/10400.12/3376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Analise Psicológica, 32(3), 245-257
10.14417/ap.749
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130073679265792