Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2014 |
Other Authors: | , , , , , , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10400.12/3376 |
Summary: | Aprender a ler e a escrever constituem desafios não só para as crianças, mas também para os agentes educativos que acompanham este processo. Identificar e promover as condições que facilitam um percurso de sucesso são preocupações centrais da comunidade escolar e científica. Este estudo procurou analisar em que medida as competências de literacia emergente, avaliadas na educação pré- escolar, predizem o desempenho em leitura e escrita no final do 1.º CEB. Participaram no estudo 117 alunos do concelho de Matosinhos que frequentavam o 4.º ano de escolaridade e que tinham sido previamente avaliados na educação pré-escolar. Foram realizadas análises de regressão múltipla que evidenciam que as competências de literacia emergente avaliadas explicam cerca de 20% da variância dos resultados no domínio da leitura e da escrita no final do 1.ºCEB. Estes resultados impelem a uma reflexão sobre a relevância da identificação precoce de crianças em risco de insucesso e de uma intervenção atempada nos primeiros anos de escolaridade. |
id |
RCAP_48152e14a2262ce33fa7b10726b62e5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3376 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEBLiteracia emergenteLeituraEducação pré-escolarEmergent literacyReadingKindergartenAprender a ler e a escrever constituem desafios não só para as crianças, mas também para os agentes educativos que acompanham este processo. Identificar e promover as condições que facilitam um percurso de sucesso são preocupações centrais da comunidade escolar e científica. Este estudo procurou analisar em que medida as competências de literacia emergente, avaliadas na educação pré- escolar, predizem o desempenho em leitura e escrita no final do 1.º CEB. Participaram no estudo 117 alunos do concelho de Matosinhos que frequentavam o 4.º ano de escolaridade e que tinham sido previamente avaliados na educação pré-escolar. Foram realizadas análises de regressão múltipla que evidenciam que as competências de literacia emergente avaliadas explicam cerca de 20% da variância dos resultados no domínio da leitura e da escrita no final do 1.ºCEB. Estes resultados impelem a uma reflexão sobre a relevância da identificação precoce de crianças em risco de insucesso e de uma intervenção atempada nos primeiros anos de escolaridade.ABSTRACT: The process of learning how to read and write is a challenge not only for the children but also for the educational agents that monitor this process. Identifying and promoting the conditions that lead to success in this field are the school and scientific community central concerns. In the present study, the goal was to verify the extent to which emerging literacy skills, assessed in kindergarten, predict performance in reading and writing at the end of elementary school. 117 students attending the 4th grade participated in this study and had been previously assessed in kindergarten. Multiple regression analyzes were performed, showing that the emergent literacy skills in kindergarten accounted for 20% of the variance in reading and writing at the end of elementary school. These results suggest a reflection towards the importance of children’s early identification of risk of failure and early intervention in the first school years.ISPA - Instituto UniversitárioRepositório do ISPACruz, Joana SaraAlmeida, MartaPinto, PatríciaConstante, PatríciaMacedo, AnaAmaral, JoanaMonteiro, LilianaLopes, ElisaFerreira, Cristiana2015-01-29T15:21:44Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3376porAnalise Psicológica, 32(3), 245-25710.14417/ap.749info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:14Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:17.933305Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB |
title |
Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB |
spellingShingle |
Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB Cruz, Joana Sara Literacia emergente Leitura Educação pré-escolar Emergent literacy Reading Kindergarten |
title_short |
Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB |
title_full |
Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB |
title_fullStr |
Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB |
title_full_unstemmed |
Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB |
title_sort |
Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB |
author |
Cruz, Joana Sara |
author_facet |
Cruz, Joana Sara Almeida, Marta Pinto, Patrícia Constante, Patrícia Macedo, Ana Amaral, Joana Monteiro, Liliana Lopes, Elisa Ferreira, Cristiana |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Marta Pinto, Patrícia Constante, Patrícia Macedo, Ana Amaral, Joana Monteiro, Liliana Lopes, Elisa Ferreira, Cristiana |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Joana Sara Almeida, Marta Pinto, Patrícia Constante, Patrícia Macedo, Ana Amaral, Joana Monteiro, Liliana Lopes, Elisa Ferreira, Cristiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia emergente Leitura Educação pré-escolar Emergent literacy Reading Kindergarten |
topic |
Literacia emergente Leitura Educação pré-escolar Emergent literacy Reading Kindergarten |
description |
Aprender a ler e a escrever constituem desafios não só para as crianças, mas também para os agentes educativos que acompanham este processo. Identificar e promover as condições que facilitam um percurso de sucesso são preocupações centrais da comunidade escolar e científica. Este estudo procurou analisar em que medida as competências de literacia emergente, avaliadas na educação pré- escolar, predizem o desempenho em leitura e escrita no final do 1.º CEB. Participaram no estudo 117 alunos do concelho de Matosinhos que frequentavam o 4.º ano de escolaridade e que tinham sido previamente avaliados na educação pré-escolar. Foram realizadas análises de regressão múltipla que evidenciam que as competências de literacia emergente avaliadas explicam cerca de 20% da variância dos resultados no domínio da leitura e da escrita no final do 1.ºCEB. Estes resultados impelem a uma reflexão sobre a relevância da identificação precoce de crianças em risco de insucesso e de uma intervenção atempada nos primeiros anos de escolaridade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014-01-01T00:00:00Z 2015-01-29T15:21:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/3376 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/3376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Analise Psicológica, 32(3), 245-257 10.14417/ap.749 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130073679265792 |