Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz,Joana Sara
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Almeida,Marta, Pinto,Patrícia, Constante,Patrícia, Macedo,Ana, Amaral,Joana, Monteiro,Liliana, Lopes,Elisa, Ferreira,Cristiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312014000300001
Resumo: Aprender a ler e a escrever constituem desafios não só para as crianças, mas também para os agentes educativos que acompanham este processo. Identificar e promover as condições que facilitam um percurso de sucesso são preocupações centrais da comunidade escolar e científica. Este estudo procurou analisar em que medida as competências de literacia emergente, avaliadas na educação pré-escolar, predizem o desempenho em leitura e escrita no final do 1.º CEB. Participaram no estudo 117 alunos do concelho de Matosinhos que frequentavam o 4.º ano de escolaridade e que tinham sido previamente avaliados na educação pré-escolar. Foram realizadas análises de regressão múltipla que evidenciam que as competências de literacia emergente avaliadas explicam cerca de 20% da variância dos resultados no domínio da leitura e da escrita no final do 1.ºCEB. Estes resultados impelem a uma reflexão sobre a relevância da identificação precoce de crianças em risco de insucesso e de uma intervenção atempada nos primeiros anos de escolaridade.
id RCAP_28f1336f438c9904dcbcc19ff2a52e31
oai_identifier_str oai:scielo:S0870-82312014000300001
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEBLiteracia emergenteLeituraEducação pré-escolarAprender a ler e a escrever constituem desafios não só para as crianças, mas também para os agentes educativos que acompanham este processo. Identificar e promover as condições que facilitam um percurso de sucesso são preocupações centrais da comunidade escolar e científica. Este estudo procurou analisar em que medida as competências de literacia emergente, avaliadas na educação pré-escolar, predizem o desempenho em leitura e escrita no final do 1.º CEB. Participaram no estudo 117 alunos do concelho de Matosinhos que frequentavam o 4.º ano de escolaridade e que tinham sido previamente avaliados na educação pré-escolar. Foram realizadas análises de regressão múltipla que evidenciam que as competências de literacia emergente avaliadas explicam cerca de 20% da variância dos resultados no domínio da leitura e da escrita no final do 1.ºCEB. Estes resultados impelem a uma reflexão sobre a relevância da identificação precoce de crianças em risco de insucesso e de uma intervenção atempada nos primeiros anos de escolaridade.ISPA-Instituto Universitário2014-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312014000300001Análise Psicológica v.32 n.3 2014reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312014000300001Cruz,Joana SaraAlmeida,MartaPinto,PatríciaConstante,PatríciaMacedo,AnaAmaral,JoanaMonteiro,LilianaLopes,ElisaFerreira,Cristianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:00:40Zoai:scielo:S0870-82312014000300001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:16:27.366642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB
title Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB
spellingShingle Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB
Cruz,Joana Sara
Literacia emergente
Leitura
Educação pré-escolar
title_short Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB
title_full Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB
title_fullStr Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB
title_full_unstemmed Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB
title_sort Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB
author Cruz,Joana Sara
author_facet Cruz,Joana Sara
Almeida,Marta
Pinto,Patrícia
Constante,Patrícia
Macedo,Ana
Amaral,Joana
Monteiro,Liliana
Lopes,Elisa
Ferreira,Cristiana
author_role author
author2 Almeida,Marta
Pinto,Patrícia
Constante,Patrícia
Macedo,Ana
Amaral,Joana
Monteiro,Liliana
Lopes,Elisa
Ferreira,Cristiana
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz,Joana Sara
Almeida,Marta
Pinto,Patrícia
Constante,Patrícia
Macedo,Ana
Amaral,Joana
Monteiro,Liliana
Lopes,Elisa
Ferreira,Cristiana
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia emergente
Leitura
Educação pré-escolar
topic Literacia emergente
Leitura
Educação pré-escolar
description Aprender a ler e a escrever constituem desafios não só para as crianças, mas também para os agentes educativos que acompanham este processo. Identificar e promover as condições que facilitam um percurso de sucesso são preocupações centrais da comunidade escolar e científica. Este estudo procurou analisar em que medida as competências de literacia emergente, avaliadas na educação pré-escolar, predizem o desempenho em leitura e escrita no final do 1.º CEB. Participaram no estudo 117 alunos do concelho de Matosinhos que frequentavam o 4.º ano de escolaridade e que tinham sido previamente avaliados na educação pré-escolar. Foram realizadas análises de regressão múltipla que evidenciam que as competências de literacia emergente avaliadas explicam cerca de 20% da variância dos resultados no domínio da leitura e da escrita no final do 1.ºCEB. Estes resultados impelem a uma reflexão sobre a relevância da identificação precoce de crianças em risco de insucesso e de uma intervenção atempada nos primeiros anos de escolaridade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312014000300001
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312014000300001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312014000300001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA-Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA-Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica v.32 n.3 2014
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137261636288512