Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312014000300001 |
Resumo: | Aprender a ler e a escrever constituem desafios não só para as crianças, mas também para os agentes educativos que acompanham este processo. Identificar e promover as condições que facilitam um percurso de sucesso são preocupações centrais da comunidade escolar e científica. Este estudo procurou analisar em que medida as competências de literacia emergente, avaliadas na educação pré-escolar, predizem o desempenho em leitura e escrita no final do 1.º CEB. Participaram no estudo 117 alunos do concelho de Matosinhos que frequentavam o 4.º ano de escolaridade e que tinham sido previamente avaliados na educação pré-escolar. Foram realizadas análises de regressão múltipla que evidenciam que as competências de literacia emergente avaliadas explicam cerca de 20% da variância dos resultados no domínio da leitura e da escrita no final do 1.ºCEB. Estes resultados impelem a uma reflexão sobre a relevância da identificação precoce de crianças em risco de insucesso e de uma intervenção atempada nos primeiros anos de escolaridade. |
id |
RCAP_28f1336f438c9904dcbcc19ff2a52e31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0870-82312014000300001 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEBLiteracia emergenteLeituraEducação pré-escolarAprender a ler e a escrever constituem desafios não só para as crianças, mas também para os agentes educativos que acompanham este processo. Identificar e promover as condições que facilitam um percurso de sucesso são preocupações centrais da comunidade escolar e científica. Este estudo procurou analisar em que medida as competências de literacia emergente, avaliadas na educação pré-escolar, predizem o desempenho em leitura e escrita no final do 1.º CEB. Participaram no estudo 117 alunos do concelho de Matosinhos que frequentavam o 4.º ano de escolaridade e que tinham sido previamente avaliados na educação pré-escolar. Foram realizadas análises de regressão múltipla que evidenciam que as competências de literacia emergente avaliadas explicam cerca de 20% da variância dos resultados no domínio da leitura e da escrita no final do 1.ºCEB. Estes resultados impelem a uma reflexão sobre a relevância da identificação precoce de crianças em risco de insucesso e de uma intervenção atempada nos primeiros anos de escolaridade.ISPA-Instituto Universitário2014-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312014000300001Análise Psicológica v.32 n.3 2014reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312014000300001Cruz,Joana SaraAlmeida,MartaPinto,PatríciaConstante,PatríciaMacedo,AnaAmaral,JoanaMonteiro,LilianaLopes,ElisaFerreira,Cristianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:00:40Zoai:scielo:S0870-82312014000300001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:16:27.366642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB |
title |
Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB |
spellingShingle |
Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB Cruz,Joana Sara Literacia emergente Leitura Educação pré-escolar |
title_short |
Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB |
title_full |
Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB |
title_fullStr |
Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB |
title_full_unstemmed |
Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB |
title_sort |
Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB |
author |
Cruz,Joana Sara |
author_facet |
Cruz,Joana Sara Almeida,Marta Pinto,Patrícia Constante,Patrícia Macedo,Ana Amaral,Joana Monteiro,Liliana Lopes,Elisa Ferreira,Cristiana |
author_role |
author |
author2 |
Almeida,Marta Pinto,Patrícia Constante,Patrícia Macedo,Ana Amaral,Joana Monteiro,Liliana Lopes,Elisa Ferreira,Cristiana |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz,Joana Sara Almeida,Marta Pinto,Patrícia Constante,Patrícia Macedo,Ana Amaral,Joana Monteiro,Liliana Lopes,Elisa Ferreira,Cristiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia emergente Leitura Educação pré-escolar |
topic |
Literacia emergente Leitura Educação pré-escolar |
description |
Aprender a ler e a escrever constituem desafios não só para as crianças, mas também para os agentes educativos que acompanham este processo. Identificar e promover as condições que facilitam um percurso de sucesso são preocupações centrais da comunidade escolar e científica. Este estudo procurou analisar em que medida as competências de literacia emergente, avaliadas na educação pré-escolar, predizem o desempenho em leitura e escrita no final do 1.º CEB. Participaram no estudo 117 alunos do concelho de Matosinhos que frequentavam o 4.º ano de escolaridade e que tinham sido previamente avaliados na educação pré-escolar. Foram realizadas análises de regressão múltipla que evidenciam que as competências de literacia emergente avaliadas explicam cerca de 20% da variância dos resultados no domínio da leitura e da escrita no final do 1.ºCEB. Estes resultados impelem a uma reflexão sobre a relevância da identificação precoce de crianças em risco de insucesso e de uma intervenção atempada nos primeiros anos de escolaridade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312014000300001 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312014000300001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312014000300001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA-Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA-Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica v.32 n.3 2014 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137261636288512 |