Controlo das emoções em contexto educativo: adaptação de um programa de intervenção dirigido à emoção de cólera

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Alzira Antunes Faustino
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2715
Resumo: Ao longo dos tempos a importância atribuída às emoções tem aumentado nas sociedades, com várias ciências a debruçar-se sobre o tema. Nem sempre, no quotidiano, a separação entre os termos emoções e sentimentos é efectuada, uma vez que os indivíduos se referem frequentemente a sentimentos como emoções. Por outro lado, a definição de emoções não é, ainda, muito clara, variando de acordo com a ciência que a estuda. Para o trabalho efectuado foi utilizada a visão das emoções do modelo cognitivo-comportamentalista, onde as aptidões dos jovens são enfatizadas sob a forma de um programa didáctico. A importância da aplicação de programas de intervenção na gestão de emoções, essencialmente da cólera, nas escolas é enorme, uma vez que os fenómenos de bullying têm aumentado por todo o país. Com este programa possibilita-se aos jovens que estes apreendam mecanismos de comportamento alternativos à cólera, mesmo em situações sociais de confronto ou conflito. O programa de intervenção foi estruturado em 10 sessões, nas quais se aplicaram diversos instrumentos de avaliação das emoções dos jovens. Verificou-se uma grande disponibilidade dos jovens para aprender os conceitos e alternativas comportamentais apresentadas, levando à melhoria no comportamento dos jovens e aumento da compreensão do fenómeno de bullying. Os objectivos a que nos propusemos no início do trabalho foram cumpridos e a importância desta terapia para a redução dos fenómenos de bullying nas escolas portuguesas é clara.
id RCAP_4817bf7531d43c0dc68ce7a2f2fe6418
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2715
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Controlo das emoções em contexto educativo: adaptação de um programa de intervenção dirigido à emoção de cóleraEmoção de cóleraBullyingAo longo dos tempos a importância atribuída às emoções tem aumentado nas sociedades, com várias ciências a debruçar-se sobre o tema. Nem sempre, no quotidiano, a separação entre os termos emoções e sentimentos é efectuada, uma vez que os indivíduos se referem frequentemente a sentimentos como emoções. Por outro lado, a definição de emoções não é, ainda, muito clara, variando de acordo com a ciência que a estuda. Para o trabalho efectuado foi utilizada a visão das emoções do modelo cognitivo-comportamentalista, onde as aptidões dos jovens são enfatizadas sob a forma de um programa didáctico. A importância da aplicação de programas de intervenção na gestão de emoções, essencialmente da cólera, nas escolas é enorme, uma vez que os fenómenos de bullying têm aumentado por todo o país. Com este programa possibilita-se aos jovens que estes apreendam mecanismos de comportamento alternativos à cólera, mesmo em situações sociais de confronto ou conflito. O programa de intervenção foi estruturado em 10 sessões, nas quais se aplicaram diversos instrumentos de avaliação das emoções dos jovens. Verificou-se uma grande disponibilidade dos jovens para aprender os conceitos e alternativas comportamentais apresentadas, levando à melhoria no comportamento dos jovens e aumento da compreensão do fenómeno de bullying. Os objectivos a que nos propusemos no início do trabalho foram cumpridos e a importância desta terapia para a redução dos fenómenos de bullying nas escolas portuguesas é clara.Over time the importance that has been given to emotions has been increased in societies, with many sciences studying this subject. Not always, in our everyday there is a separation made between the meanings emotions and feelings. On the other hand, the definition of emotions is, still, not very clear, and it varies according to the science which is studying it. For the realized work it was used the vision of the emotions of the model cognitivebehaviourist, where the teenagers skills are emphasized under the form of a didactic program. The importance of applications of programmes in interventions of managing emotions, mainly of anger, in schools is huge, since the bullying phenomenon has increased over all the country. With this program we can allow teenagers to learn mechanisms of alternative behaviour to anger, even in social situation of confrontation and conflict. The intervention program was structured in ten sessions, in which were used different evaluation instruments of the teenagers’ emotions. There was checked a great availability of the teenagers to learn the presented concepts and behavioural alternatives, that lead to an improvement of the teenagers’ behaviour and increase the understanding of the bullying phenomenon. The goals that we have proposed at the beginning of the work were fulfilled and the importance of this therapy to reduce the bullying phenomenon in Portuguese school is clear.Loureiro, Manuel Joaquim da SilvauBibliorumReis, Alzira Antunes Faustino2014-11-27T16:48:49Z201120112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2715porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:51Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:21.040758Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Controlo das emoções em contexto educativo: adaptação de um programa de intervenção dirigido à emoção de cólera
title Controlo das emoções em contexto educativo: adaptação de um programa de intervenção dirigido à emoção de cólera
spellingShingle Controlo das emoções em contexto educativo: adaptação de um programa de intervenção dirigido à emoção de cólera
Reis, Alzira Antunes Faustino
Emoção de cólera
Bullying
title_short Controlo das emoções em contexto educativo: adaptação de um programa de intervenção dirigido à emoção de cólera
title_full Controlo das emoções em contexto educativo: adaptação de um programa de intervenção dirigido à emoção de cólera
title_fullStr Controlo das emoções em contexto educativo: adaptação de um programa de intervenção dirigido à emoção de cólera
title_full_unstemmed Controlo das emoções em contexto educativo: adaptação de um programa de intervenção dirigido à emoção de cólera
title_sort Controlo das emoções em contexto educativo: adaptação de um programa de intervenção dirigido à emoção de cólera
author Reis, Alzira Antunes Faustino
author_facet Reis, Alzira Antunes Faustino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Loureiro, Manuel Joaquim da Silva
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Alzira Antunes Faustino
dc.subject.por.fl_str_mv Emoção de cólera
Bullying
topic Emoção de cólera
Bullying
description Ao longo dos tempos a importância atribuída às emoções tem aumentado nas sociedades, com várias ciências a debruçar-se sobre o tema. Nem sempre, no quotidiano, a separação entre os termos emoções e sentimentos é efectuada, uma vez que os indivíduos se referem frequentemente a sentimentos como emoções. Por outro lado, a definição de emoções não é, ainda, muito clara, variando de acordo com a ciência que a estuda. Para o trabalho efectuado foi utilizada a visão das emoções do modelo cognitivo-comportamentalista, onde as aptidões dos jovens são enfatizadas sob a forma de um programa didáctico. A importância da aplicação de programas de intervenção na gestão de emoções, essencialmente da cólera, nas escolas é enorme, uma vez que os fenómenos de bullying têm aumentado por todo o país. Com este programa possibilita-se aos jovens que estes apreendam mecanismos de comportamento alternativos à cólera, mesmo em situações sociais de confronto ou conflito. O programa de intervenção foi estruturado em 10 sessões, nas quais se aplicaram diversos instrumentos de avaliação das emoções dos jovens. Verificou-se uma grande disponibilidade dos jovens para aprender os conceitos e alternativas comportamentais apresentadas, levando à melhoria no comportamento dos jovens e aumento da compreensão do fenómeno de bullying. Os objectivos a que nos propusemos no início do trabalho foram cumpridos e a importância desta terapia para a redução dos fenómenos de bullying nas escolas portuguesas é clara.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2011-01-01T00:00:00Z
2014-11-27T16:48:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2715
url http://hdl.handle.net/10400.6/2715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136340810399744