Perspectivas da educação em direitos Humanos na realidade latino-americana e brasileira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Celma
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1103
Resumo: A educação em direitos humanos tem como principal finalidade possibilitar uma mudança de mentalidade e de postura social para a construção de uma cultura de respeito aos direitos humanos. Por isso, sua adoção como política pública é essencial à democracia e ao Estado de Direito. Apesar de ser uma prática recente na conjuntura latino -americana e na brasileira, seu âmbito de atuação tem possibilitado importantes experiências nos espaços formais e não formais, estando legitimada por um arcabouço legal que nos permite ter uma visão macro da sua relevância e do sentido que possui. No contexto latino americano a situação vai avançando a partir dos esforços dos países em consolidar um direito previsto no sistema interamericano através do Protocolo de São Salvador. O Brasil igualmente deu passos importantes para o desenvolvimento dessa área, destacando -se o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Considerando essa realidade, o objetivo do presente artigo é, por um lado, refletir sobre os avanços e as perspectivas que se apresentam e, por outro, analisar as tensões geradas com a realização da educação em direitos humanos no contexto da região.
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