Melhoria da Usabilidade do Registo de Saúde Eletrónico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/8919 |
Resumo: | Introdução A Saúde está em constante evolução e o papel da "Saúde Digital" ainda mais. O acesso aos dados do Registo de Saúde Eletrónico, via portais eletrónicos para o cidadão, deve assegurar a melhor usabilidade a fim de melhor servir os utentes a que se destinam. A literatura demonstra que as dificuldades no uso de portais advêm de vários fatores como as características dos utentes e a sua literacia de saúde e digital, mas também da usabilidade dos mesmos. Em Portugal, a Área do Cidadão é a face digital dos serviços do SNS ao utente, sendo o portal de utentes a interface que permite o acesso destes ao Registo de Saúde Eletrónico. Este trabalho propôs-se 1) avaliar e propor atributos e melhorias que visem aumentar o nível de usabilidade da Área do Cidadão, aumentando a adesão e utilização dos utentes da Área do Cidadão e 2) demonstrar a viabilidade de "design participante” aplicado à melhoria da usabilidade da Área do Cidadão. Método A metodologia usada foi baseada em quatro fases. A primeira foi a avaliação inicial da usabilidade do portal utilizando boas práticas. A segunda, a elaboração e realização de questionário com amostra de 600 utentes com posterior análise e tratamento das respostas paramétricas e não paramétricas. A terceira fase, uma segunda avaliação suportada por papers e estudos. Por último foi realizado um workshop de melhoria dos menus da Área do Cidadão. Resultados Na análise inicial da usabilidade detetaram-se problemas de clareza, eficiência e eficácia das funcionalidades e páginas contidas na Área do Cidadão. Foi elaborado um relatório e apresentado à SPMS com sugestões de melhoria e três soluções transversais de melhoria da usabilidade. Após terem sido implementadas algumas das alterações sugeridas, foi enviado questionário a 600 utentes com literacia digital, basilar para acesso à Área do Cidadão e resposta a um pop-up. O questionário teve uma adesão de 31,17%, com respostas concordantes com uma boa usabilidade do portal. Posteriormente, do workshop realizado, resultou o desenho de um modelo preliminar para evolução do menu inicial do portal. Discussão As alterações iniciais, nomeadamente a substituição de siglas por terminologia simples e a substituição de ícones por outros mais indicativos da função dos separadores, aparentam ter melhorado a usabilidade do portal, de acordo com a apreciação positiva dos utentes ao questionário posterior. A segunda análise da usabilidade e o questionário realçaram a necessidade da participação dos utentes no processo de evolução e melhoria da Área do Cidadão através de sugestões e feedback em funcionalidades próprias. O workshop de redesign dos menus responde às preocupações e permite a discussão de clareza e falta de intuição destes, demonstrada em algumas perguntas do questionário. Conclusão Foi possível identificar problemas e realizar ações que resultaram no aperfeiçoamento da usabilidade no portal da Área do Cidadão: i) Detetou-se melhoria significativa da usabilidade do portal quando comparada com a versão pré-abril 2018. ii) O questionário permitiu detetar a existência de agrupamentos de problemas. iii) As respostas ao questionário online e a participação no workshop viabilizam o "design participante". iv) A participação dos utentes utilizadores na evolução do portal promove a vinculação e o compromisso dos mesmos na sua utilização. v) A utilização pela SPMS de metodologias como a do “design participante”, entre outras, acomoda e assegura a evolução do Registo de Saúde Eletrónico - Área do Cidadão. |
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Melhoria da Usabilidade do Registo de Saúde EletrónicoÁrea do CidadãoÁrea do CidadãoCidadãoInformaçãoPortaisUsabilidadeDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::MedicinaIntrodução A Saúde está em constante evolução e o papel da "Saúde Digital" ainda mais. O acesso aos dados do Registo de Saúde Eletrónico, via portais eletrónicos para o cidadão, deve assegurar a melhor usabilidade a fim de melhor servir os utentes a que se destinam. A literatura demonstra que as dificuldades no uso de portais advêm de vários fatores como as características dos utentes e a sua literacia de saúde e digital, mas também da usabilidade dos mesmos. Em Portugal, a Área do Cidadão é a face digital dos serviços do SNS ao utente, sendo o portal de utentes a interface que permite o acesso destes ao Registo de Saúde Eletrónico. Este trabalho propôs-se 1) avaliar e propor atributos e melhorias que visem aumentar o nível de usabilidade da Área do Cidadão, aumentando a adesão e utilização dos utentes da Área do Cidadão e 2) demonstrar a viabilidade de "design participante” aplicado à melhoria da usabilidade da Área do Cidadão. Método A metodologia usada foi baseada em quatro fases. A primeira foi a avaliação inicial da usabilidade do portal utilizando boas práticas. A segunda, a elaboração e realização de questionário com amostra de 600 utentes com posterior análise e tratamento das respostas paramétricas e não paramétricas. A terceira fase, uma segunda avaliação suportada por papers e estudos. Por último foi realizado um workshop de melhoria dos menus da Área do Cidadão. Resultados Na análise inicial da usabilidade detetaram-se problemas de clareza, eficiência e eficácia das funcionalidades e páginas contidas na Área do Cidadão. Foi elaborado um relatório e apresentado à SPMS com sugestões de melhoria e três soluções transversais de melhoria da usabilidade. Após terem sido implementadas algumas das alterações sugeridas, foi enviado questionário a 600 utentes com literacia digital, basilar para acesso à Área do Cidadão e resposta a um pop-up. O questionário teve uma adesão de 31,17%, com respostas concordantes com uma boa usabilidade do portal. Posteriormente, do workshop realizado, resultou o desenho de um modelo preliminar para evolução do menu inicial do portal. Discussão As alterações iniciais, nomeadamente a substituição de siglas por terminologia simples e a substituição de ícones por outros mais indicativos da função dos separadores, aparentam ter melhorado a usabilidade do portal, de acordo com a apreciação positiva dos utentes ao questionário posterior. A segunda análise da usabilidade e o questionário realçaram a necessidade da participação dos utentes no processo de evolução e melhoria da Área do Cidadão através de sugestões e feedback em funcionalidades próprias. O workshop de redesign dos menus responde às preocupações e permite a discussão de clareza e falta de intuição destes, demonstrada em algumas perguntas do questionário. Conclusão Foi possível identificar problemas e realizar ações que resultaram no aperfeiçoamento da usabilidade no portal da Área do Cidadão: i) Detetou-se melhoria significativa da usabilidade do portal quando comparada com a versão pré-abril 2018. ii) O questionário permitiu detetar a existência de agrupamentos de problemas. iii) As respostas ao questionário online e a participação no workshop viabilizam o "design participante". iv) A participação dos utentes utilizadores na evolução do portal promove a vinculação e o compromisso dos mesmos na sua utilização. v) A utilização pela SPMS de metodologias como a do “design participante”, entre outras, acomoda e assegura a evolução do Registo de Saúde Eletrónico - Área do Cidadão.Introduction Health is constantly evolving and the role of "Digital Health" even more. The access to the data of the Electronic Health Register, via electronic portals by the citizen, need to have assured the best usability in order to better serve the users for which they are intended. Literature shows that the difficulties in the use of portals come from several factors such as the characteristics of users and their health and digital literacy, but also the portals’ usability. In Portugal, the Citizen's Area is the digital face of the National Health Services to the user, and the user portal is the interface that allows them to access the Electronic Health Register. This study aimed to 1) evaluate and propose attributes and improvements aimed at increasing the level of usability of the Citizen's Area, increasing the adhesion and use of the Citizen's Area and 2) demonstrating the feasibility of "participant design" applied to the improvement of the usability of the Citizen's Area. Method The methodology used was based on four phases, the first one being an initial evaluation of the usability of the portal using good practices in usability. The second, the elaboration and execution of a questionnaire with a sample of 600 users with subsequent analysis and treatment of parametric and non-parametric responses. The third phase, a second evaluation supported by papers and studies. Finally, a workshop was held to improve the menus of the Citizen's Area. Results From the initial analysis of usability, we detected problems of clarity, efficiency and effectiveness of the functionalities and pages contained in the Citizen's Area. A report was presented to SPMS with suggestions for improvement and three transversal solutions for usability improvement. After some of the suggested changes were implemented, a questionnaire was sent to 600 users with digital literacy, basilar for access to the Citizen's Area and response to a pop-up. The questionnaire had a 31.17% adherence rate, with responses consistent with a good usability of the portal. Subsequently, the workshop resulted in the design of a preliminary model for the evolution of the portal's initial menu. Discussion Initial changes, such as replacing acronyms with simple terminology and replacing icons with others that are more indicative of the function of the separators, appear to have improved the usability of the portal, according to the positive assessment of the users of the subsequent questionnaire. The second usability analysis and the questionnaire highlighted the need for the participation of users in the process of evolution and improvement of the Citizen's Area through suggestions and feedback on their own functionalities. The redesign workshop of menus responds to concerns and allows discussion of clarity and lack of intuition of these, demonstrated in some questions of the questionnaire. Conclusion It was possible to identify problems and perform actions that resulted in the improvement of usability in the Citizen's Area portal, Significant improvement in portal usability was detected compared to its iteration prior to April 2018 and the applied questionnaire made it possible to detect groupings of problems. The answers to the online questionnaire and the participation in the workshop demonstrate the viability of "participant design" applied to patient portals, seeing as it also promotes their linkage and commitment in its use. The use by SPMS of methodologies such as "participant design", among others, accommodates and ensures the evolution of the Electronic Health Register - Citizen's Area.Martins, Henrique Manuel GilMaia, CristianauBibliorumCaetano, Valentin Voinov Guerreiro2020-01-29T16:34:34Z2019-06-192019-05-312019-06-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/8919TID:202374300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:49:20Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/8919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:11.380740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Introdução A Saúde está em constante evolução e o papel da "Saúde Digital" ainda mais. O acesso aos dados do Registo de Saúde Eletrónico, via portais eletrónicos para o cidadão, deve assegurar a melhor usabilidade a fim de melhor servir os utentes a que se destinam. A literatura demonstra que as dificuldades no uso de portais advêm de vários fatores como as características dos utentes e a sua literacia de saúde e digital, mas também da usabilidade dos mesmos. Em Portugal, a Área do Cidadão é a face digital dos serviços do SNS ao utente, sendo o portal de utentes a interface que permite o acesso destes ao Registo de Saúde Eletrónico. Este trabalho propôs-se 1) avaliar e propor atributos e melhorias que visem aumentar o nível de usabilidade da Área do Cidadão, aumentando a adesão e utilização dos utentes da Área do Cidadão e 2) demonstrar a viabilidade de "design participante” aplicado à melhoria da usabilidade da Área do Cidadão. Método A metodologia usada foi baseada em quatro fases. A primeira foi a avaliação inicial da usabilidade do portal utilizando boas práticas. A segunda, a elaboração e realização de questionário com amostra de 600 utentes com posterior análise e tratamento das respostas paramétricas e não paramétricas. A terceira fase, uma segunda avaliação suportada por papers e estudos. Por último foi realizado um workshop de melhoria dos menus da Área do Cidadão. Resultados Na análise inicial da usabilidade detetaram-se problemas de clareza, eficiência e eficácia das funcionalidades e páginas contidas na Área do Cidadão. Foi elaborado um relatório e apresentado à SPMS com sugestões de melhoria e três soluções transversais de melhoria da usabilidade. Após terem sido implementadas algumas das alterações sugeridas, foi enviado questionário a 600 utentes com literacia digital, basilar para acesso à Área do Cidadão e resposta a um pop-up. O questionário teve uma adesão de 31,17%, com respostas concordantes com uma boa usabilidade do portal. Posteriormente, do workshop realizado, resultou o desenho de um modelo preliminar para evolução do menu inicial do portal. Discussão As alterações iniciais, nomeadamente a substituição de siglas por terminologia simples e a substituição de ícones por outros mais indicativos da função dos separadores, aparentam ter melhorado a usabilidade do portal, de acordo com a apreciação positiva dos utentes ao questionário posterior. A segunda análise da usabilidade e o questionário realçaram a necessidade da participação dos utentes no processo de evolução e melhoria da Área do Cidadão através de sugestões e feedback em funcionalidades próprias. O workshop de redesign dos menus responde às preocupações e permite a discussão de clareza e falta de intuição destes, demonstrada em algumas perguntas do questionário. Conclusão Foi possível identificar problemas e realizar ações que resultaram no aperfeiçoamento da usabilidade no portal da Área do Cidadão: i) Detetou-se melhoria significativa da usabilidade do portal quando comparada com a versão pré-abril 2018. ii) O questionário permitiu detetar a existência de agrupamentos de problemas. iii) As respostas ao questionário online e a participação no workshop viabilizam o "design participante". iv) A participação dos utentes utilizadores na evolução do portal promove a vinculação e o compromisso dos mesmos na sua utilização. v) A utilização pela SPMS de metodologias como a do “design participante”, entre outras, acomoda e assegura a evolução do Registo de Saúde Eletrónico - Área do Cidadão. |
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