Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Eça de Queirós
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/8267 |
Resumo: | Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
id |
RCAP_482582615b4d17647aaa26703d6d1e25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/8267 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Eça de QueirósAvaliaçãoCondução do ensinoDificuldadesDiferenciaçãoEstratégiasIntervençãoPlaneamentoReflexãoTrabalho colaborativoMestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioEste relatório contempla uma análise detalhada do processo de estágio desenvolvido na Escola Secundária Eça de Queirós, no ano letivo 2013/2014, integrado no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana. O estágio contou com trabalho desenvolvido em quatro áreas de intervenção, sendo elas: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (área 1), Investigação e Inovação Pedagógica (área 2), Participação na Escola (área 3) e Relações com a comunidade (área 4). Devido ao facto do estágio ser vivenciado como um todo e não como a soma das áreas, este relatório está dividido em três grandes capítulos: Contextualização, Ser Professora de Uma Turma e Ser Professora Numa Escola. Ao longo do mesmo procura-se refletir sobre o ano decorrido, as suas maiores dificuldades e as soluções encontradas, baseadas no conhecimento empírico ganho aliado ao conhecimento científico já existente. O contexto escolar manifestou-se complexo, com múltiplas funções e responsabilidades a si inerentes. Ser professor vai além das experiências da sala de aula, sendo este responsável pela educação integral dos jovens. De forma a inovar na escola e superar dificuldades, é crucial potenciar o trabalho colaborativo dos professores, potenciar a escola como local de cultura e lazer, sem nunca dispensar a procura da formação contínua e do estudo autónomo. Só assim se caminhará para uma escola de excelência.Tavares, Gonçalo Manuel AlbuquerqueRepositório da Universidade de LisboaBouw, Maria Inês da Costa Ferreira2015-03-20T11:46:17Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/8267porBouw, Maria Inês (2014) - Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Eça de Queirós. Relatório de Estágio. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/8267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:19.716918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Eça de Queirós |
title |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Eça de Queirós |
spellingShingle |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Eça de Queirós Bouw, Maria Inês da Costa Ferreira Avaliação Condução do ensino Dificuldades Diferenciação Estratégias Intervenção Planeamento Reflexão Trabalho colaborativo |
title_short |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Eça de Queirós |
title_full |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Eça de Queirós |
title_fullStr |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Eça de Queirós |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Eça de Queirós |
title_sort |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Eça de Queirós |
author |
Bouw, Maria Inês da Costa Ferreira |
author_facet |
Bouw, Maria Inês da Costa Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tavares, Gonçalo Manuel Albuquerque Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bouw, Maria Inês da Costa Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Condução do ensino Dificuldades Diferenciação Estratégias Intervenção Planeamento Reflexão Trabalho colaborativo |
topic |
Avaliação Condução do ensino Dificuldades Diferenciação Estratégias Intervenção Planeamento Reflexão Trabalho colaborativo |
description |
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-03-20T11:46:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/8267 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/8267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Bouw, Maria Inês (2014) - Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Eça de Queirós. Relatório de Estágio. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131030818390016 |