No princípio era o “Livro”. Uma abordagem curricular dos manuais escolares de Geografia do 8º Ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilão, João Pedro Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/108448
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
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spelling No princípio era o “Livro”. Uma abordagem curricular dos manuais escolares de Geografia do 8º AnoIn the beginning it was the “Book”. A curricular approach to 8th grade Geography textbooks.Manuais EscolaresAprendizagens EssenciaisMetas CurricularesOrientações CurricularesTaxonomia de BloomTextbooksEssential LearningsCurricular GoalsCurriculum GuidelinesBloom's TaxonomyRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasGeography should be considering an essential part of our formation as a human being. The early training of teachers has the goal to train teachers and give them the capacity to be the very best. This paper is essentially a final report of a pedagogical internship, its importance should not be overlooked and, therefore, the first chapter will address the pedagogical practice developed by me over a year of internship, this held in 2014. All the moments of the internship were addressed, from the characterization of the school, classes, students, and, finally, the teaching and other activities.The next topic addressed is the geography curriculum. Evolution and contemporary programmatic analysis, in which it is made known the development of the geography curriculum in Portugal, since the International Charter of Geography that serves as a basis for the development of both the Curriculum Guidelines that, in turn, gave rise to the Curricular Goals and finally the Essential Learning. As this study is comparative on Year 8 Geography textbooks, it is inevitable that a comparison was made between the curriculum and the textbook that was released this year, already with the Essential Learning in place. The work could not have only a theoretical component also needs a practical component that demonstrates all the work done so far, so two studies cases were made. The first case study is the analysis of the action verbs in Geography textbooks of 8th grade of schooling, in which I observed the concepts present in the textbooks and finally using Bloom's taxonomy I verified the verbs present in the exercises, but to sustain all the work it was essential to hear the opinion of twelve teachers in relation to the textbook, so the second study case was interviews with twelve teachers in which I tried to catch their opinion about the textbook and its final use.A Geografia deve ser considerada como disciplina essencial para a formação de cada ser humano. A formação inicial de professores tem o carácter de formar professores e dotar de capacidades pedagógicas.Este trabalho trata essencialmente de um relatório final de um estágio pedagógico, a sua importância não deve ser descurada e, por isso, o primeiro capítulo irá abordar a prática pedagógica desenvolvida por mim ao longo de um ano de estágio, este realizado em 2014. Onde foram abordados todos os momentos do estágio, desde a caracterização da escola, das turmas, dos alunos, e, por fim as atividades letivas e extralectivas.O tema seguinte abordado é o currículo de geografia. Evolução e análise programática contemporânea, em que é dado a conhecer o desenvolvimento do currículo de geografia em Portugal, desde a Carta Internacional de Geografia que serve como base para o desenvolvimento tanto das Orientações Curriculares que, por sua vez, deram lugar às Metas Curriculares e por fim às Aprendizagens Essenciais.Como este estudo é comparativo sobre os manuais escolares de Geografia de 8º ano, é inevitável que tenha sido feita a comparação entre o currículo e o manual que foi lançado este ano, já com as Aprendizagens Essenciais em vigor.O trabalho não poderia ter apenas uma componente teórica também necessita de uma componente prática que demonstre todo o trabalho feito até então, assim foram feitos dois estudos de caso. O primeiro estudo de caso é a análise dos verbos de ação em manuais escolares de Geografia do 8º ano de escolaridade, em que observei, os conceitos presentes no manuais escolares e por fim com recurso à taxonomia de Bloom verifiquei os verbos presentes nos exercícios, mas para sustentar todo o trabalho foi essencial ouvir a opinião de doze professores em relação ao manual, assim o segundo estudo de caso foram entrevistas a doze professores em que procurei ouvir a opinião dos mesmos acerca do manual e sua utilização.2023-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/108448http://hdl.handle.net/10316/108448TID:203344677porVilão, João Pedro Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-29T22:05:00Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/108448Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:24:44.766074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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