Construção, leitura e interpretração de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Paula Cardeal
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/14944
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática)
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spelling Construção, leitura e interpretração de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano escolaridade51:372.851372.851:51Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática)Este estudo teve como principal objectivo descrever, compreender e comparar a realização de alunos do 9.º ano de escolaridade na resolução de tarefas sobre a construção, leitura e interpretação de gráficos estatísticos. Nesse sentido, estabeleceram-se as seguintes questões de investigação: (1) Na representação de dados estatísticos, que tipo de gráficos constroem os alunos? Qual a sua adequação às situações propostas? Que erros e dificuldades revelam?; (2) Na leitura e interpretação dos gráficos estatísticos, que nível de conclusões extraem os alunos desses gráficos? Que erros e dificuldades revelam?; (3) Verifica-se alguma influência entre o nível de desempenho a Matemática e a construção, leitura e interpretação de gráficos estatísticos? Para dar resposta a estas questões, adoptou-se uma metodologia fundamentalmente quantitativa, com carácter descritivo e comparativo. Participaram no estudo 108 alunos do 9.º ano de escolaridade, de uma escola básica e secundária do distrito de Braga, a quem foi aplicado um teste. O teste, que constituiu o instrumento de recolha de dados, é constituído por três partes: a primeira parte destina-se à obtenção de dados pessoais; a segunda parte inclui três questões sobre concepções dos alunos de Estatística e gráficos seus conhecidos; e a terceira parte incluiu cinco tarefas, com várias questões, sobre a construção e a leitura e interpretação de gráficos estatísticos. As tarefas relacionadas com a leitura e interpretação de gráficos foram construídas com base nos níveis de compreensão de Curcio (1989). Em termos de resultados obtidos, verificou-se que os alunos apresentaram algumas dificuldades e erros na construção de gráficos estatísticos, designadamente no que se refere à escolha do gráfico adequado à situação apresentada nas tarefas e em ralação aos elementos considerados essenciais na sua construção. Relativamente à leitura e interpretação de gráficos estatísticos, tendo por referência os níveis de compreensão de Curcio (1989), constatou-se que a grande maioria dos alunos se situou no nível 1 e apenas cerca de um terço dos alunos se situaram nos níveis 2 e 3. Finalmente, verificou-se que ao melhor desempenho dos alunos em Matemática correspondeu uma melhor realização ao nível da construção, da leitura e interpretação de gráficos e da globalidade do teste, obtendo-se em todos os casos diferenças estatisticamente significativas. Observou-se ainda uma tendência moderada de aumento de desempenho na construção de gráficos com o desempenho na leitura e interpretação de gráficos.The main aim of this study was to describe, understand and compare the performance of 9TH grade students in solving tasks on the construction, reading and interpretation of statistical graphs. Therefore, the following research questions were set: (1) In the representation of statistical data, what type of graphics do students build? What is the adjustment to the proposed situations? What errors and problems do they show?; (2) In the reading and interpretation of statistical graphs, what level of conclusions do the students draw from these charts? What errors and problems do they show?; (3) Is there any influence between the level of mathematics performance and construction, reading and interpretation of statistical graphs? To answer to these questions, a main quantitative methodology with a comparative and descriptive imprint was adopted. This study involved 108 9TH grade students of a secondary school in the district of Braga. They were given a written test, the tool of data collection, which consists of three parts: the first part intends to get personal data, the second part includes three questions about the pupils’ conception of statistics and graphs they know; and the third part includes five tasks with several questions about the construction, reading and interpretation of statistical graphs. The tasks related to reading and interpreting graphs were based on the Curcio’s (1989) levels of understanding. As far as the results are concerned, it was found that students had some difficulties and made mistakes in the construction of statistical graphs, specially in the choice of appropriate graphic to the situation presented in the tasks and the main elements in its construction. Concerning the reading and interpretation of statistical graphs and bearing in mind Curcio’s (1989) levels of understanding, it was found that the vast majority of students were at level 1 and only about a third of the students were at level 2 and 3. Finally, it was found that a better student performance in mathematics corresponded to a better achievement at the level of graphs’ construction, reading and interpretation and of the whole test, obtaining in all cases significant differences statistically. We also noted a moderate tendency of increasing performance in the construction of graphs along with the performance in the reading and interpretation of graphs.Fernandes, José AntónioUniversidade do MinhoMorais, Paula Cardeal20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/14944porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14944Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:48.502811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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