Gestão de impressões online: O exemplo do LinkedIn

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maravalhas, Maria Inês Pinto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24843
Resumo: A evolução dos recursos humanos nos últimos anos foi pautada pelo aparecimento das redes sociais, nomeadamente do LinkedIn. Esta rede veio facilitar o contacto entre potenciais candidatos e organizações. No entanto, também trouxe a possibilidade de os candidatos gerirem de forma mais ponderada a imagem que retratam nas suas redes e assim influenciar o processo de recrutamento. A gestão de impressões é um tema profundamente estudado no âmbito de contextos presenciais de recrutamento e seleção, no entanto, o estudo deste ainda é escasso no novo mundo digital. Com este estudo pretendemos conhecer a influência das estratégias de gestão de impressões online na possibilidade de ser contactado para uma entrevista e na avaliação geral do individuo. Para tal desenvolvemos dois estudos. Dado a novidade do conceito começámos com um estudo exploratório para analisar as estratégias de gestão de impressões online que os potenciais candidatos utilizam na rede social LinkedIn. Para o segundo estudo, realizámos um questionário baseado num cenário de recrutamento para um programa de trainees, este pretendia avaliar dois perfis de LinkedIn. Questionámos potenciais candidatos e recrutadores para poder comparar opiniões e obter um conhecimento mais abrangente.
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