Gestão de impressões online: O exemplo do LinkedIn
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/24843 |
Resumo: | A evolução dos recursos humanos nos últimos anos foi pautada pelo aparecimento das redes sociais, nomeadamente do LinkedIn. Esta rede veio facilitar o contacto entre potenciais candidatos e organizações. No entanto, também trouxe a possibilidade de os candidatos gerirem de forma mais ponderada a imagem que retratam nas suas redes e assim influenciar o processo de recrutamento. A gestão de impressões é um tema profundamente estudado no âmbito de contextos presenciais de recrutamento e seleção, no entanto, o estudo deste ainda é escasso no novo mundo digital. Com este estudo pretendemos conhecer a influência das estratégias de gestão de impressões online na possibilidade de ser contactado para uma entrevista e na avaliação geral do individuo. Para tal desenvolvemos dois estudos. Dado a novidade do conceito começámos com um estudo exploratório para analisar as estratégias de gestão de impressões online que os potenciais candidatos utilizam na rede social LinkedIn. Para o segundo estudo, realizámos um questionário baseado num cenário de recrutamento para um programa de trainees, este pretendia avaliar dois perfis de LinkedIn. Questionámos potenciais candidatos e recrutadores para poder comparar opiniões e obter um conhecimento mais abrangente. |
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Gestão de impressões online: O exemplo do LinkedInRecursos humanos -- Human resourcesRecrutamento e seleçãoGestão de impressões onlineLinkedinRecruitment and selectionOnline impression managementA evolução dos recursos humanos nos últimos anos foi pautada pelo aparecimento das redes sociais, nomeadamente do LinkedIn. Esta rede veio facilitar o contacto entre potenciais candidatos e organizações. No entanto, também trouxe a possibilidade de os candidatos gerirem de forma mais ponderada a imagem que retratam nas suas redes e assim influenciar o processo de recrutamento. A gestão de impressões é um tema profundamente estudado no âmbito de contextos presenciais de recrutamento e seleção, no entanto, o estudo deste ainda é escasso no novo mundo digital. Com este estudo pretendemos conhecer a influência das estratégias de gestão de impressões online na possibilidade de ser contactado para uma entrevista e na avaliação geral do individuo. Para tal desenvolvemos dois estudos. Dado a novidade do conceito começámos com um estudo exploratório para analisar as estratégias de gestão de impressões online que os potenciais candidatos utilizam na rede social LinkedIn. Para o segundo estudo, realizámos um questionário baseado num cenário de recrutamento para um programa de trainees, este pretendia avaliar dois perfis de LinkedIn. Questionámos potenciais candidatos e recrutadores para poder comparar opiniões e obter um conhecimento mais abrangente.The evolution of human resources in recent years was marked by the emergence of social networks, namely LinkedIn. This network facilitated contact between potential candidates and organizations. However, it also brought the possibility for candidates to carefully manage the image they portray on their networks and influence the recruitment process. Impression management is a topic deeply studied in the context of on-site recruitment and selection contexts; however, this study is still scarce in the new digital world. With this study we intend to know the influence of online impression management strategies on the possibility of being contacted for an interview and on the individual's general assessment. To this end, we developed two studies. Given the novelty of the concept, we started with an exploratory study to analyze the online impression management strategies that potential candidates use on the social network LinkedIn. For the second study, we carried out a questionnaire based on a recruitment scenario for a trainee program, which aimed to evaluate two LinkedIn profiles. We questioned potential candidates and recruiters in order to compare opinions and gain a broader understanding of the subject.2023-12-20T00:00:00Z2021-12-20T00:00:00Z2021-12-202021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/24843TID:202931722porMaravalhas, Maria Inês Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-07-07T03:24:03Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24843Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-07-07T03:24:03Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A evolução dos recursos humanos nos últimos anos foi pautada pelo aparecimento das redes sociais, nomeadamente do LinkedIn. Esta rede veio facilitar o contacto entre potenciais candidatos e organizações. No entanto, também trouxe a possibilidade de os candidatos gerirem de forma mais ponderada a imagem que retratam nas suas redes e assim influenciar o processo de recrutamento. A gestão de impressões é um tema profundamente estudado no âmbito de contextos presenciais de recrutamento e seleção, no entanto, o estudo deste ainda é escasso no novo mundo digital. Com este estudo pretendemos conhecer a influência das estratégias de gestão de impressões online na possibilidade de ser contactado para uma entrevista e na avaliação geral do individuo. Para tal desenvolvemos dois estudos. Dado a novidade do conceito começámos com um estudo exploratório para analisar as estratégias de gestão de impressões online que os potenciais candidatos utilizam na rede social LinkedIn. Para o segundo estudo, realizámos um questionário baseado num cenário de recrutamento para um programa de trainees, este pretendia avaliar dois perfis de LinkedIn. Questionámos potenciais candidatos e recrutadores para poder comparar opiniões e obter um conhecimento mais abrangente. |
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