Comparação dos tempos de rally e efetividade das ações entre voleibol profissional e escolar sub-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Frederico
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira Júnior, João, Monteiro, A.M., Bittencourt, Rogério Silva, Andrade, Julia de Freitas, Bento, Wilian dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/25470
Resumo: Este estudo teve como objetivo comparar os tempos de rally e o padrão de complexos e de ações realizados no voleibol profissional e escolar sub-19. Foram avaliados um jogo de voleibol masculino e feminino da Superliga Brasileira (voleibol profissional) e um jogo de uma equipa dos Jogos dos Institutos Federais (voleibol escolar sub-19) por meio do software Adobe®Premiere®Pro e analisou-se os tempos de rallies e seus intervalos, a percentagem (%) da densidade, os tipos e números de complexos e das ações nos rallies, além do ponto obtido no rally. Nos jogos de voleibol escolar sub-19 e feminino exibiram maiores tempo de rally e % da densidade, reduzindo o tempo de recuperação. No jogo de voleibol escolar sub-19 realizou-se um maior número de complexos no rally que o profissional. Os complexos com 3 e 1 ações foram os mais executados e exibiram maior ocorrência de pontos. O escalão dos sub-19 mostrou uma maior ocorrência de pontos por meio de erros de fundamentos (bloqueio, defesa e ataque), já nos jogos profissionais ocorreram mais pontos de ataque. Erros de serviço na superliga masculina foram mais relevantes que nas demais categorias. Conclui-se que o voleibol escolar sub-19 difere do profissional nos tempos de rallies e padrões dos complexos e ações, devido à menor experiência no desporto.
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spelling Comparação dos tempos de rally e efetividade das ações entre voleibol profissional e escolar sub-19Comparison of rally times and action effectiveness between professional volleyball and school sub-19Tempo de jogoComplexo I e IIOcorrência de pontosEste estudo teve como objetivo comparar os tempos de rally e o padrão de complexos e de ações realizados no voleibol profissional e escolar sub-19. Foram avaliados um jogo de voleibol masculino e feminino da Superliga Brasileira (voleibol profissional) e um jogo de uma equipa dos Jogos dos Institutos Federais (voleibol escolar sub-19) por meio do software Adobe®Premiere®Pro e analisou-se os tempos de rallies e seus intervalos, a percentagem (%) da densidade, os tipos e números de complexos e das ações nos rallies, além do ponto obtido no rally. Nos jogos de voleibol escolar sub-19 e feminino exibiram maiores tempo de rally e % da densidade, reduzindo o tempo de recuperação. No jogo de voleibol escolar sub-19 realizou-se um maior número de complexos no rally que o profissional. Os complexos com 3 e 1 ações foram os mais executados e exibiram maior ocorrência de pontos. O escalão dos sub-19 mostrou uma maior ocorrência de pontos por meio de erros de fundamentos (bloqueio, defesa e ataque), já nos jogos profissionais ocorreram mais pontos de ataque. Erros de serviço na superliga masculina foram mais relevantes que nas demais categorias. Conclui-se que o voleibol escolar sub-19 difere do profissional nos tempos de rallies e padrões dos complexos e ações, devido à menor experiência no desporto.This study aimed to compare the rally times, the pattern of complexes and actions performed between professional volleyball players and players under 19. Four matches were evaluated, one male and another female from the Brazilian Superleague (professional volleyball) and another from the Games of the Federal Institutes (under-19 school volleyball) using the Adobe®Premiere®Pro software, where the rally times and their intervals, % of density, the types and numbers of complexes and the actions in the rallies were analyzed, in addition to the point obtained in the rally. Under-19 school players and female volleyball players showed longer rally times and % of density, reducing recovery time. Under-19 school players held a greater number of complexes in the rally than the professionals. Complexes with 3 and 1 actions were the most performed and showed the highest occurrence of points. Under- 19 school players revealed a higher occurrence of points through fundamental errors (blocking, defense, and attack), whereas there were more points of attack in professional games. Serve errors in the men’s super league were more relevant than in the other categories. In conclusion, under-19 school players differ from professional players in rally times, complexes, and action patterns, due to less proficiency in the sport.Os autores agradecem à FAPEMIG pelas bolsas de Iniciação Científica, ao Campus Rio Pomba do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) pela cedência das infraestruturas e de recursos para pesquisa, e a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação do IF Sudeste MG pela Bolsa ao Pesquisador.Biblioteca Digital do IPBFranco, FredericoFerreira Júnior, JoãoMonteiro, A.M.Bittencourt, Rogério SilvaAndrade, Julia de FreitasBento, Wilian dos Santos2022-05-17T11:30:38Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/25470porFranco, Frederico; Ferreira Junior, Joao; Monteiro, A.M.; Bittencourt, Rogério Silva; Andrade, Julia de Freitas; Bento, Wilian dos Santos (2021). Comparação dos tempos de rally e efetividade das ações entre voleibol profissional e escolar sub-19 = Comparison of rally times and action effectiveness between professional volleyball and school sub-19. Motricidade. ISSN 1646-107X.17:2, p. 119-1281646-107X2182-2972info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:56:59Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/25470Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:16:09.178218Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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