MOOC inclusivo inovador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Sousa e
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/13824
Resumo: O projeto descrito ao longo deste relatório é parte integrante no Mestrado em Engenharia Informática (MEI) no ramo de Sistemas Gráficos e Multimédia do Instituto Superior de Engenharia do Porto “ISEP”. É notório que a comunicação com pessoas com necessidades especiais, como por exemplo os cegos, continua a ser uma necessidade difícil de concretizar. Cada vez mais a sociedade se preocupa em quebrar essa barreira, de forma a que haja igualdade de oportunidades. A problemática da deficiência visual vem criando, ao longo dos tempos, enormes dificuldades no que tange ao acesso à informação, provocando a exclusão do meio virtual social e profissional dos elementos desta comunidade. Com o uso de novas tecnologias, aliadas a uma boa prática educativa, a utilização de aplicações informáticas é vista como um forte elemento de desenvolvimento humano capaz de proporcionar às pessoas com deficiência visual um total acesso ao mundo digital. Isto permitelhes então tirar o máximo proveito, de acordo com as suas necessidades e motivações. Em Portugal as TIC têm vindo a registar um crescimento significativo contribuindo para a melhoria e mudança do papel dos formadores e dos formandos. Será expectável que o MOOC seja um método inovador do ensino à distância que contribui para esse crescimento, sendo uma alternativa viável e diferente de todos os outos métodos de ensino. Assim sendo, o projeto tem como objetivo a criação de um modelo pedagógico para a criação de MOOC inclusivo, direcionado para as comunidades especiais. Este modelo pedagógico, terá em linha de conta a comunidade cega e surda, integrando para a comunidade surda um sistema de tradução automático e em tempo real, entre texto - gestos, e para a comunidade cega entre texto – voz, possibilitando a essas pessoas investir na sua formação. O projeto foi pensado pela Professora Paula Escudeiro e planeado juntamente com elementos do GILT. Este projeto é parte integrante do desenvolvimento em parceria com Patrícia Queirós.
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