Academia Gulbenkian do Conhecimento AAJONG: intervir em competências sociais e emocionais: que benefícios?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/21034 |
Resumo: | A promoção de competências socioemocionais tem vindo a ser foco de atenção e de interesse entre a comunidade científica, contando com cada vez mais programas que visam o desenvolvimento destas competências com crianças e jovens. Em Portugal, a Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da sua Estratégia 2018-2022, tem financiado e apoiado o desenvolvimento de programas que fomentem competências socioemocionais em crianças e jovens, através das Academias Gulbenkian do Conhecimento. As Academias de metodologia experimental procuram implementar e avaliar projetos que seguem metodologias e desenhos próprios que não foram testados anteriormente. O objetivo do presente trabalho consiste na avaliação de uma dessas academias, a Academia Gulbenkian do Conhecimento (AGC) “Ideias à Obra”, promovida pela Associação Amigos Juntos pela Orquestra Novas Guitarras (AAJONG). Para o efeito, foi conduzido um estudo quantitativo, no qual participaram um total de 160 crianças com idades compreendidas entre os sete e os dez anos, com um desenho quasi experimental, com Grupo de Intervenção (N = 139) e Grupo de Comparação (N = 21). Globalmente, os resultados indicam não terem existido benefícios estatisticamente significativos no Grupo de Intervenção, não indo ao encontro do esperado. Apesar dos resultados obtidos, destaca-se a importância que a avaliação de programas de intervenção tem e, sobretudo em projetos que seguem uma metodologia experimental, de forma aumentar o conhecimento sobre o mesmo, bem como a promoção de tomadas de decisão informadas. Os resultados são discutidos à luz da teoria, sendo também apresentadas limitações e sugestões futuras. |
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A promoção de competências socioemocionais tem vindo a ser foco de atenção e de interesse entre a comunidade científica, contando com cada vez mais programas que visam o desenvolvimento destas competências com crianças e jovens. Em Portugal, a Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da sua Estratégia 2018-2022, tem financiado e apoiado o desenvolvimento de programas que fomentem competências socioemocionais em crianças e jovens, através das Academias Gulbenkian do Conhecimento. As Academias de metodologia experimental procuram implementar e avaliar projetos que seguem metodologias e desenhos próprios que não foram testados anteriormente. O objetivo do presente trabalho consiste na avaliação de uma dessas academias, a Academia Gulbenkian do Conhecimento (AGC) “Ideias à Obra”, promovida pela Associação Amigos Juntos pela Orquestra Novas Guitarras (AAJONG). Para o efeito, foi conduzido um estudo quantitativo, no qual participaram um total de 160 crianças com idades compreendidas entre os sete e os dez anos, com um desenho quasi experimental, com Grupo de Intervenção (N = 139) e Grupo de Comparação (N = 21). Globalmente, os resultados indicam não terem existido benefícios estatisticamente significativos no Grupo de Intervenção, não indo ao encontro do esperado. Apesar dos resultados obtidos, destaca-se a importância que a avaliação de programas de intervenção tem e, sobretudo em projetos que seguem uma metodologia experimental, de forma aumentar o conhecimento sobre o mesmo, bem como a promoção de tomadas de decisão informadas. Os resultados são discutidos à luz da teoria, sendo também apresentadas limitações e sugestões futuras. |
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