Academia pessoas/PESSOAS: O impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Patrícia de Almeida
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21456
Resumo: As Academias do Conhecimento Gulbenkian da Fundação Calouste de Gulbenkian visam preparar crianças e jovens (0-25 anos) para a mudança, ajudá-los a desenvolver competências que lhes permitam lidar com problemas complexos e ampliar as suas oportunidades de realização. Enquanto Academia experimental, a Academia pessoas/PESSOAS decorreu durante o ano letivo 2018-2019, com dezoito jovens dos 16 aos 18 anos de idade. Considerando o grupoalvo a quem se destinou este projeto, o presente trabalho pretendeu explorar o impacto percebido no desenvolvimento do self e em competências socioemocionais. Para tal, foram realizadas dezassete entrevistas individuais narrativas a jovens participantes do projeto, com recurso a um guião que remetia para três dimensões principais: 1. A experiência no seu todo: Descrição que é feita da experiência, Relatos da experiência “como se fosse um filme”, De que modo a experiência foi transformadora, 2. Os momentos mais marcantes, e a 3. Descrição de si no passado, presente e futuro. Globalmente os resultados sugerem um impacto positivo e transformador da Academia pessoas/PESSOAS no desenvolvimento do self e nas competências socioemocionais. Estes resultados vêm evidenciar a importância de projetos educativos não formais e o papel ativo dos jovens não apenas no seu processo de crescimento e desenvolvimento pessoal, mas para a construção de sociedades mais equitativas e sustentáveis.
id RCAP_e2cafd8532ae1a6ebdc891ea5bd906f9
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21456
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Academia pessoas/PESSOAS: O impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantesAcademias do Conhecimento GulbenkianProjeto Pessoas/PESSOASAdolescência -- AdolescenceCompetências socioemocionaisEducação não formalGulbenkian Knowledge AcademiesPeople/PEOPLE projectSocioemotional competencesNon-formal educationAs Academias do Conhecimento Gulbenkian da Fundação Calouste de Gulbenkian visam preparar crianças e jovens (0-25 anos) para a mudança, ajudá-los a desenvolver competências que lhes permitam lidar com problemas complexos e ampliar as suas oportunidades de realização. Enquanto Academia experimental, a Academia pessoas/PESSOAS decorreu durante o ano letivo 2018-2019, com dezoito jovens dos 16 aos 18 anos de idade. Considerando o grupoalvo a quem se destinou este projeto, o presente trabalho pretendeu explorar o impacto percebido no desenvolvimento do self e em competências socioemocionais. Para tal, foram realizadas dezassete entrevistas individuais narrativas a jovens participantes do projeto, com recurso a um guião que remetia para três dimensões principais: 1. A experiência no seu todo: Descrição que é feita da experiência, Relatos da experiência “como se fosse um filme”, De que modo a experiência foi transformadora, 2. Os momentos mais marcantes, e a 3. Descrição de si no passado, presente e futuro. Globalmente os resultados sugerem um impacto positivo e transformador da Academia pessoas/PESSOAS no desenvolvimento do self e nas competências socioemocionais. Estes resultados vêm evidenciar a importância de projetos educativos não formais e o papel ativo dos jovens não apenas no seu processo de crescimento e desenvolvimento pessoal, mas para a construção de sociedades mais equitativas e sustentáveis.The Gulbenkian Knowledge Academies of the Calouste de Gulbenkian Foundation aim to prepare children and young people (0-25 years) for change, to help them develop skills that will allow them to deal with complex problems and expand their opportunities for achievement. As an experimental Academy, the People / PEOPLE Academy took place during the academic year 2018-2019, with eighteen young people from 16 to 18 years old. Considering the target group to whom this project was aimed, the present work aimed to explore the perceived impact on the development of the self and on socioemotional skills. To this end, seventeen individual narrative interviews were conducted with young participants in the project, using a script that referred to three main dimensions: 1. The experience as a whole: Description that is made of the experience, Reports of the experience “as if it were a film ”, How the experience was transformative, 2. The most remarkable moments, and 3. Description of yourself in the past, present and future. Overall the results suggest a positive and transformative impact of the Academy people / PEOPLE on the development of the self and on socioemotional skills. These results show the importance of non-formal educational projects and the active role of young people not only in their personal growth and development process, but in building more equitable and sustainable societies.2021-01-21T16:03:10Z2020-12-22T00:00:00Z2020-12-222020-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21456TID:202571998porAntunes, Patrícia de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:32:11Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21456Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:14:30.097574Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Academia pessoas/PESSOAS: O impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantes
title Academia pessoas/PESSOAS: O impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantes
spellingShingle Academia pessoas/PESSOAS: O impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantes
Antunes, Patrícia de Almeida
Academias do Conhecimento Gulbenkian
Projeto Pessoas/PESSOAS
Adolescência -- Adolescence
Competências socioemocionais
Educação não formal
Gulbenkian Knowledge Academies
People/PEOPLE project
Socioemotional competences
Non-formal education
title_short Academia pessoas/PESSOAS: O impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantes
title_full Academia pessoas/PESSOAS: O impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantes
title_fullStr Academia pessoas/PESSOAS: O impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantes
title_full_unstemmed Academia pessoas/PESSOAS: O impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantes
title_sort Academia pessoas/PESSOAS: O impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantes
author Antunes, Patrícia de Almeida
author_facet Antunes, Patrícia de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Patrícia de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Academias do Conhecimento Gulbenkian
Projeto Pessoas/PESSOAS
Adolescência -- Adolescence
Competências socioemocionais
Educação não formal
Gulbenkian Knowledge Academies
People/PEOPLE project
Socioemotional competences
Non-formal education
topic Academias do Conhecimento Gulbenkian
Projeto Pessoas/PESSOAS
Adolescência -- Adolescence
Competências socioemocionais
Educação não formal
Gulbenkian Knowledge Academies
People/PEOPLE project
Socioemotional competences
Non-formal education
description As Academias do Conhecimento Gulbenkian da Fundação Calouste de Gulbenkian visam preparar crianças e jovens (0-25 anos) para a mudança, ajudá-los a desenvolver competências que lhes permitam lidar com problemas complexos e ampliar as suas oportunidades de realização. Enquanto Academia experimental, a Academia pessoas/PESSOAS decorreu durante o ano letivo 2018-2019, com dezoito jovens dos 16 aos 18 anos de idade. Considerando o grupoalvo a quem se destinou este projeto, o presente trabalho pretendeu explorar o impacto percebido no desenvolvimento do self e em competências socioemocionais. Para tal, foram realizadas dezassete entrevistas individuais narrativas a jovens participantes do projeto, com recurso a um guião que remetia para três dimensões principais: 1. A experiência no seu todo: Descrição que é feita da experiência, Relatos da experiência “como se fosse um filme”, De que modo a experiência foi transformadora, 2. Os momentos mais marcantes, e a 3. Descrição de si no passado, presente e futuro. Globalmente os resultados sugerem um impacto positivo e transformador da Academia pessoas/PESSOAS no desenvolvimento do self e nas competências socioemocionais. Estes resultados vêm evidenciar a importância de projetos educativos não formais e o papel ativo dos jovens não apenas no seu processo de crescimento e desenvolvimento pessoal, mas para a construção de sociedades mais equitativas e sustentáveis.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22T00:00:00Z
2020-12-22
2020-11
2021-01-21T16:03:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/21456
TID:202571998
url http://hdl.handle.net/10071/21456
identifier_str_mv TID:202571998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134701961609216