Educação médica e profissionalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins e Silva, João
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/17683
Resumo: Copyright © Ordem dos Médicos 2013
id RCAP_487bad8c42fd54919f25e1f03417cf9a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/17683
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação médica e profissionalismoMedical education and professionalismProfessional competenceEducation, medicalModels, educationalPhysician’s roleCopyright © Ordem dos Médicos 2013É analisada, sucintamente, a evolução que os objectivos, estratégias e modelos de formação médica têm tido deste a apresentação e subsequente aplicação do célebre modelo de Abraham Flexner, faz agora 103 anos. Ainda que globalmente aceite nos seus princípios e instrumentos pedagógicos originais, aquele modelo não tem evitado uma continuada insatisfação junto da comunidade médica e alunos, a que acrescem, mais acentuadamente nas últimas décadas, as exigências em cuidados de saúde mais eficientes por parte da sociedade, em geral, e dos doentes em particular. Em resposta a estes desideratos, a comunidade médica sentiu que era indispensável rever os critérios tradicionais do profissionalismo médico, adequando-os a um novo paradigma de sociedade e a um adequado e mais eficiente modelo de formação médica. Nesse propósito, são analisadas estratégias e metodologias, entretanto propostas, aparentemente mais adequadas à inclusão dos princípios e responsabilidades do profissionalismo médico desde o período inicial do ensino médico pré-graduado. Admite-se que a ênfase no ensino e na prática da reflexão ao logo do curso terão repercussões positivas e duradouras durante a vida profissional activa. Todavia, entende o autor que o sucesso das medidas a introduzir nos programas educação médica em prol de um novo modelo de profissionalismo continua a depender, sobretudo, dos atributos humanísticos e cognitivos dos alunos a serem escolhidos, e da qualidade pedagógica, académica e profissional dos seus docentes.Is briefly analyzed the evolution that the objectives, strategies and models of medical education have had since their presentation and subsequent implementation of the famous model of Abraham Flexner, is now 103 years. Although globally accepted in their original pedagogical principles and instruments, that model does not have avoided the continuing dissatisfaction by the medical community and students and, most markedly in recent decades, the demanding of a most efficient health care by society, in general, and by patients in particular. In response to these ambitions, the medical community felt that it was essential to review the traditional criteria of medical professionalism, adapting them to a new paradigm of society and an appropriate and more efficient model of medical education. In this respect, are analyzed strategies and methodologies, apparently more suitable proposals for the inclusion of the principles and responsibilities of medical professionalism since the early period of pre-graduated medical education. It is assumed that the emphasis in teaching and practice of reflection throughout the course will have positive and lasting repercussions during active working life. However, the author believes that the success of the measures to be introduced in medical education programs to a new model of professionalism continues to depend, above all, of the humanistic and cognitive attributes of the students to be chosen, and the pedagogical quality, professional and academic of their teachers.Ordem dos MédicosRepositório da Universidade de LisboaMartins e Silva, João2015-03-10T11:03:47Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/17683porActa Med Port 2013 Jul-Aug;26(4):420-4271646-0758http://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/1284info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:26Zoai:repositorio.ul.pt:10451/17683Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:28.671849Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação médica e profissionalismo
Medical education and professionalism
title Educação médica e profissionalismo
spellingShingle Educação médica e profissionalismo
Martins e Silva, João
Professional competence
Education, medical
Models, educational
Physician’s role
title_short Educação médica e profissionalismo
title_full Educação médica e profissionalismo
title_fullStr Educação médica e profissionalismo
title_full_unstemmed Educação médica e profissionalismo
title_sort Educação médica e profissionalismo
author Martins e Silva, João
author_facet Martins e Silva, João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins e Silva, João
dc.subject.por.fl_str_mv Professional competence
Education, medical
Models, educational
Physician’s role
topic Professional competence
Education, medical
Models, educational
Physician’s role
description Copyright © Ordem dos Médicos 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2015-03-10T11:03:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/17683
url http://hdl.handle.net/10451/17683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Acta Med Port 2013 Jul-Aug;26(4):420-427
1646-0758
http://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/1284
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ordem dos Médicos
publisher.none.fl_str_mv Ordem dos Médicos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134272918913024