Educação médica e profissionalismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/17683 |
Resumo: | Copyright © Ordem dos Médicos 2013 |
id |
RCAP_487bad8c42fd54919f25e1f03417cf9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/17683 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação médica e profissionalismoMedical education and professionalismProfessional competenceEducation, medicalModels, educationalPhysician’s roleCopyright © Ordem dos Médicos 2013É analisada, sucintamente, a evolução que os objectivos, estratégias e modelos de formação médica têm tido deste a apresentação e subsequente aplicação do célebre modelo de Abraham Flexner, faz agora 103 anos. Ainda que globalmente aceite nos seus princípios e instrumentos pedagógicos originais, aquele modelo não tem evitado uma continuada insatisfação junto da comunidade médica e alunos, a que acrescem, mais acentuadamente nas últimas décadas, as exigências em cuidados de saúde mais eficientes por parte da sociedade, em geral, e dos doentes em particular. Em resposta a estes desideratos, a comunidade médica sentiu que era indispensável rever os critérios tradicionais do profissionalismo médico, adequando-os a um novo paradigma de sociedade e a um adequado e mais eficiente modelo de formação médica. Nesse propósito, são analisadas estratégias e metodologias, entretanto propostas, aparentemente mais adequadas à inclusão dos princípios e responsabilidades do profissionalismo médico desde o período inicial do ensino médico pré-graduado. Admite-se que a ênfase no ensino e na prática da reflexão ao logo do curso terão repercussões positivas e duradouras durante a vida profissional activa. Todavia, entende o autor que o sucesso das medidas a introduzir nos programas educação médica em prol de um novo modelo de profissionalismo continua a depender, sobretudo, dos atributos humanísticos e cognitivos dos alunos a serem escolhidos, e da qualidade pedagógica, académica e profissional dos seus docentes.Is briefly analyzed the evolution that the objectives, strategies and models of medical education have had since their presentation and subsequent implementation of the famous model of Abraham Flexner, is now 103 years. Although globally accepted in their original pedagogical principles and instruments, that model does not have avoided the continuing dissatisfaction by the medical community and students and, most markedly in recent decades, the demanding of a most efficient health care by society, in general, and by patients in particular. In response to these ambitions, the medical community felt that it was essential to review the traditional criteria of medical professionalism, adapting them to a new paradigm of society and an appropriate and more efficient model of medical education. In this respect, are analyzed strategies and methodologies, apparently more suitable proposals for the inclusion of the principles and responsibilities of medical professionalism since the early period of pre-graduated medical education. It is assumed that the emphasis in teaching and practice of reflection throughout the course will have positive and lasting repercussions during active working life. However, the author believes that the success of the measures to be introduced in medical education programs to a new model of professionalism continues to depend, above all, of the humanistic and cognitive attributes of the students to be chosen, and the pedagogical quality, professional and academic of their teachers.Ordem dos MédicosRepositório da Universidade de LisboaMartins e Silva, João2015-03-10T11:03:47Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/17683porActa Med Port 2013 Jul-Aug;26(4):420-4271646-0758http://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/1284info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:26Zoai:repositorio.ul.pt:10451/17683Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:28.671849Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação médica e profissionalismo Medical education and professionalism |
title |
Educação médica e profissionalismo |
spellingShingle |
Educação médica e profissionalismo Martins e Silva, João Professional competence Education, medical Models, educational Physician’s role |
title_short |
Educação médica e profissionalismo |
title_full |
Educação médica e profissionalismo |
title_fullStr |
Educação médica e profissionalismo |
title_full_unstemmed |
Educação médica e profissionalismo |
title_sort |
Educação médica e profissionalismo |
author |
Martins e Silva, João |
author_facet |
Martins e Silva, João |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins e Silva, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professional competence Education, medical Models, educational Physician’s role |
topic |
Professional competence Education, medical Models, educational Physician’s role |
description |
Copyright © Ordem dos Médicos 2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2015-03-10T11:03:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/17683 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/17683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Acta Med Port 2013 Jul-Aug;26(4):420-427 1646-0758 http://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/1284 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ordem dos Médicos |
publisher.none.fl_str_mv |
Ordem dos Médicos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134272918913024 |