Perturbação do Desenvolvimento Intelectual / Incapacidade Intelectual: Experiência de um Centro de Neurodesenvolvimento de um Hospital de Nível III

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cátia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins, Rosa, Bandeira de Lima, Cláudia, Baptista, Manuela, Sousa, Artur
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25754/pjp.2017.10260
Resumo: Introdução: A perturbação do desenvolvimento intelectual atinge 1-3% da população e representa um importante problema de saúde pública. O objetivo deste estudo foi caracterizar uma amostra de crianças com esta perturbação. Métodos: Estudo retrospetivo e descritivo com recurso à revisão dos processos clínicos de crianças com perturbação do desenvolvimento intelectual, em seguimento num Centro de Neurodesenvolvimento de um hospital de nível III entre outubro de 2010 e dezembro de 2011. Resultados: Foram incluídas 140 crianças; 62,9% do sexo masculino. A etiologia foi identificada em 43,6% dos casos e atribuída a doença genética em 26,4%. Quanto ao Quociente de Inteligência (QI), 45% dos casos eram ligeiros, 30% moderados e 20% graves. Havia comorbilidade em 68,6% dos casos, sendo a mais frequente a perturbação de défice de atenção / hiperatividade. A quase totalidade das crianças encontrava-se integrada em escolas de ensino regular.  Discussão: Na nossa amostra, verifica-se um maior número de casos atribuídos a causas genéticas e casos de maior gravidade. A integração da maioria das crianças em escolas de ensino regular demonstra o esforço de inclusão escolar que tem sido feito no nosso país. A vigilância do neurodesenvolvimento nas consultas de saúde infantil e nas escolas é essencial para o diagnóstico e intervenção atempadas. São necessárias medidas que promovam a inclusão escolar e social em pleno, permitindo a estas crianças otimizar todo o seu potencial.
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