A Meditação e a área do conhecimento do mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Beatriz Correia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/17854
Resumo: A presente investigação tem como principal objetivo perceber se a prática da meditação aliada à área do conhecimento do mundo, definida nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, é vantajosa pra a aprendizagem das crianças em idade pré-escolar, mais propriamente, 17 crianças dos 3 aos 5 anos. Para realizar este estudo foi definida uma questão de investigação: “Será a meditação uma prática vantajosa para a aprendizagem do conhecimento do mundo, em Educação Pré-escolar?”, assim como um conjunto de objetivos, sendo eles: conhecer a perspetiva da educadora cooperante e da auxiliar de ação educativa face à prática da meditação; entender a conexão da educadora cooperante com à área do conhecimento do mundo; entender a perspetiva da educadora cooperante e da auxiliar de ação educativa face à utilização da meditação como método de aprendizagem; perceber se a meditação é uma possível estratégia favorável à aprendizagem do conhecimento do mundo para este grupo. Para recolher informação foram definidos como métodos de recolha de dados: a técnica de observação direta participante e a entrevista semiestruturada. Para a elaboração deste relatório, foi realizada uma pesquisa de forma a ser contruído um enquadramento conceptual constituído por informações fidedignas acerca dos temas abordados. O estudo tem como base a investigação qualitativa. Através da recolha de dados de diagnóstico, pretendeu-se conhecer a opinião, tanto da educadora cooperante como da auxiliar de ação educativa que acompanha o grupo participante, acerca do tema em estudo, assim como a opinião das crianças antes e depois das sessões de meditação aliadas à área de conhecimento do mundo. É importante referir que este relatório foi realizado em plena pandemia COVID-19, onde grande parte da prática foi realizada via aprendizagem à distância em confinamento. Por estes constrangimentos, a vertente prática desta mesma investigação não foi possível de realizar. Consequentemente, os resultados são constituídos por suposições e conclusões que a investigadora elaborou a partir do diagnóstico que realizou e das pesquisas que realizou para a investigação.
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Para realizar este estudo foi definida uma questão de investigação: “Será a meditação uma prática vantajosa para a aprendizagem do conhecimento do mundo, em Educação Pré-escolar?”, assim como um conjunto de objetivos, sendo eles: conhecer a perspetiva da educadora cooperante e da auxiliar de ação educativa face à prática da meditação; entender a conexão da educadora cooperante com à área do conhecimento do mundo; entender a perspetiva da educadora cooperante e da auxiliar de ação educativa face à utilização da meditação como método de aprendizagem; perceber se a meditação é uma possível estratégia favorável à aprendizagem do conhecimento do mundo para este grupo. Para recolher informação foram definidos como métodos de recolha de dados: a técnica de observação direta participante e a entrevista semiestruturada. Para a elaboração deste relatório, foi realizada uma pesquisa de forma a ser contruído um enquadramento conceptual constituído por informações fidedignas acerca dos temas abordados. O estudo tem como base a investigação qualitativa. Através da recolha de dados de diagnóstico, pretendeu-se conhecer a opinião, tanto da educadora cooperante como da auxiliar de ação educativa que acompanha o grupo participante, acerca do tema em estudo, assim como a opinião das crianças antes e depois das sessões de meditação aliadas à área de conhecimento do mundo. É importante referir que este relatório foi realizado em plena pandemia COVID-19, onde grande parte da prática foi realizada via aprendizagem à distância em confinamento. Por estes constrangimentos, a vertente prática desta mesma investigação não foi possível de realizar. Consequentemente, os resultados são constituídos por suposições e conclusões que a investigadora elaborou a partir do diagnóstico que realizou e das pesquisas que realizou para a investigação.The main objective of the present investigation is whether the practice of meditation combined with the Area of Knowledge of the World, defined in Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, a curriculum guideline for Pre-School Education, is advantageous for the learning of children of pre-school age, more properly, 17 children aged 3 to 5 years. To carry out this study, a research question was defined: "Is meditation an advantageous practice for learning the knowledge of the world in Preschool Education?", as well as a set of objectives, namely: knowing the perspective of the kindergarten teacher and of the educational assistant regarding the practice of meditation; understand the connection of the kindergarten teacher with the world's knowledge area; understand the perspective of the kindergarten teacher and the assistant of educational regarding the use of meditation as a learning method; realize if meditation is a possible strategy favorable to learning the knowledge of the world for this group. To collect information, the direct participant observation technique and the semi-structured interview were defined as data collection methods. For the preparation of this report, a research was carried out to build a conceptual framework consisting of reliable information about the related themes. The study is based on qualitative investigation, Through the collection of diagnostic data, it was intended to know the opinion of both the cooperating educator and the educational action assistant who accompanies the participating group, about the topic under study, as well as the opinion of the children before and after the meditation sessions allied to the world's knowledge area. It is important to mention that this report was carried out in the midst of the COVID-19 pandemic, where a large part of the practice carried out through distance learning in lockdown, and the practical aspect of this same investigation, it was not possible to carry out, consequently, the results are constituted by assumptions and rights that the researcher elaborated based on the diagnosis and on what she researched to carry out the investigation.Vieira, Luís SérgioSapientiaLourenço, Beatriz Correia2022-06-15T14:47:50Z2021-11-242021-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/17854TID:202913775porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:30:06Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/17854Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:07:44.157195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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