Implementação da meditação criativa em contexto de jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Cláudia Sofia Lima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/17712
Resumo: Esta investigação foi realizada no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do mestrado em educação pré-escolar, no ano letivo de 2020-2021, num jardim de infância localizado no concelho de Faro, com um grupo de 25 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. Assim sendo, o objetivo da investigação foi promover o contributo da implementação de práticas de meditação criativa, de modo a observar, a mudança de comportamentos da criança ao nível da atenção e da concentração. Este estudo é de natureza qualitativa e na recolha de dados foram utilizadas as técnicas de: observação direta e participante, observação indireta nomeadamente, gravações de vídeo, fotografias e áudio gravação, notas de campo, inquérito por questionário aos(às) encarregados(às) de educação e inquérito por entrevista à educadora cooperante. A aplicação do estudo careceu de alterações e adaptações, decorrentes dos constrangimentos associados à epidemia do SARS-CoV-2. Depois de todas as mudanças, receios, medos e incertezas existenciais, fizeram com que a investigadora quisesse introduzir e explorar a temática da meditação de uma forma criativa, lúdica e original, optando assim, por eleger a meditação criativa como ferramenta essencial aplicada ao interesse e necessidade do grupo em questão. Desta forma, foram realizadas oito sessões de meditação criativa em modo remoto. Durante este período a participação foi variável, de 9 a 18 crianças. Após serem analisadas as evidências e os dados recolhidos, concluiu-se ser viável executar sessões de meditação criativa com crianças, independentemente da realização em modo remoto. Ainda que, não tendo promovido alterações significativas nos comportamentos, registram-se mudanças na atenção e na concentração do grupo, bem como, é de realçar o interesse, a participação e a adesão das crianças às tarefas, mesmo que realizadas a distância e fora da sala de atividades.
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