O impacto do capital humano nas organizações : caso de estudo da transição E.N.V.C. para WestSEA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2526 |
Resumo: | É através do capital humano que um número considerável de organizações sobrevive e se exponencia, contudo, nem sempre valorizam a capacidade estrutural e económico financeira que emana do capital humano. A continuidade de conhecimento permite a sustentabilidade de ideologias, métodos e directrizes para que os objectivos das organizações sejam alcançados ou até mesmo superados. A presente dissertação tem com objectivo identificar o impacto do capital humano numa empresa emergente e transicional público-privada. Foram delineadas hipóteses como a motivação, satisfação, comprometimento e os recursos humanos para sustentar o fundamento do capital humano na organização. A amostra é constituída por 28 colaboradores da organização tendo as respostas sido obtidas pelo preenchimento do questionário e inseridas no software Excel para análise de resultados e consequentes conclusões. Conclui-se que os benefícios influem bastante nos factores motivação, satisfação, produtividade e desempenho. Por outro lado, é também a falta de benefícios, os responsáveis pela desmotivação e falta de interesse. Em suma, o papel do capital humano deve ser valorizado, sobretudo numa organização emergente, num sector exclusivo como o naval e com carência de mão-de-obra especializada. A formação deve ser enraizada no seio empresarial como um processo contínuo de aprendizagem seja para o colaborador como também para a organização. |
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O impacto do capital humano nas organizações : caso de estudo da transição E.N.V.C. para WestSEACapital humanoOrganizaçãoConhecimentoProdutividadeMotivaçãoHuman capitalOrganizationKnowledgeProductivityMotivationOrganizaciónConocimientoProductividadMotivaciónÉ através do capital humano que um número considerável de organizações sobrevive e se exponencia, contudo, nem sempre valorizam a capacidade estrutural e económico financeira que emana do capital humano. A continuidade de conhecimento permite a sustentabilidade de ideologias, métodos e directrizes para que os objectivos das organizações sejam alcançados ou até mesmo superados. A presente dissertação tem com objectivo identificar o impacto do capital humano numa empresa emergente e transicional público-privada. Foram delineadas hipóteses como a motivação, satisfação, comprometimento e os recursos humanos para sustentar o fundamento do capital humano na organização. A amostra é constituída por 28 colaboradores da organização tendo as respostas sido obtidas pelo preenchimento do questionário e inseridas no software Excel para análise de resultados e consequentes conclusões. Conclui-se que os benefícios influem bastante nos factores motivação, satisfação, produtividade e desempenho. Por outro lado, é também a falta de benefícios, os responsáveis pela desmotivação e falta de interesse. Em suma, o papel do capital humano deve ser valorizado, sobretudo numa organização emergente, num sector exclusivo como o naval e com carência de mão-de-obra especializada. A formação deve ser enraizada no seio empresarial como um processo contínuo de aprendizagem seja para o colaborador como também para a organização.It is through human capital that a considerable number of organizations survive and become exponential, however, they do not always value the structural and economic financial capacity that emanates from human capital. The continuity of knowledge allows the sustainability of ideologies, methods and guidelines so that the objectives of organizations are achieved or even exceeded. This dissertation aims to identify the impact of human capital in an emerging and transitional public-private company. Hypotheses such as motivation, satisfaction, commitment and human resources were outlined to support the foundation of human capital in the organization. The sample consists of 28 employees of the organization and the answers were obtained by completing the questionnaire and entered in the Excel software for analysis of results and consequent conclusions. It is concluded that the benefits greatly influence the factors motivation, satisfaction, productivity and performance. On the other hand, it is also the lack of benefits, those responsible for demotivation and lack of interest. In short, the role of human capital must be valued, especially in an emerging organization, in an exclusive sector such as the naval sector and with a shortage of specialized labour. Training must be rooted within the business as a continuous learning process for both the employee and the organization.Es a través del capital humano que un número considerable de organizaciones sobreviven y se vuelven exponenciales, sin embargo, no siempre valoran la capacidad estructural y económica financiera que emana del capital humano. La continuidad del conocimiento permite la sustentabilidad de ideologías, métodos y lineamientos para que los objetivos de las organizaciones sean alcanzados o incluso superados. Esta tesis tiene como objetivo identificar el impacto del capital humano en una empresa público-privada emergente y en transición. Se delinearon hipótesis como motivación, satisfacción, compromiso y recursos humanos para sustentar la base del capital humano en la organización. La muestra está conformada por 28 empleados de la organización y las respuestas se obtuvieron al completar el cuestionario e ingresadas en el software Excel para análisis de resultados y consecuentes conclusiones. Se concluye que los beneficios influyen mucho en los factores motivación, satisfacción, productividad y desempeño. Por otro lado, también está la falta de beneficios, los responsables de la desmotivación y el desinterés. En definitiva, se debe valorar el papel del capital humano, especialmente en una organización emergente, en un sector exclusivo como es el naval y con escasez de mano de obra especializada. La formación debe estar arraigada dentro de la empresa como un proceso de aprendizaje continuo tanto para el empleado como para la organización.2021-06-01T15:51:55Z2021-03-17T00:00:00Z2021-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2526TID:202730166porViana, Paulo Sérgio Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:37:28Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2526Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:42.163584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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