Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Maria da Luz
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.17575/rpsicol.v8i1.716
Resumo: Foi realizado um estudo da auto-percepção e d a auto-estima em crianças com 10-12 anos, comparando um grupo de crianças repetentes com um grupo de controlo constituído por não repetentes, na fase terminal do 1ºciclo do ensino obrigatório. A abordagem no âmbito da Psicologia Social da Educação evidencia a preocupação de confrontar alguns dados empíricos da realidade observada com crenças existentes, que influenciam fortemente a política e a prática educativas. Foram utilizadas as escalas de Susan Harter (EUA). Não se verifica uma perda sistemática de auto-estima global no grupo de crianças repetentes. Uma análise detalhada mostra correlações entre áreas específicas de auto-estima e a auto-estima global, nos diferentes subgrupos constituídos por critérios de sexo x repetência. Este facto reveste-se de interesse, pelas complexas e, talvez, inesperadas interpretações que suscita.
id RCAP_48a05b06b41bceb30228abec76d1645c
oai_identifier_str oai:oai.appsicologia.org:article/716
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório-Foi realizado um estudo da auto-percepção e d a auto-estima em crianças com 10-12 anos, comparando um grupo de crianças repetentes com um grupo de controlo constituído por não repetentes, na fase terminal do 1ºciclo do ensino obrigatório. A abordagem no âmbito da Psicologia Social da Educação evidencia a preocupação de confrontar alguns dados empíricos da realidade observada com crenças existentes, que influenciam fortemente a política e a prática educativas. Foram utilizadas as escalas de Susan Harter (EUA). Não se verifica uma perda sistemática de auto-estima global no grupo de crianças repetentes. Uma análise detalhada mostra correlações entre áreas específicas de auto-estima e a auto-estima global, nos diferentes subgrupos constituídos por critérios de sexo x repetência. Este facto reveste-se de interesse, pelas complexas e, talvez, inesperadas interpretações que suscita.Associação Portuguesa de Psicologia1991-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.17575/rpsicol.v8i1.716https://doi.org/10.17575/rpsicol.v8i1.716PSICOLOGIA; Vol. 8 No. 1 (1991); 45-55PSICOLOGIA; Vol. 8 N.º 1 (1991); 45-552183-24710874-2049reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/716https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/716/438Correia, Maria da Luzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T12:51:03Zoai:oai.appsicologia.org:article/716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:26.815243Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório
title Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório
spellingShingle Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório
Correia, Maria da Luz
-
title_short Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório
title_full Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório
title_fullStr Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório
title_full_unstemmed Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório
title_sort Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório
author Correia, Maria da Luz
author_facet Correia, Maria da Luz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Maria da Luz
dc.subject.por.fl_str_mv -
topic -
description Foi realizado um estudo da auto-percepção e d a auto-estima em crianças com 10-12 anos, comparando um grupo de crianças repetentes com um grupo de controlo constituído por não repetentes, na fase terminal do 1ºciclo do ensino obrigatório. A abordagem no âmbito da Psicologia Social da Educação evidencia a preocupação de confrontar alguns dados empíricos da realidade observada com crenças existentes, que influenciam fortemente a política e a prática educativas. Foram utilizadas as escalas de Susan Harter (EUA). Não se verifica uma perda sistemática de auto-estima global no grupo de crianças repetentes. Uma análise detalhada mostra correlações entre áreas específicas de auto-estima e a auto-estima global, nos diferentes subgrupos constituídos por critérios de sexo x repetência. Este facto reveste-se de interesse, pelas complexas e, talvez, inesperadas interpretações que suscita.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.17575/rpsicol.v8i1.716
https://doi.org/10.17575/rpsicol.v8i1.716
url https://doi.org/10.17575/rpsicol.v8i1.716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/716
https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/716/438
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv PSICOLOGIA; Vol. 8 No. 1 (1991); 45-55
PSICOLOGIA; Vol. 8 N.º 1 (1991); 45-55
2183-2471
0874-2049
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134658277933056