Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.17575/rpsicol.v8i1.716 |
Resumo: | Foi realizado um estudo da auto-percepção e d a auto-estima em crianças com 10-12 anos, comparando um grupo de crianças repetentes com um grupo de controlo constituído por não repetentes, na fase terminal do 1ºciclo do ensino obrigatório. A abordagem no âmbito da Psicologia Social da Educação evidencia a preocupação de confrontar alguns dados empíricos da realidade observada com crenças existentes, que influenciam fortemente a política e a prática educativas. Foram utilizadas as escalas de Susan Harter (EUA). Não se verifica uma perda sistemática de auto-estima global no grupo de crianças repetentes. Uma análise detalhada mostra correlações entre áreas específicas de auto-estima e a auto-estima global, nos diferentes subgrupos constituídos por critérios de sexo x repetência. Este facto reveste-se de interesse, pelas complexas e, talvez, inesperadas interpretações que suscita. |
id |
RCAP_48a05b06b41bceb30228abec76d1645c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.appsicologia.org:article/716 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório-Foi realizado um estudo da auto-percepção e d a auto-estima em crianças com 10-12 anos, comparando um grupo de crianças repetentes com um grupo de controlo constituído por não repetentes, na fase terminal do 1ºciclo do ensino obrigatório. A abordagem no âmbito da Psicologia Social da Educação evidencia a preocupação de confrontar alguns dados empíricos da realidade observada com crenças existentes, que influenciam fortemente a política e a prática educativas. Foram utilizadas as escalas de Susan Harter (EUA). Não se verifica uma perda sistemática de auto-estima global no grupo de crianças repetentes. Uma análise detalhada mostra correlações entre áreas específicas de auto-estima e a auto-estima global, nos diferentes subgrupos constituídos por critérios de sexo x repetência. Este facto reveste-se de interesse, pelas complexas e, talvez, inesperadas interpretações que suscita.Associação Portuguesa de Psicologia1991-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.17575/rpsicol.v8i1.716https://doi.org/10.17575/rpsicol.v8i1.716PSICOLOGIA; Vol. 8 No. 1 (1991); 45-55PSICOLOGIA; Vol. 8 N.º 1 (1991); 45-552183-24710874-2049reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/716https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/716/438Correia, Maria da Luzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T12:51:03Zoai:oai.appsicologia.org:article/716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:26.815243Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório |
title |
Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório |
spellingShingle |
Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório Correia, Maria da Luz - |
title_short |
Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório |
title_full |
Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório |
title_fullStr |
Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório |
title_full_unstemmed |
Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório |
title_sort |
Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório |
author |
Correia, Maria da Luz |
author_facet |
Correia, Maria da Luz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Maria da Luz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
- |
topic |
- |
description |
Foi realizado um estudo da auto-percepção e d a auto-estima em crianças com 10-12 anos, comparando um grupo de crianças repetentes com um grupo de controlo constituído por não repetentes, na fase terminal do 1ºciclo do ensino obrigatório. A abordagem no âmbito da Psicologia Social da Educação evidencia a preocupação de confrontar alguns dados empíricos da realidade observada com crenças existentes, que influenciam fortemente a política e a prática educativas. Foram utilizadas as escalas de Susan Harter (EUA). Não se verifica uma perda sistemática de auto-estima global no grupo de crianças repetentes. Uma análise detalhada mostra correlações entre áreas específicas de auto-estima e a auto-estima global, nos diferentes subgrupos constituídos por critérios de sexo x repetência. Este facto reveste-se de interesse, pelas complexas e, talvez, inesperadas interpretações que suscita. |
publishDate |
1991 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1991-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.17575/rpsicol.v8i1.716 https://doi.org/10.17575/rpsicol.v8i1.716 |
url |
https://doi.org/10.17575/rpsicol.v8i1.716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/716 https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/716/438 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
PSICOLOGIA; Vol. 8 No. 1 (1991); 45-55 PSICOLOGIA; Vol. 8 N.º 1 (1991); 45-55 2183-2471 0874-2049 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134658277933056 |