Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório - contributo para uma revisão crítica do tema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Maria da Luz
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.707
Resumo: A study on self-perception and self-esteem was conducted with children aged 10-12. In this study comparisons were made between a group of children who had to engage again in the same academic year due to academic failure, and other group composed by children who have succeeded. The present focus, within the framework of Educational Social Psychology, stresses the need to confront empirical data with prevailing beliefs that, so far, have determined educational politics and practices. The main finding was the absence of significant relationships between academic failure and self-esteem.
id RCAP_cfb53eb5c4dc4531b11ce24e95feed7d
oai_identifier_str oai:oai.appsicologia.org:article/707
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório - contributo para uma revisão crítica do tema-A study on self-perception and self-esteem was conducted with children aged 10-12. In this study comparisons were made between a group of children who had to engage again in the same academic year due to academic failure, and other group composed by children who have succeeded. The present focus, within the framework of Educational Social Psychology, stresses the need to confront empirical data with prevailing beliefs that, so far, have determined educational politics and practices. The main finding was the absence of significant relationships between academic failure and self-esteem.Foi realizado um estudo de Auto-percepção e da auto-estima em crianças com 10-12 anos, comparando um grupo de crianças repetentes com um grupo de controlo constituído por não repetentes, na fase terminal do 1º ciclo do ensino obrigatório. A abordagem no âmbito da Psicologia Social da Educação evidencia a preocupação de confrontar alguns dados empíricos da realidade observada com crenças existentes, que influenciam fortemente a política e a prática educativas. Foram utilizadas as escalas de Susan Harter (EUA). Não se verifica uma perda sistemática de auto-estima global no grupo de crianças repetentes. Uma análise detalhada mostra correlações entre áreas específicas de auto-estima e a auto-estima global, nos diferentes subgrupos constituídos por critérios de sexo x repetência. Este facto reveste-se de interesse, pelas complexas e, talvez, inesperadas interpretações que suscita.Associação Portuguesa de Psicologia1994-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.707https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.707PSICOLOGIA; Vol. 9 No. 3 (1994); 391-402PSICOLOGIA; Vol. 9 N.º 3 (1994); 391-4022183-24710874-2049reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/707https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/707/429Correia, Maria da Luzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T12:50:59Zoai:oai.appsicologia.org:article/707Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:26.451363Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório - contributo para uma revisão crítica do tema
title Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório - contributo para uma revisão crítica do tema
spellingShingle Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório - contributo para uma revisão crítica do tema
Correia, Maria da Luz
-
title_short Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório - contributo para uma revisão crítica do tema
title_full Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório - contributo para uma revisão crítica do tema
title_fullStr Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório - contributo para uma revisão crítica do tema
title_full_unstemmed Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório - contributo para uma revisão crítica do tema
title_sort Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório - contributo para uma revisão crítica do tema
author Correia, Maria da Luz
author_facet Correia, Maria da Luz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Maria da Luz
dc.subject.por.fl_str_mv -
topic -
description A study on self-perception and self-esteem was conducted with children aged 10-12. In this study comparisons were made between a group of children who had to engage again in the same academic year due to academic failure, and other group composed by children who have succeeded. The present focus, within the framework of Educational Social Psychology, stresses the need to confront empirical data with prevailing beliefs that, so far, have determined educational politics and practices. The main finding was the absence of significant relationships between academic failure and self-esteem.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.707
https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.707
url https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/707
https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/707/429
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv PSICOLOGIA; Vol. 9 No. 3 (1994); 391-402
PSICOLOGIA; Vol. 9 N.º 3 (1994); 391-402
2183-2471
0874-2049
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134657940291584