Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório - contributo para uma revisão crítica do tema
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Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.707 |
Resumo: | A study on self-perception and self-esteem was conducted with children aged 10-12. In this study comparisons were made between a group of children who had to engage again in the same academic year due to academic failure, and other group composed by children who have succeeded. The present focus, within the framework of Educational Social Psychology, stresses the need to confront empirical data with prevailing beliefs that, so far, have determined educational politics and practices. The main finding was the absence of significant relationships between academic failure and self-esteem. |
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Auto-percepção e auto-estima em crianças com repetência no 1º ciclo do ensino obrigatório - contributo para uma revisão crítica do tema-A study on self-perception and self-esteem was conducted with children aged 10-12. In this study comparisons were made between a group of children who had to engage again in the same academic year due to academic failure, and other group composed by children who have succeeded. The present focus, within the framework of Educational Social Psychology, stresses the need to confront empirical data with prevailing beliefs that, so far, have determined educational politics and practices. The main finding was the absence of significant relationships between academic failure and self-esteem.Foi realizado um estudo de Auto-percepção e da auto-estima em crianças com 10-12 anos, comparando um grupo de crianças repetentes com um grupo de controlo constituído por não repetentes, na fase terminal do 1º ciclo do ensino obrigatório. A abordagem no âmbito da Psicologia Social da Educação evidencia a preocupação de confrontar alguns dados empíricos da realidade observada com crenças existentes, que influenciam fortemente a política e a prática educativas. Foram utilizadas as escalas de Susan Harter (EUA). Não se verifica uma perda sistemática de auto-estima global no grupo de crianças repetentes. Uma análise detalhada mostra correlações entre áreas específicas de auto-estima e a auto-estima global, nos diferentes subgrupos constituídos por critérios de sexo x repetência. Este facto reveste-se de interesse, pelas complexas e, talvez, inesperadas interpretações que suscita.Associação Portuguesa de Psicologia1994-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.707https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.707PSICOLOGIA; Vol. 9 No. 3 (1994); 391-402PSICOLOGIA; Vol. 9 N.º 3 (1994); 391-4022183-24710874-2049reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/707https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/707/429Correia, Maria da Luzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T12:50:59Zoai:oai.appsicologia.org:article/707Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:26.451363Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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