Gestão do design e sustentabilidade. Gestão do design e sua adequação a um novo paradigma regido pela sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Manuel Maria Eva Ferreira Damião
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/2913
Resumo: Tese de Mestrado em Design de Produto
id RCAP_48a249f4460f3ef01489ed668f738edd
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/2913
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão do design e sustentabilidade. Gestão do design e sua adequação a um novo paradigma regido pela sustentabilidadeGestão do DesignCulturaSustentabilidadeMudançaLiderançaDesign managementCultureSustainabilityChangeLeadershipTese de Mestrado em Design de ProdutoEsta investigação é focada na área da ‘Gestão do Design’, em particular na forma como os parâmetros que regem a actividade desta são influenciados pela imposição de um paradigma caracterizado pela Sustentabilidade. O estudo é centrado nas funções que a ‘Gestão do Design’ desempenha no contexto de desenvolvimento de novos produtos e serviços, e na sua articulação com os restantes intervenientes nesse processo, que influenciam e condicionam a actividade da ‘Gestão do Design’, bem como o produto final desse processo. A abordagem realizada a este tema contempla num primeiro momento um relato histórico desta problemática cruzando-o com uma contextualização mundial relativa ao desenvolvimento sustentável, tendo sido para tal utilizada uma comparação internacional entre três países. É feita referência ao papel da cultura nacional como elemento condicionante da adopção de práticas sustentáveis, bem como ao papel da disciplina de Design como principal influenciador da performance sustentável dos produtos que projecta e também da cultura de uma sociedade. Num segundo momento, é apresentada uma descrição da ‘Gestão do Design’, das suas funções e relações no contexto interno de uma empresa, bem como uma abordagem ao conceito de Sustentabilidade, referindo a teoria do ‘Triple Bottom Line’, a transformação estrutural que a abordagem por parte de uma empresa à Sustentabilidade acarreta e ainda a forma como este conceito afecta o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Com o contributo de especialistas e profissionais ligados à área procurouse delinear quais seriam os pontos essenciais em que assentaria a adaptação da ‘Gestão do Design’ à Sustentabilidade, e como principais conclusões desta investigação são apresentados quatro ideias-chave que sustentarão uma ‘Gestão Sustentável do Design’. Estas baseiam-se no papel de ‘Liderança’ que essa deverá assumir como promotor de uma mudança nas práticas empresariais e de projecto; na função de ‘Diagnóstico’ procurando definir oportunidades em que a intervenção do Design beneficie a performance sustentável da empresa no seu global; na função de ‘Diálogo’ encarregando-se de ser um agente activo na promoção da interdisciplinaridade entre as diversas competências internas de uma empresa, como também, entre os seus parceiros e partes interessadas; e ainda na responsabilidade de ‘Avaliação’ dos processos e resultados do processo de Design de novos produtos e serviços através de critérios relacionados com a Sustentabilidade.This research is focused in the area of ‘Design Management’, particularly in the way how its general guidelines will be influenced by a emergent paradigm characterised by Sustainability. The study is based on the in ‘Design Management’ role within new product or service development context, and in its relationships with other areas involved in the same process. In general terms, the approach to the problem in investigation is made through an historical framework about Sustainability concerns, which was, afterwards, crossed with the world wide sustainable development issue, represented in this case with an international comparison between three countries. Reference to national culture’s role is made to understand how it can influence the adoption of sustainable practices, as well as to the importance of Design as tool to achieve a better sustainable performances by products and services designed, and as a cultural patterns changer. In a second moment, the concept of ‘Design Management’ is described, how it is operated and how it is established within the internal structure of an organization. Also the concept of ‘Sustainability’ is addressed with the purpose to obtain a deeper insight of the ‘Triple Bottom Line’ theory, to present the major impacts and challenges that a company internally faces when considering sustainability issues in their activities, and to understand the influence on new products and services development process. In addition to this relevant theoretic approach, collecting the opinion and vision of specialists in this matter was extremely useful to develop a new framework for a ‘Sustainable Design Management’. This framework is supported by four key-ideas: the role of ‘Leadership’ that a design manager can play as main promoter of a change in company and project practices; the function of ‘Diagnosis’ looking to evaluate a company’s sustainable performance and identifying opportunities for Design to tackle such issues enhancing it’s approach to Sustainability; assuming an active role on ‘Dialog’ with other areas of a company and all it’s partners and stakeholders; and finally, the ‘Evaluation’ responsibility must be enhanced in order to integrate Sustainability criteria in such process, contributing to a better sustainable performance of the design solutions presented.Faculdade de Arquittectura de LisboaAlmendra, Rita AssoreiraRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Manuel Maria Eva Ferreira Damião2011-02-23T16:45:16Z2010-122010-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/2913porFERREIRA, Manuel Maria Eva Ferreira Damião - Gestão do design e sustentabilidade. Gestão do design e sua adequação a um novo paradigma regido pela sustentabilidade. Lisboa : FA, 2010. Tese de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:04Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/2913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:50:52.878151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do design e sustentabilidade. Gestão do design e sua adequação a um novo paradigma regido pela sustentabilidade
title Gestão do design e sustentabilidade. Gestão do design e sua adequação a um novo paradigma regido pela sustentabilidade
spellingShingle Gestão do design e sustentabilidade. Gestão do design e sua adequação a um novo paradigma regido pela sustentabilidade
Ferreira, Manuel Maria Eva Ferreira Damião
Gestão do Design
Cultura
Sustentabilidade
Mudança
Liderança
Design management
Culture
Sustainability
Change
Leadership
title_short Gestão do design e sustentabilidade. Gestão do design e sua adequação a um novo paradigma regido pela sustentabilidade
title_full Gestão do design e sustentabilidade. Gestão do design e sua adequação a um novo paradigma regido pela sustentabilidade
title_fullStr Gestão do design e sustentabilidade. Gestão do design e sua adequação a um novo paradigma regido pela sustentabilidade
title_full_unstemmed Gestão do design e sustentabilidade. Gestão do design e sua adequação a um novo paradigma regido pela sustentabilidade
title_sort Gestão do design e sustentabilidade. Gestão do design e sua adequação a um novo paradigma regido pela sustentabilidade
author Ferreira, Manuel Maria Eva Ferreira Damião
author_facet Ferreira, Manuel Maria Eva Ferreira Damião
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almendra, Rita Assoreira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Manuel Maria Eva Ferreira Damião
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do Design
Cultura
Sustentabilidade
Mudança
Liderança
Design management
Culture
Sustainability
Change
Leadership
topic Gestão do Design
Cultura
Sustentabilidade
Mudança
Liderança
Design management
Culture
Sustainability
Change
Leadership
description Tese de Mestrado em Design de Produto
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12
2010-12-01T00:00:00Z
2011-02-23T16:45:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/2913
url http://hdl.handle.net/10400.5/2913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv FERREIRA, Manuel Maria Eva Ferreira Damião - Gestão do design e sustentabilidade. Gestão do design e sua adequação a um novo paradigma regido pela sustentabilidade. Lisboa : FA, 2010. Tese de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Arquittectura de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Arquittectura de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130984136835072