Educação Infantil, tecnologias e cultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10504 |
Resumo: | Entendendo a escola como um espaço de criação de cultura, esta deve incorporar os produtos culturais e as práticas sociais mais avançadas da sociedade em que nos encontramos. Espera-se assim da Escola um importante contributo no sentido de ajudar as crianças e os jovens a viver num ambiente cada vez mais “automatizado” através do uso da electrónica e das telecomunicações. Esta perspectiva não é incompatível com a busca por uma escola que seja um espaço de humanidade e encontro pessoal construindo “comunidades mútuas de alunos, envolvidos conjuntamente na resolução de problemas, na contribuição de todos para o processo de educação mútua” (Bruner, 1996:115). O horizonte de uma criança ultrapassa, hoje em dia, claramente o limite físico da sua escola, da sua cidade ou do seu país, quer se trate do horizonte cultural, social, pessoal ou profissional. Apresentam-se neste artigo os fundamentos para uma prática educativa de qualidade na utilização das tecnologias. |
id |
RCAP_48a9d7344af4620bc2742bd03ea506b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10504 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação Infantil, tecnologias e culturaTecnologiaEducação de InfânciaQualidadeEntendendo a escola como um espaço de criação de cultura, esta deve incorporar os produtos culturais e as práticas sociais mais avançadas da sociedade em que nos encontramos. Espera-se assim da Escola um importante contributo no sentido de ajudar as crianças e os jovens a viver num ambiente cada vez mais “automatizado” através do uso da electrónica e das telecomunicações. Esta perspectiva não é incompatível com a busca por uma escola que seja um espaço de humanidade e encontro pessoal construindo “comunidades mútuas de alunos, envolvidos conjuntamente na resolução de problemas, na contribuição de todos para o processo de educação mútua” (Bruner, 1996:115). O horizonte de uma criança ultrapassa, hoje em dia, claramente o limite físico da sua escola, da sua cidade ou do seu país, quer se trate do horizonte cultural, social, pessoal ou profissional. Apresentam-se neste artigo os fundamentos para uma prática educativa de qualidade na utilização das tecnologias.2014-02-04T09:48:29Z2014-02-042011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/10504http://hdl.handle.net/10174/10504porFolque, M. A. (2011). Educação Infantil, tecnologias e cultura. Patio Educação Infantil, 9(28) Artmed, 8-11.mafm@uevora.pt229Folque, Maria Assunçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:27Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:23.232482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Infantil, tecnologias e cultura |
title |
Educação Infantil, tecnologias e cultura |
spellingShingle |
Educação Infantil, tecnologias e cultura Folque, Maria Assunção Tecnologia Educação de Infância Qualidade |
title_short |
Educação Infantil, tecnologias e cultura |
title_full |
Educação Infantil, tecnologias e cultura |
title_fullStr |
Educação Infantil, tecnologias e cultura |
title_full_unstemmed |
Educação Infantil, tecnologias e cultura |
title_sort |
Educação Infantil, tecnologias e cultura |
author |
Folque, Maria Assunção |
author_facet |
Folque, Maria Assunção |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Folque, Maria Assunção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Educação de Infância Qualidade |
topic |
Tecnologia Educação de Infância Qualidade |
description |
Entendendo a escola como um espaço de criação de cultura, esta deve incorporar os produtos culturais e as práticas sociais mais avançadas da sociedade em que nos encontramos. Espera-se assim da Escola um importante contributo no sentido de ajudar as crianças e os jovens a viver num ambiente cada vez mais “automatizado” através do uso da electrónica e das telecomunicações. Esta perspectiva não é incompatível com a busca por uma escola que seja um espaço de humanidade e encontro pessoal construindo “comunidades mútuas de alunos, envolvidos conjuntamente na resolução de problemas, na contribuição de todos para o processo de educação mútua” (Bruner, 1996:115). O horizonte de uma criança ultrapassa, hoje em dia, claramente o limite físico da sua escola, da sua cidade ou do seu país, quer se trate do horizonte cultural, social, pessoal ou profissional. Apresentam-se neste artigo os fundamentos para uma prática educativa de qualidade na utilização das tecnologias. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2014-02-04T09:48:29Z 2014-02-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10504 http://hdl.handle.net/10174/10504 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Folque, M. A. (2011). Educação Infantil, tecnologias e cultura. Patio Educação Infantil, 9(28) Artmed, 8-11. mafm@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136527970729984 |