Reflexão e metodologia: no ensino da História e Geografia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Marina Andreia Fonseca
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/680
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática Pedagógica em História e Geografia realizada no ano letivo 2013/2014, na Escola Eb2.3 D. Manuel Faria e Sousa, localizada em Felgueiras, com uma duração de 120 horas no total; e tem como intensão dar a conhecer todo o contexto da Prática Pedagógica: descrição do contexto, explicitação do plano, descrição e fundamentação das atividades realizadas, reflexão crítica dos resultados e o seu contributo para o desenvolvimento profissional do docente e um estudo sobre as metodologias aplicadas pelos professores de História e de Geografia, em contexto de aula. A análise dos resultados permitem-nos apreciar a frequência do uso de determinadas metodologias, e também estabelecer algumas relações entre as opções tomadas e a realidade do território educativo onde se insere a escola. Com a realização deste relatório cheguei à conclusão que um professor reflexivo é um profissional que pensa permanentemente sobre as suas práticas mas é, simultaneamente, um ser aberto à inovação com vista a uma reconstrução constante dos seus saberes e metodologias. The present report has been prepared in the context of Pedagogical Practice in History and Geography performed during the academic year 2013/2014, in School Eb2.3 D. Manuel Faria e Sousa, located in Felgueiras, with a duration of 120 hours in total; and has as physically agree to give the whole context of Pedagogical Practice: description of the context, explanation of the plan, description and rationale of the activities carried out, critical reflection of the results and their contribution to the professional development of teachers and a study on the methodologies applied by teachers of History and Geography, in the context of classrooms. The analysis of the results allow us to enjoy the frequency of the use of certain methodologies, and also establish some relations between the choices made and the reality of educational territory where you enter the school. With the completion of this report came to the conclusion that a reflective teacher is a professional who thinks constantly about their practices but is, simultaneously, a be open to innovation with a view to rebuilding constant of his knowledge and methodologies.
id RCAP_48b8c6a4c2e4d60bb98714aaaa4fbbd2
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/680
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reflexão e metodologia: no ensino da História e Geografia.EnsinoReflexãoPrática pedagógicaMetodologia de ensinoEducationReflectionEducational practiceTeaching methodologyTMEHGO presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática Pedagógica em História e Geografia realizada no ano letivo 2013/2014, na Escola Eb2.3 D. Manuel Faria e Sousa, localizada em Felgueiras, com uma duração de 120 horas no total; e tem como intensão dar a conhecer todo o contexto da Prática Pedagógica: descrição do contexto, explicitação do plano, descrição e fundamentação das atividades realizadas, reflexão crítica dos resultados e o seu contributo para o desenvolvimento profissional do docente e um estudo sobre as metodologias aplicadas pelos professores de História e de Geografia, em contexto de aula. A análise dos resultados permitem-nos apreciar a frequência do uso de determinadas metodologias, e também estabelecer algumas relações entre as opções tomadas e a realidade do território educativo onde se insere a escola. Com a realização deste relatório cheguei à conclusão que um professor reflexivo é um profissional que pensa permanentemente sobre as suas práticas mas é, simultaneamente, um ser aberto à inovação com vista a uma reconstrução constante dos seus saberes e metodologias. The present report has been prepared in the context of Pedagogical Practice in History and Geography performed during the academic year 2013/2014, in School Eb2.3 D. Manuel Faria e Sousa, located in Felgueiras, with a duration of 120 hours in total; and has as physically agree to give the whole context of Pedagogical Practice: description of the context, explanation of the plan, description and rationale of the activities carried out, critical reflection of the results and their contribution to the professional development of teachers and a study on the methodologies applied by teachers of History and Geography, in the context of classrooms. The analysis of the results allow us to enjoy the frequency of the use of certain methodologies, and also establish some relations between the choices made and the reality of educational territory where you enter the school. With the completion of this report came to the conclusion that a reflective teacher is a professional who thinks constantly about their practices but is, simultaneously, a be open to innovation with a view to rebuilding constant of his knowledge and methodologies.Orientação: Prof.ª Doutora Marta Abelha,Prof.ª Doutora Isabel Freitas e Prof.º Doutor Bruno Martins.2014-04-01T11:25:11Z2014-04-012013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfMoreira, M.A.F.(2013). Reflexão e metodologia: no ensino da História e Geografia. Dissertação de Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/680http://hdl.handle.net/11328/680Moreira, M.A.F.(2013). Reflexão e metodologia: no ensino da História e Geografia. Dissertação de Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/680http://hdl.handle.net/11328/680TID:201485796porCota: TMEHG 16Moreira, Marina Andreia Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:06:54Zoai:repositorio.upt.pt:11328/680Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:43.069742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão e metodologia: no ensino da História e Geografia.
title Reflexão e metodologia: no ensino da História e Geografia.
spellingShingle Reflexão e metodologia: no ensino da História e Geografia.
Moreira, Marina Andreia Fonseca
Ensino
Reflexão
Prática pedagógica
Metodologia de ensino
Education
Reflection
Educational practice
Teaching methodology
TMEHG
title_short Reflexão e metodologia: no ensino da História e Geografia.
title_full Reflexão e metodologia: no ensino da História e Geografia.
title_fullStr Reflexão e metodologia: no ensino da História e Geografia.
title_full_unstemmed Reflexão e metodologia: no ensino da História e Geografia.
title_sort Reflexão e metodologia: no ensino da História e Geografia.
author Moreira, Marina Andreia Fonseca
author_facet Moreira, Marina Andreia Fonseca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Marina Andreia Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Reflexão
Prática pedagógica
Metodologia de ensino
Education
Reflection
Educational practice
Teaching methodology
TMEHG
topic Ensino
Reflexão
Prática pedagógica
Metodologia de ensino
Education
Reflection
Educational practice
Teaching methodology
TMEHG
description O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática Pedagógica em História e Geografia realizada no ano letivo 2013/2014, na Escola Eb2.3 D. Manuel Faria e Sousa, localizada em Felgueiras, com uma duração de 120 horas no total; e tem como intensão dar a conhecer todo o contexto da Prática Pedagógica: descrição do contexto, explicitação do plano, descrição e fundamentação das atividades realizadas, reflexão crítica dos resultados e o seu contributo para o desenvolvimento profissional do docente e um estudo sobre as metodologias aplicadas pelos professores de História e de Geografia, em contexto de aula. A análise dos resultados permitem-nos apreciar a frequência do uso de determinadas metodologias, e também estabelecer algumas relações entre as opções tomadas e a realidade do território educativo onde se insere a escola. Com a realização deste relatório cheguei à conclusão que um professor reflexivo é um profissional que pensa permanentemente sobre as suas práticas mas é, simultaneamente, um ser aberto à inovação com vista a uma reconstrução constante dos seus saberes e metodologias. The present report has been prepared in the context of Pedagogical Practice in History and Geography performed during the academic year 2013/2014, in School Eb2.3 D. Manuel Faria e Sousa, located in Felgueiras, with a duration of 120 hours in total; and has as physically agree to give the whole context of Pedagogical Practice: description of the context, explanation of the plan, description and rationale of the activities carried out, critical reflection of the results and their contribution to the professional development of teachers and a study on the methodologies applied by teachers of History and Geography, in the context of classrooms. The analysis of the results allow us to enjoy the frequency of the use of certain methodologies, and also establish some relations between the choices made and the reality of educational territory where you enter the school. With the completion of this report came to the conclusion that a reflective teacher is a professional who thinks constantly about their practices but is, simultaneously, a be open to innovation with a view to rebuilding constant of his knowledge and methodologies.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-04-01T11:25:11Z
2014-04-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Moreira, M.A.F.(2013). Reflexão e metodologia: no ensino da História e Geografia. Dissertação de Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/680
http://hdl.handle.net/11328/680
Moreira, M.A.F.(2013). Reflexão e metodologia: no ensino da História e Geografia. Dissertação de Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/680
http://hdl.handle.net/11328/680
TID:201485796
identifier_str_mv Moreira, M.A.F.(2013). Reflexão e metodologia: no ensino da História e Geografia. Dissertação de Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/680
TID:201485796
url http://hdl.handle.net/11328/680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TMEHG 16
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134957911670784