Uma reflexão sobre as metodologias no ensino da História e Geografia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Sandra Maria da Cunha
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1644
Resumo: O relatório final de Estágio Pedagógico e Geografia no 3º ciclo do Ensino apresentado à Universidade Portucalense serve para cumprimento dos requisitos necessários para obtenção de grau de Mestre em Ensino da História de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário. Este foi realizado com a orientação da Professora Doutora Isabel Vaz de Freitas e da Professora Marta Abelha. Este relatório de estágio foi elaborado como parte integrante e final do percurso no estágio integrado nas unidades curriculares desenvolvidas ao longo do Mestrado com o objetivo de refletir e analisar o decorrer do mesmo e aglutinar as experiências proporcionadas e vivenciadas no seu percurso. O estágio foi desenvolvido, no ano letivo 2012/2013, na Escola EB 2/3 de Frazão em Paços de Ferreira e teve a duração de 120 horas. Este relatório tem como objetivo dar a conhecer o contexto da Prática Pedagógica fazendo a descrição do contexto, explicitação do plano, descrição e fundamentação das atividades realizadas, reflexão e critica dos resultados e o contributo destes para o desenvolvimento profissional do docente apresentando por fim, as metodologias aplicadas pelos professores de História e Geografia em contexto de sala de aula. A análise feita dos resultados, permite-nos verificar a frequência do uso de algumas metodologias bem como, conhecer algumas opções metodológicas tomadas pelos docentes, segundo a perspetiva dos alunos participantes no estudo. Com a realização do estágio pude perceber que o sucesso da aprendizagem em História e Geografia para além de pressupor uma aprendizagem ativa e significativa por parte dos alunos, exige sobretudo uma reflexão diária por parte do docente sobre as suas práticas de ensino para que os alunos possam da melhor forma possível adquirir saberes e competências tornando a aprendizagem bem-sucedida.
id RCAP_ca6551c036a81eaab88489f0a9283869
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/1644
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Uma reflexão sobre as metodologias no ensino da História e Geografia.EnsinoReflexãoPrática PedagógicaMetodologias de ensinoEducationReflectionTeaching practiceTeaching methodologiesO relatório final de Estágio Pedagógico e Geografia no 3º ciclo do Ensino apresentado à Universidade Portucalense serve para cumprimento dos requisitos necessários para obtenção de grau de Mestre em Ensino da História de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário. Este foi realizado com a orientação da Professora Doutora Isabel Vaz de Freitas e da Professora Marta Abelha. Este relatório de estágio foi elaborado como parte integrante e final do percurso no estágio integrado nas unidades curriculares desenvolvidas ao longo do Mestrado com o objetivo de refletir e analisar o decorrer do mesmo e aglutinar as experiências proporcionadas e vivenciadas no seu percurso. O estágio foi desenvolvido, no ano letivo 2012/2013, na Escola EB 2/3 de Frazão em Paços de Ferreira e teve a duração de 120 horas. Este relatório tem como objetivo dar a conhecer o contexto da Prática Pedagógica fazendo a descrição do contexto, explicitação do plano, descrição e fundamentação das atividades realizadas, reflexão e critica dos resultados e o contributo destes para o desenvolvimento profissional do docente apresentando por fim, as metodologias aplicadas pelos professores de História e Geografia em contexto de sala de aula. A análise feita dos resultados, permite-nos verificar a frequência do uso de algumas metodologias bem como, conhecer algumas opções metodológicas tomadas pelos docentes, segundo a perspetiva dos alunos participantes no estudo. Com a realização do estágio pude perceber que o sucesso da aprendizagem em História e Geografia para além de pressupor uma aprendizagem ativa e significativa por parte dos alunos, exige sobretudo uma reflexão diária por parte do docente sobre as suas práticas de ensino para que os alunos possam da melhor forma possível adquirir saberes e competências tornando a aprendizagem bem-sucedida.The final report of Teacher Training and Geography in the 3rd cycle of Education presented to Portucalense University serves to fulfill the necessary requirements for obtaining a Master's degree in Geography and History Teaching in the 3rd and secondary education cycles. This was done under the guidance of Professor Isabel Vaz de Freitas and Professor Marta Abelha. This Teacher Training report was elaborated as an integrated part and final stage from the integrated Teacher training in the curricular units developed throughout the Master, with the goal of reflecting and analyzing the course of the same and put together the experiences provided and experienced in its course. The Teacher Training was developed in the academic year 2012/2013, at EB 2/3 Frazão School, in Paços de Ferreira, and lasted 120 hours. This report aims to present the context of the Pedagogical Practice making a description of the context, explanation of the plan, description and justification of the performed activities, reflection and criticism of the results and their input into the professional development of teachers presenting, at last, methodologies applied by history and geography teachers in the classroom context. The analysis of the results allows us to check the frequency of use of some methodologies as well, meet some methodological choices made by teachers, according to the perspective of the students that participated in the study. With the completion of Teacher training I realized that the success of learning in History and Geography, in addition to assume an active and meaningful learning by the students, especially requires a daily reflection on the part of teachers about their teaching practices so that students can, the best possible way, acquire knowledge and skills making a successful learning.2016-11-16T12:32:09Z2015-09-01T00:00:00Z2015-092015-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1644TID:201426595porLeite, Sandra Maria da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:54ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Uma reflexão sobre as metodologias no ensino da História e Geografia.
title Uma reflexão sobre as metodologias no ensino da História e Geografia.
spellingShingle Uma reflexão sobre as metodologias no ensino da História e Geografia.
Leite, Sandra Maria da Cunha
Ensino
Reflexão
Prática Pedagógica
Metodologias de ensino
Education
Reflection
Teaching practice
Teaching methodologies
title_short Uma reflexão sobre as metodologias no ensino da História e Geografia.
title_full Uma reflexão sobre as metodologias no ensino da História e Geografia.
title_fullStr Uma reflexão sobre as metodologias no ensino da História e Geografia.
title_full_unstemmed Uma reflexão sobre as metodologias no ensino da História e Geografia.
title_sort Uma reflexão sobre as metodologias no ensino da História e Geografia.
author Leite, Sandra Maria da Cunha
author_facet Leite, Sandra Maria da Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Sandra Maria da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Reflexão
Prática Pedagógica
Metodologias de ensino
Education
Reflection
Teaching practice
Teaching methodologies
topic Ensino
Reflexão
Prática Pedagógica
Metodologias de ensino
Education
Reflection
Teaching practice
Teaching methodologies
description O relatório final de Estágio Pedagógico e Geografia no 3º ciclo do Ensino apresentado à Universidade Portucalense serve para cumprimento dos requisitos necessários para obtenção de grau de Mestre em Ensino da História de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário. Este foi realizado com a orientação da Professora Doutora Isabel Vaz de Freitas e da Professora Marta Abelha. Este relatório de estágio foi elaborado como parte integrante e final do percurso no estágio integrado nas unidades curriculares desenvolvidas ao longo do Mestrado com o objetivo de refletir e analisar o decorrer do mesmo e aglutinar as experiências proporcionadas e vivenciadas no seu percurso. O estágio foi desenvolvido, no ano letivo 2012/2013, na Escola EB 2/3 de Frazão em Paços de Ferreira e teve a duração de 120 horas. Este relatório tem como objetivo dar a conhecer o contexto da Prática Pedagógica fazendo a descrição do contexto, explicitação do plano, descrição e fundamentação das atividades realizadas, reflexão e critica dos resultados e o contributo destes para o desenvolvimento profissional do docente apresentando por fim, as metodologias aplicadas pelos professores de História e Geografia em contexto de sala de aula. A análise feita dos resultados, permite-nos verificar a frequência do uso de algumas metodologias bem como, conhecer algumas opções metodológicas tomadas pelos docentes, segundo a perspetiva dos alunos participantes no estudo. Com a realização do estágio pude perceber que o sucesso da aprendizagem em História e Geografia para além de pressupor uma aprendizagem ativa e significativa por parte dos alunos, exige sobretudo uma reflexão diária por parte do docente sobre as suas práticas de ensino para que os alunos possam da melhor forma possível adquirir saberes e competências tornando a aprendizagem bem-sucedida.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01T00:00:00Z
2015-09
2015-06
2016-11-16T12:32:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/1644
TID:201426595
url http://hdl.handle.net/11328/1644
identifier_str_mv TID:201426595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302550145400832