Conceções, dificuldades e práticas dos professores de Estatística no ensino superior em São Tomé e Príncipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espírito Santo, Maria do Céu Viegas de Carvalho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/16183
Resumo: Em qualquer nível de ensino a disciplina de Estatística apresenta como objetivo fundamental capacitar o cidadão e o profissional de forma a torná-lo competente para raciocinar estatisticamente, pelo que torna-se necessário que o ensino praticado vá no sentido do seu cumprimento. O presente estudo surgiu na senda deste propósito e teve como principais objetivos compreender as conceções dos professores sobre o ensino da Estatística, conhecer as dificuldades sentidas no ensino deste tema e identificar as práticas de ensino utilizadas nas aulas. Ao encontro dos objetivos delineados, o enquadramento teórico aborda temas relacionados com o conhecimento profissional do professor de Estatística, as conceções e crenças dos professores acerca do ensino da Estatística, as práticas utilizadas no ensino deste tema e as dificuldades dos professores no ensino do mesmo. O estudo desenvolveu-se seguindo uma metodologia qualitativa com a realização de dois estudos de caso. Os participantes foram dois professores que lecionam a disciplina de Estatística no Ensino Superior em São Tomé e Príncipe. Para a recolha de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e observação de aulas. Para a análise dos dados foram criadas categorias com base nos objetivos do estudo e no enquadramento teórico do mesmo. O estudo realizado permite concluir que os professores estão cientes que para a concretização dos objetivos do ensino da Estatística necessitam tanto do conhecimento de conteúdo a lecionar como do conhecimento didático, incluindo o conhecimento sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos e a capacidade de levar os alunos a conhecer a importância da Estatística. No que concerne ao desenvolvimento profissional dos professores de Estatística, os participantes neste estudo acreditam que a colaboração entre os professores tem um papel preponderante, ganhando maior importância a colaboração entre professores em início de carreira e os mais experientes. Conclui-se também que os professores estão cientes das dificuldades dos alunos na aprendizagem do tema de Estatística e apontam como estratégia a ii diminuição do ritmo das aulas e a realização de aulas práticas, mas condicionam a aplicação destas estratégias ao tempo disponível. Em relação às dificuldades sentidas no processo de ensino-aprendizagem, verificou-se que os dois professores tiveram um contacto reduzido com a Estatística e nenhum estudou didática da estatística. Os professores também revelaram dificuldades relacionadas com a inserção na instituição de ensino, nomeadamente aquando do início da sua carreira profissional. O estudo revelou igualmente dificuldades em relação ao domínio dos conteúdos a lecionar e em relação as condições de trabalho. No que concerne a prática de sala de aula, os dois professores adotaram uma metodologia centrada na apresentação teórica dos conceitos seguida de apresentação de exemplos simples de aplicação visando o desenvolvimento de competências ligadas a memorização, domínio de procedimentos e cálculos. Privilegiaram tarefas do tipo exercícios embora reconheçam a importância de tarefas que envolvem formulação de questões, planeamento do estudo, tomada de decisão sobre dados a recolher, tratamento, análise e interpretação dos resultados. Esse conjunto de tarefas tem papel preponderante na apreciação das dificuldades por parte dos alunos e no despertar do seu interesse na Estatística enquanto instrumento de resolução de problemas de vida real. Quanto à forma de organização dos alunos na sala de aulas, os dois professores preferiram a realização de trabalhos individuais por parte dos alunos por não reconhecerem as vantagens da realização de trabalhos de grupo. Quanto à forma de questionamento, ambos professores dirigem as questões a toda a turma, por julgarem ser esta a forma de possibilitarem o desenvolvimento da comunicação e uma maior interação entre os alunos.
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Ao encontro dos objetivos delineados, o enquadramento teórico aborda temas relacionados com o conhecimento profissional do professor de Estatística, as conceções e crenças dos professores acerca do ensino da Estatística, as práticas utilizadas no ensino deste tema e as dificuldades dos professores no ensino do mesmo. O estudo desenvolveu-se seguindo uma metodologia qualitativa com a realização de dois estudos de caso. Os participantes foram dois professores que lecionam a disciplina de Estatística no Ensino Superior em São Tomé e Príncipe. Para a recolha de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e observação de aulas. Para a análise dos dados foram criadas categorias com base nos objetivos do estudo e no enquadramento teórico do mesmo. O estudo realizado permite concluir que os professores estão cientes que para a concretização dos objetivos do ensino da Estatística necessitam tanto do conhecimento de conteúdo a lecionar como do conhecimento didático, incluindo o conhecimento sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos e a capacidade de levar os alunos a conhecer a importância da Estatística. No que concerne ao desenvolvimento profissional dos professores de Estatística, os participantes neste estudo acreditam que a colaboração entre os professores tem um papel preponderante, ganhando maior importância a colaboração entre professores em início de carreira e os mais experientes. Conclui-se também que os professores estão cientes das dificuldades dos alunos na aprendizagem do tema de Estatística e apontam como estratégia a ii diminuição do ritmo das aulas e a realização de aulas práticas, mas condicionam a aplicação destas estratégias ao tempo disponível. Em relação às dificuldades sentidas no processo de ensino-aprendizagem, verificou-se que os dois professores tiveram um contacto reduzido com a Estatística e nenhum estudou didática da estatística. Os professores também revelaram dificuldades relacionadas com a inserção na instituição de ensino, nomeadamente aquando do início da sua carreira profissional. O estudo revelou igualmente dificuldades em relação ao domínio dos conteúdos a lecionar e em relação as condições de trabalho. No que concerne a prática de sala de aula, os dois professores adotaram uma metodologia centrada na apresentação teórica dos conceitos seguida de apresentação de exemplos simples de aplicação visando o desenvolvimento de competências ligadas a memorização, domínio de procedimentos e cálculos. Privilegiaram tarefas do tipo exercícios embora reconheçam a importância de tarefas que envolvem formulação de questões, planeamento do estudo, tomada de decisão sobre dados a recolher, tratamento, análise e interpretação dos resultados. Esse conjunto de tarefas tem papel preponderante na apreciação das dificuldades por parte dos alunos e no despertar do seu interesse na Estatística enquanto instrumento de resolução de problemas de vida real. Quanto à forma de organização dos alunos na sala de aulas, os dois professores preferiram a realização de trabalhos individuais por parte dos alunos por não reconhecerem as vantagens da realização de trabalhos de grupo. Quanto à forma de questionamento, ambos professores dirigem as questões a toda a turma, por julgarem ser esta a forma de possibilitarem o desenvolvimento da comunicação e uma maior interação entre os alunos.At any teaching level Statistic presents as its main goal the preparation of the citizen and the professional so as to render him able to reason statistically, it thus becoming necessary for the teaching undertaken to fulfil this aim. The present study rose from this goal and had as main objectives to understand the conceptions of teachers about the teaching of statistics, to access the difficulties felt when teaching this subject and to identify teaching practices used in class. Meeting the stated goals the theoretical framework approaches themes connect with the professional knowledge of the Statistics teacher, conceptions and beliefs of teachers about teaching Statistics, practices used when teaching this subject and teachers’ difficulties regarding its teaching The study took place according to a qualitative methodology, undertaking two case studies. Participants were two lectures who teach Statistics in the Higher Education Level in São Tomé e Príncipe. For data gathering semi-structured interviews were used as well as classroom observation. Categories were created for data analysis based on the study objectives and in its theoretical framework. The analysis performed allows us to conclude that teachers are aware that to fulfil the goals of Statistics teaching they need both the knowledge of the content matter to teach and didactic knowledge, including knowledge about student’s learning difficulties and the ability to make students understand the importance of statistics. Regarding professional development of Statistics teachers, participants in this study believe that cooperation between teachers has a major role, cooperation between teachers in the early stages of their career and more seasoned professionals being particularly relevant The conclusion is also reached that teachers are aware that students feel difficulties in learning the subject of Statistics and point as a remediative strategy the slowing down of the rhythm of classes and the performing of larger amounts of practice, but applying these strategies is largely conditioned by the amount of time available. iv Regarding difficulties, it has been found out that both lecturers had reduced contact with Statistics and that none has studied didactics of Statistics. Both lecturers also showed difficulties regarding their integration within the teaching institution, both having stated the need for the institution to pay more attention to the needs of lecturers in the early stages of their professional career. The study has likewise shown difficulties regarding full domain of the subject matter to be taught and working conditions. Regarding classroom practice, both teachers opted for a methodology centred around a theoretical presentation of the concepts, followed by the presentation of a simple application example, aiming at the development of competencies connected with rote learning, procedural skills and calculus. Exercise like tasks were favoured, although they recognize the importance of tasks involving stating questions, decision making on data gathered, treatment, analysis and interpretation of results when appreciating student’s difficulties and the bourgeoning of their interest for Statistics as an instrument for solving real life issues. Concerning student organization within the classroom, both lecturers favoured undertaking individual student work being unaware of benefits of group work. As for questions asked, both lectures addressed their question to the collective, allowing for the development of communication and a bigger interaction among students.Martins, CristinaBiblioteca Digital do IPBEspírito Santo, Maria do Céu Viegas de Carvalho2018-03-05T14:33:29Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/16183TID:201394286porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:37:08Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/16183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:23.071789Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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