Conceções e práticas de professores sobre a história no ensino da matemática num contexto de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Patrícia Ana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Clain, Teresa Costa, Costa, Cecília, Pinto, Hélder, Ribeiro, António, Gomes, Helena, Menezes, Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33200
Resumo: Introdução: A História da Matemática (HM) tem atraído autores de diversas áreas, dada a sua relevância como campo de investigação. De entre eles, os educadores matemáticos procuram perceber os contributos que a HM pode dar para a compreensão da natureza da Matemática e também como ela pode ser usada no ensino, de modo a promover aprendizagens ricas e significativas. Neste processo, o professor de Matemática é uma figura-chave que importa conhecer melhor, ao nível das suas conceções, práticas e processos de formação em HM. Objetivos: Conhecer as conceções e as práticas dos professores de Matemática participantes na formação sobre a utilização da HM no ensino da disciplina, no início da formação; Compreender o impacto da formação nas conceções e nas práticas dos professores de Matemática participantes, sobre HM. Métodos: O estudo, que se desenvolve no contexto de uma oficina de formação (OF), adota uma metodologia mista, assentando a recolha na aplicação de um questionário on-line a 12 professores participantes numa OF sobre HM. Para além disso, recorreu-se a notas de campo e registos documentais produzidos pelos professores. Conclusão: O estudo permitiu concluir que quando os professores participam em formação (contínua) que privilegia tarefas ricas que envolvem HM enquadrada em conteúdos programáticos matemáticos específicos, num ambiente reflexivo e colaborativo e com experimentação nas suas práticas, tendem a reconhecer as potencialidades do uso da HM no ensino e a valorizá-las, introduzindo-a nas suas práticas.
id RCAP_d57b6faaba545b132d3808054bb2c305
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/33200
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conceções e práticas de professores sobre a história no ensino da matemática num contexto de formaçãoHistória da matemáticaEnsino da matemáticaFormação de professoresConceções e práticas de professoresIntrodução: A História da Matemática (HM) tem atraído autores de diversas áreas, dada a sua relevância como campo de investigação. De entre eles, os educadores matemáticos procuram perceber os contributos que a HM pode dar para a compreensão da natureza da Matemática e também como ela pode ser usada no ensino, de modo a promover aprendizagens ricas e significativas. Neste processo, o professor de Matemática é uma figura-chave que importa conhecer melhor, ao nível das suas conceções, práticas e processos de formação em HM. Objetivos: Conhecer as conceções e as práticas dos professores de Matemática participantes na formação sobre a utilização da HM no ensino da disciplina, no início da formação; Compreender o impacto da formação nas conceções e nas práticas dos professores de Matemática participantes, sobre HM. Métodos: O estudo, que se desenvolve no contexto de uma oficina de formação (OF), adota uma metodologia mista, assentando a recolha na aplicação de um questionário on-line a 12 professores participantes numa OF sobre HM. Para além disso, recorreu-se a notas de campo e registos documentais produzidos pelos professores. Conclusão: O estudo permitiu concluir que quando os professores participam em formação (contínua) que privilegia tarefas ricas que envolvem HM enquadrada em conteúdos programáticos matemáticos específicos, num ambiente reflexivo e colaborativo e com experimentação nas suas práticas, tendem a reconhecer as potencialidades do uso da HM no ensino e a valorizá-las, introduzindo-a nas suas práticas.Introduction: The History of Mathematics (HM) has attracted authors from various fields, given its relevance as a field of research. Among them, mathematical educators seek to understand the contributions HM can give to understand the nature of Mathematics and also how it can be used in teaching in order to promote rich and meaningful learning. In this process, the mathematics’ teacher is a key figure that it is important to know better, namely his conceptions, practices and training processes in HM. Objectives: To know the conceptions and practices of mathematics teachers participating in the TW on the use of HM in the teaching of the discipline, at the beginning of the training; understand the impact of training on the conceptions and practices on MH of the participating mathematics’ teachers. Methods: This study, which is developed in the context of a training workshop (TW), adopts a mixed methodology, based on an on-line questionnaire applied to 12 participating teachers in an TW on MH. Additionally, field notes and documentary records produced by teachers were used. Conclusion: The study allowed us to conclude that when teachers participate in (continuous) training that privileges rich tasks involving HM, framed in specific mathematical programmatic contents, in a reflective and collaborative environment and with experimentation in their practices, they tend to recognize the potentialities of the use of HM in teaching and to value them, introducing it in their practices.Introducción: La Historia de las Matemáticas (HM) ha atraído a autores de diversos campos, dada su relevancia como campo de investigación. Entre ellos, los educadores matemáticos buscan entender las contribuciones que la HM puede hacer para entender la naturaleza de las matemáticas y también cómo se puede utilizar en la enseñanza con el fin de promover el aprendizaje rico y significativo. En este proceso, el profesor de matemáticas es una figura clave que es importante conocer mejor, a nivel de sus concepciones, prácticas y procesos de formación en HM. Objetivos: Conocer las concepciones y prácticas de los profesores de matemáticas que participan en la formación sobre el uso del HM en la enseñanza de la disciplina, al comienzo de la formación; comprender el impacto de la formación en los diseños y prácticas de los profesores de Matemáticas participantes en HM. Métodos: El estudio, que se desarrolla en el contexto de un taller de formación (TF), adopta una metodología mixta, basada en la recopilación de un cuestionario en línea a 12 profesores que participan en un TF en HM. Además, se utilizaron notas de campo y registros documentales producidos por profesores. Conclusión: El estudio nos permitió concluir que cuando los profesores participan en una formación (continua) que privilegia tareas ricas que implican HM enmarcadas en contenidos matemáticos programáticos específicos, en un entorno reflexivo y colaborativo y con experimentación en sus prácticas, tienden a reconocer las potencialidades del uso dela HM en la enseñanza y a valorarlos, presentándolos en sus prácticas.Instituto Politécnico de Viseu (IPV)2022-02-16T10:13:14Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33200por0873-301510.29352/mill029e.23812Martins, Patrícia AnaClain, Teresa CostaCosta, CecíliaPinto, HélderRibeiro, AntónioGomes, HelenaMenezes, Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:03:39Zoai:ria.ua.pt:10773/33200Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:35.451982Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conceções e práticas de professores sobre a história no ensino da matemática num contexto de formação
title Conceções e práticas de professores sobre a história no ensino da matemática num contexto de formação
spellingShingle Conceções e práticas de professores sobre a história no ensino da matemática num contexto de formação
Martins, Patrícia Ana
História da matemática
Ensino da matemática
Formação de professores
Conceções e práticas de professores
title_short Conceções e práticas de professores sobre a história no ensino da matemática num contexto de formação
title_full Conceções e práticas de professores sobre a história no ensino da matemática num contexto de formação
title_fullStr Conceções e práticas de professores sobre a história no ensino da matemática num contexto de formação
title_full_unstemmed Conceções e práticas de professores sobre a história no ensino da matemática num contexto de formação
title_sort Conceções e práticas de professores sobre a história no ensino da matemática num contexto de formação
author Martins, Patrícia Ana
author_facet Martins, Patrícia Ana
Clain, Teresa Costa
Costa, Cecília
Pinto, Hélder
Ribeiro, António
Gomes, Helena
Menezes, Luís
author_role author
author2 Clain, Teresa Costa
Costa, Cecília
Pinto, Hélder
Ribeiro, António
Gomes, Helena
Menezes, Luís
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Patrícia Ana
Clain, Teresa Costa
Costa, Cecília
Pinto, Hélder
Ribeiro, António
Gomes, Helena
Menezes, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv História da matemática
Ensino da matemática
Formação de professores
Conceções e práticas de professores
topic História da matemática
Ensino da matemática
Formação de professores
Conceções e práticas de professores
description Introdução: A História da Matemática (HM) tem atraído autores de diversas áreas, dada a sua relevância como campo de investigação. De entre eles, os educadores matemáticos procuram perceber os contributos que a HM pode dar para a compreensão da natureza da Matemática e também como ela pode ser usada no ensino, de modo a promover aprendizagens ricas e significativas. Neste processo, o professor de Matemática é uma figura-chave que importa conhecer melhor, ao nível das suas conceções, práticas e processos de formação em HM. Objetivos: Conhecer as conceções e as práticas dos professores de Matemática participantes na formação sobre a utilização da HM no ensino da disciplina, no início da formação; Compreender o impacto da formação nas conceções e nas práticas dos professores de Matemática participantes, sobre HM. Métodos: O estudo, que se desenvolve no contexto de uma oficina de formação (OF), adota uma metodologia mista, assentando a recolha na aplicação de um questionário on-line a 12 professores participantes numa OF sobre HM. Para além disso, recorreu-se a notas de campo e registos documentais produzidos pelos professores. Conclusão: O estudo permitiu concluir que quando os professores participam em formação (contínua) que privilegia tarefas ricas que envolvem HM enquadrada em conteúdos programáticos matemáticos específicos, num ambiente reflexivo e colaborativo e com experimentação nas suas práticas, tendem a reconhecer as potencialidades do uso da HM no ensino e a valorizá-las, introduzindo-a nas suas práticas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2021
2022-02-16T10:13:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/33200
url http://hdl.handle.net/10773/33200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-3015
10.29352/mill029e.23812
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu (IPV)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu (IPV)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137701201444864