A perceção de professores estagiários sobre situações problema no ensino da educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/7000 |
Resumo: | O presente estudo, teve como objetivo identificar e analisar quais as situações problema percecionadas pelo professor-estagiário na condução do ensino, durante o seu processo de formação inicial em estágio pedagógico em Educação Física. Participaram no estudo 37 professores-estagiários (25 homens e 12 mulheres). Assim este estudo tem por base uma metodologia qualitativa, numa primeira fase onde foi utilizada a técnica de incidentes críticos, para conhecer as dificuldades dos professores-estagiários. Numa segunda fase, as respostas, foram submetidas análise de conteúdo, utilizando na sua categorização as dimensões do ensino Siedentop. Para a análise dos resultados elaborámos tabelas de frequência relativa, a partir das quais estudámos as diferenças e semelhanças entre as perceções. Mais de metade dos inquiridos (51%) afirmou que as suas dificuldades têm origem na dimensão disciplina, apontando ainda razões de origem da instrução (22%), da gestão (16%) e por fim, adaptação a situações improváveis (11%). |
id |
RCAP_48c420d18ffe4dcf2ac1928ed3432c48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7000 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A perceção de professores estagiários sobre situações problema no ensino da educação físicaMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICACOMPORTAMENTO INDIVIDUALPROFESSORESDESPORTOSPORTPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGINDIVIDUAL BEHAVIOURTEACHERSO presente estudo, teve como objetivo identificar e analisar quais as situações problema percecionadas pelo professor-estagiário na condução do ensino, durante o seu processo de formação inicial em estágio pedagógico em Educação Física. Participaram no estudo 37 professores-estagiários (25 homens e 12 mulheres). Assim este estudo tem por base uma metodologia qualitativa, numa primeira fase onde foi utilizada a técnica de incidentes críticos, para conhecer as dificuldades dos professores-estagiários. Numa segunda fase, as respostas, foram submetidas análise de conteúdo, utilizando na sua categorização as dimensões do ensino Siedentop. Para a análise dos resultados elaborámos tabelas de frequência relativa, a partir das quais estudámos as diferenças e semelhanças entre as perceções. Mais de metade dos inquiridos (51%) afirmou que as suas dificuldades têm origem na dimensão disciplina, apontando ainda razões de origem da instrução (22%), da gestão (16%) e por fim, adaptação a situações improváveis (11%).The following study was conducted in order to identify and analyse which problematic situations were encountered by the intern teacher while lecturing, during his initial pedagogic internship formation in Physical Education. 37 trainee teachers (n=men and n=Women) partook in this study. Therefore, this study is based in a qualitative methodology where in a first stage the critical incidents technique was used, to identify the difficulties of the trainee teachers. In a second stage, the answers were submitted to a content analysis, using the dimensions of the Siedentop sport education for their categorization. We used relative frequency charts to analyse the results, from which we studied the differences and similarities between perceptions. More than half of the respondents (51%) stated that their difficulty came from the discipline dimension, from which (22%) pointed to the origin of the instruction , of the management (16%) and at last to the adaptation to improbable situations.2016-05-20T14:03:27Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7000TID:201326698porJardim, António Maria de Barros e Vasconcelos de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:55Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:02.044384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A perceção de professores estagiários sobre situações problema no ensino da educação física |
title |
A perceção de professores estagiários sobre situações problema no ensino da educação física |
spellingShingle |
A perceção de professores estagiários sobre situações problema no ensino da educação física Jardim, António Maria de Barros e Vasconcelos de Oliveira MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMPORTAMENTO INDIVIDUAL PROFESSORES DESPORTO SPORT PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING INDIVIDUAL BEHAVIOUR TEACHERS |
title_short |
A perceção de professores estagiários sobre situações problema no ensino da educação física |
title_full |
A perceção de professores estagiários sobre situações problema no ensino da educação física |
title_fullStr |
A perceção de professores estagiários sobre situações problema no ensino da educação física |
title_full_unstemmed |
A perceção de professores estagiários sobre situações problema no ensino da educação física |
title_sort |
A perceção de professores estagiários sobre situações problema no ensino da educação física |
author |
Jardim, António Maria de Barros e Vasconcelos de Oliveira |
author_facet |
Jardim, António Maria de Barros e Vasconcelos de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jardim, António Maria de Barros e Vasconcelos de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMPORTAMENTO INDIVIDUAL PROFESSORES DESPORTO SPORT PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING INDIVIDUAL BEHAVIOUR TEACHERS |
topic |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMPORTAMENTO INDIVIDUAL PROFESSORES DESPORTO SPORT PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING INDIVIDUAL BEHAVIOUR TEACHERS |
description |
O presente estudo, teve como objetivo identificar e analisar quais as situações problema percecionadas pelo professor-estagiário na condução do ensino, durante o seu processo de formação inicial em estágio pedagógico em Educação Física. Participaram no estudo 37 professores-estagiários (25 homens e 12 mulheres). Assim este estudo tem por base uma metodologia qualitativa, numa primeira fase onde foi utilizada a técnica de incidentes críticos, para conhecer as dificuldades dos professores-estagiários. Numa segunda fase, as respostas, foram submetidas análise de conteúdo, utilizando na sua categorização as dimensões do ensino Siedentop. Para a análise dos resultados elaborámos tabelas de frequência relativa, a partir das quais estudámos as diferenças e semelhanças entre as perceções. Mais de metade dos inquiridos (51%) afirmou que as suas dificuldades têm origem na dimensão disciplina, apontando ainda razões de origem da instrução (22%), da gestão (16%) e por fim, adaptação a situações improváveis (11%). |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2016-05-20T14:03:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/7000 TID:201326698 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/7000 |
identifier_str_mv |
TID:201326698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131217507909632 |