A perceção de professores estagiários sobre situações problema no ensino da educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardim, António Maria de Barros e Vasconcelos de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7000
Resumo: O presente estudo, teve como objetivo identificar e analisar quais as situações problema percecionadas pelo professor-estagiário na condução do ensino, durante o seu processo de formação inicial em estágio pedagógico em Educação Física. Participaram no estudo 37 professores-estagiários (25 homens e 12 mulheres). Assim este estudo tem por base uma metodologia qualitativa, numa primeira fase onde foi utilizada a técnica de incidentes críticos, para conhecer as dificuldades dos professores-estagiários. Numa segunda fase, as respostas, foram submetidas análise de conteúdo, utilizando na sua categorização as dimensões do ensino Siedentop. Para a análise dos resultados elaborámos tabelas de frequência relativa, a partir das quais estudámos as diferenças e semelhanças entre as perceções. Mais de metade dos inquiridos (51%) afirmou que as suas dificuldades têm origem na dimensão disciplina, apontando ainda razões de origem da instrução (22%), da gestão (16%) e por fim, adaptação a situações improváveis (11%).
id RCAP_48c420d18ffe4dcf2ac1928ed3432c48
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7000
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perceção de professores estagiários sobre situações problema no ensino da educação físicaMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICACOMPORTAMENTO INDIVIDUALPROFESSORESDESPORTOSPORTPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGINDIVIDUAL BEHAVIOURTEACHERSO presente estudo, teve como objetivo identificar e analisar quais as situações problema percecionadas pelo professor-estagiário na condução do ensino, durante o seu processo de formação inicial em estágio pedagógico em Educação Física. Participaram no estudo 37 professores-estagiários (25 homens e 12 mulheres). Assim este estudo tem por base uma metodologia qualitativa, numa primeira fase onde foi utilizada a técnica de incidentes críticos, para conhecer as dificuldades dos professores-estagiários. Numa segunda fase, as respostas, foram submetidas análise de conteúdo, utilizando na sua categorização as dimensões do ensino Siedentop. Para a análise dos resultados elaborámos tabelas de frequência relativa, a partir das quais estudámos as diferenças e semelhanças entre as perceções. Mais de metade dos inquiridos (51%) afirmou que as suas dificuldades têm origem na dimensão disciplina, apontando ainda razões de origem da instrução (22%), da gestão (16%) e por fim, adaptação a situações improváveis (11%).The following study was conducted in order to identify and analyse which problematic situations were encountered by the intern teacher while lecturing, during his initial pedagogic internship formation in Physical Education. 37 trainee teachers (n=men and n=Women) partook in this study. Therefore, this study is based in a qualitative methodology where in a first stage the critical incidents technique was used, to identify the difficulties of the trainee teachers. In a second stage, the answers were submitted to a content analysis, using the dimensions of the Siedentop sport education for their categorization. We used relative frequency charts to analyse the results, from which we studied the differences and similarities between perceptions. More than half of the respondents (51%) stated that their difficulty came from the discipline dimension, from which (22%) pointed to the origin of the instruction , of the management (16%) and at last to the adaptation to improbable situations.2016-05-20T14:03:27Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7000TID:201326698porJardim, António Maria de Barros e Vasconcelos de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:55Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:02.044384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perceção de professores estagiários sobre situações problema no ensino da educação física
title A perceção de professores estagiários sobre situações problema no ensino da educação física
spellingShingle A perceção de professores estagiários sobre situações problema no ensino da educação física
Jardim, António Maria de Barros e Vasconcelos de Oliveira
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
COMPORTAMENTO INDIVIDUAL
PROFESSORES
DESPORTO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
INDIVIDUAL BEHAVIOUR
TEACHERS
title_short A perceção de professores estagiários sobre situações problema no ensino da educação física
title_full A perceção de professores estagiários sobre situações problema no ensino da educação física
title_fullStr A perceção de professores estagiários sobre situações problema no ensino da educação física
title_full_unstemmed A perceção de professores estagiários sobre situações problema no ensino da educação física
title_sort A perceção de professores estagiários sobre situações problema no ensino da educação física
author Jardim, António Maria de Barros e Vasconcelos de Oliveira
author_facet Jardim, António Maria de Barros e Vasconcelos de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jardim, António Maria de Barros e Vasconcelos de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
COMPORTAMENTO INDIVIDUAL
PROFESSORES
DESPORTO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
INDIVIDUAL BEHAVIOUR
TEACHERS
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
COMPORTAMENTO INDIVIDUAL
PROFESSORES
DESPORTO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
INDIVIDUAL BEHAVIOUR
TEACHERS
description O presente estudo, teve como objetivo identificar e analisar quais as situações problema percecionadas pelo professor-estagiário na condução do ensino, durante o seu processo de formação inicial em estágio pedagógico em Educação Física. Participaram no estudo 37 professores-estagiários (25 homens e 12 mulheres). Assim este estudo tem por base uma metodologia qualitativa, numa primeira fase onde foi utilizada a técnica de incidentes críticos, para conhecer as dificuldades dos professores-estagiários. Numa segunda fase, as respostas, foram submetidas análise de conteúdo, utilizando na sua categorização as dimensões do ensino Siedentop. Para a análise dos resultados elaborámos tabelas de frequência relativa, a partir das quais estudámos as diferenças e semelhanças entre as perceções. Mais de metade dos inquiridos (51%) afirmou que as suas dificuldades têm origem na dimensão disciplina, apontando ainda razões de origem da instrução (22%), da gestão (16%) e por fim, adaptação a situações improváveis (11%).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-05-20T14:03:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7000
TID:201326698
url http://hdl.handle.net/10437/7000
identifier_str_mv TID:201326698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131217507909632