Educação em neurofisiologia da dor e exercício vs exercício: efetividade em jovens adultos universitários com dor cervical crónica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Ana Beatriz Amaral
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21522
Resumo: Enquadramento: A dor cervical é um problema de saúde pública que cada vez mais afeta os jovens adultos universitários. O exercício de baixa intensidade dos músculos profundos cervicais e dos estabilizadores da escápula é recomendado no tratamento de utentes com dor cervical. A educação em neurofisiologia da dor tem tido resultados positivos em utentes com dor lombar ou fibromialgia, mas o seu efeito na dor cervical está pouco estudado. Objetivos: Avaliar os efeitos de uma sessão de educação em neurofisiologia da dor vs. uma sessão de exercício e de um programa de 4 semanas de educação em neurofisiologia da dor e exercício vs. exercício a curto prazo (uma semana após o programa) e a médio prazo (3 meses após o programa), na intensidade da dor, incapacidade, medo do movimento, catastrofização associada à dor, conhecimentos em neurofisiologia da dor, resistência muscular e limiar de dor à pressão mecânica. Métodos: Um total de 52 jovens universitários com dor cervical foram divididos em dois grupos: um grupo recebeu exercício e o outro recebeu exercício e educação em neurofisiologia da dor. As sessões de ambos os grupos foram administradas com uma frequência de 1 vez por semana durante 4 semanas. Foram avaliadas a intensidade da dor (EVA), a incapacidade (Neck Disability Index), o medo do movimento (Tampa Scale of Kinesiophobia), a catastrofização (Escala de Catastrofização da Dor), o conhecimento em neurofisiologia da dor (Questionário de Neurofisiologia da Dor), o limiar de dor à pressão mecânica, a resistência dos flexores e extensores profundos da cervical e dos estabilizadores da escápula. Resultados: Verificou-se um efeito significativo no do tempo (p<0.05), mas não no grupo (p>0.05) na intensidade da dor, na incapacidade, no medo do movimento, na catastrofização, na resistência dos extensores e no limiar de dor à pressão mecânica no ponto médio do trapézio direito. Para a variável conhecimento em neurofisiologia da dor verificou-se uma interação significativa entre o tempo e o grupo (p<0.05). Conclusões: Com exceção da aquisição de conhecimento em neurofisiologia da dor, uma sessão de exercício e um programa de exercício, têm efeitos semelhantes a uma sessão de educação em neurofisiologia da dor e a um programa de educação em neurofisiologia da dor e exercício, respetivamente.
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Objetivos: Avaliar os efeitos de uma sessão de educação em neurofisiologia da dor vs. uma sessão de exercício e de um programa de 4 semanas de educação em neurofisiologia da dor e exercício vs. exercício a curto prazo (uma semana após o programa) e a médio prazo (3 meses após o programa), na intensidade da dor, incapacidade, medo do movimento, catastrofização associada à dor, conhecimentos em neurofisiologia da dor, resistência muscular e limiar de dor à pressão mecânica. Métodos: Um total de 52 jovens universitários com dor cervical foram divididos em dois grupos: um grupo recebeu exercício e o outro recebeu exercício e educação em neurofisiologia da dor. As sessões de ambos os grupos foram administradas com uma frequência de 1 vez por semana durante 4 semanas. Foram avaliadas a intensidade da dor (EVA), a incapacidade (Neck Disability Index), o medo do movimento (Tampa Scale of Kinesiophobia), a catastrofização (Escala de Catastrofização da Dor), o conhecimento em neurofisiologia da dor (Questionário de Neurofisiologia da Dor), o limiar de dor à pressão mecânica, a resistência dos flexores e extensores profundos da cervical e dos estabilizadores da escápula. Resultados: Verificou-se um efeito significativo no do tempo (p<0.05), mas não no grupo (p>0.05) na intensidade da dor, na incapacidade, no medo do movimento, na catastrofização, na resistência dos extensores e no limiar de dor à pressão mecânica no ponto médio do trapézio direito. Para a variável conhecimento em neurofisiologia da dor verificou-se uma interação significativa entre o tempo e o grupo (p<0.05). Conclusões: Com exceção da aquisição de conhecimento em neurofisiologia da dor, uma sessão de exercício e um programa de exercício, têm efeitos semelhantes a uma sessão de educação em neurofisiologia da dor e a um programa de educação em neurofisiologia da dor e exercício, respetivamente.Background: Neck pain is a health problem that is becoming more prevalent in the university young adults. Low intensity exercises of the deep neck extensors and flexors and of scapulae stabilizers are recommended when treating people with neck pain. Therapeutic neuroscience education (TNE) has showed positive results in patients with painful disorders such as fibromyalgia or low back pain, but its effects on neck pain are understudied. Aims: To investigate the effects of a TNE session versus an exercise session and a 4-week program of TNE and exercise versus exercise only, in the short term (one week after the end of the program) and in the medium term (3 months after) on pain intensity, disability, kinesiophobia, catastrophization, knowledge on pain neurophysiology, muscle endurance and pressure pain thresholds. Methods: A total of 52 young adults with neck pain were divided into two groups: one received exercise and the other received exercise and TNE. Both groups attended one session per week for 4 weeks. Pain intensity (VAS), disability (Neck Disability Index), kinesiophobia (TAMPA Scale of Kinesiophobia), catastrophizing (Pain Catastrophizing Scale), knowledge on pain neurophysiology (Neurophysiology of Pain Questionnaire), pressure pain thresholds (PPT) and deep neck flexors, deep neck extensors and scapulae stabilizers endurance were assessed. Results: A significant time effect (p<0,05), but not a group effect (p>0,05), was found for pain intensity, disability, kinesiophobia, catastrophizing, extensors endurance and the PPT of the middle point of the right upper trapezius. Regarding pain neurophysiology, a significant interaction between group and time was found (p<0,05). Conclusion: With the exception of neurophysiology of pain knowledge, an exercise session has similar effects to a TNE session and an exercise program has similar effects to a program of TNE and exercise.Universidade de Aveiro2018-07-22T04:00:26Z2016-07-21T00:00:00Z2016-07-212018-07-21T09:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21522TID:201559854porMatias, Ana Beatriz Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:23Zoai:ria.ua.pt:10773/21522Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:00.480508Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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