Altruísmo no Marketing de Causa e Percepção dos Millennials

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Julia Maringoni
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84518
Resumo: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
id RCAP_48df811384162e99b154a8c44384e9eb
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84518
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Altruísmo no Marketing de Causa e Percepção dos MillennialsAltruism in Cause-Related Marketing and Millennial PerceptionMarketing de CausaMillennialsCongruência marca-causaPercepção altruístaIntenção de compraCause-related marketingMillennialsbrand-cause fitaltruistic perceptionpurchase intentionDissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de EconomiaIn a world which is increasingly politicized and with louder and more public opinions, it’s important for brands to be in tune with the new and emerging consumer needs. In this way, the following study becomes relevant in the current economic and social frames. The present paper has as an objetive to relate the concept of cause-related marketing (CRM) and corporate social responsibility with the altruistic perception of them by the Millennials. CRM can be explained when a company embraces a specific cause and makes it part of their brand identity, which means that consumers feel that they are not only supporting a company, but also supporting a cause. The challenge that brands face is that CRM is seen in an altruistic way by consumers, and not just in a oportunistic manner with egoistic motivations. A quantitative research was used to measure the antecedents (background) and consequents of the perceived altruism in CRM. The quantitative research used as an instrument a questionnaire based on the brand Natura, which embraces an environmental and social cause in their Linha Ekos’s products, and in its brand identity. The following data was statistically analyzed in the software IBM SPSS AMOS 25 and based on the Structual Equation Model (SEM). The results identified that brand-cause fit and trust in CRM campaign influenced positively in the perceived CRM altruism, and that, as consequence, positively influences in the consumer cause identification, corporate image and purchase intention. The conclusion we can take from this study contribute that literature that seeks to understand the Millennial perception and adds to marketing literature when it puts altruistic motivation at the center of the study in the CRM context.Em um mundo cada vez mais politizado e com opiniões cada vez mais públicas, é importante que as marcas estejam em sintonia com as novas e crescentes necessidades dos consumidores. Dessa maneira, o estudo descrito a seguir se torna pertinente no atual quadro econômico e social. O presente trabalho tem como objetivo relacionar o conceito de Marketing de Causa (MDC) e responsabilidade social corporativa das empresas com a percepção altruísta dos mesmos pelos Millennials. O MDC pode ser explicado quando uma empresa abraça uma causa específica e a torna parte de sua identidade de marca, ou seja, os consumidores sentem que além de apoiarem uma marca, apoiam uma causa. O desafio que as marcas encontram é que seu marketing de causa seja visto como tendo motivações altruístas pelos consumidores, e não apenas de maneira oportunista com motivações egoístas. Foi adotada uma pesquisa quantitativa para medir os antecedentes e consequentes do altruísmo percebido no MDC. A pesquisa quantitativa teve como instrumento um questionário baseado na marca Natura, que adota uma causa ambiental e social em seus produtos da linha Ekos e em sua identidade de marca. Os dados foram analisados estatisticamente no software IBM SPSS AMOS 25 e baseada no Modelo das Equações Estruturais (MEE). Os resultados identificaram que a congruência entre marca e causa e a confiança na campanha de MDC influenciam no altruísmo percebido no MDC, que, como consequência, influencia positivamente da identificação entre consumidor e causa, imagem corporativa, e intenção de compra. As conclusões deste estudo contribuem para a literatura que visa entender a percepção dos Millennials e soma à literatura de marketing ao colocar a motivação altruísta como centro de estudo no contexto de MDC.2018-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84518http://hdl.handle.net/10316/84518TID:202159574porLopes, Julia Maringoniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-02-24T12:56:07Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84518Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:04.075736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Altruísmo no Marketing de Causa e Percepção dos Millennials
Altruism in Cause-Related Marketing and Millennial Perception
title Altruísmo no Marketing de Causa e Percepção dos Millennials
spellingShingle Altruísmo no Marketing de Causa e Percepção dos Millennials
Lopes, Julia Maringoni
Marketing de Causa
Millennials
Congruência marca-causa
Percepção altruísta
Intenção de compra
Cause-related marketing
Millennials
brand-cause fit
altruistic perception
purchase intention
title_short Altruísmo no Marketing de Causa e Percepção dos Millennials
title_full Altruísmo no Marketing de Causa e Percepção dos Millennials
title_fullStr Altruísmo no Marketing de Causa e Percepção dos Millennials
title_full_unstemmed Altruísmo no Marketing de Causa e Percepção dos Millennials
title_sort Altruísmo no Marketing de Causa e Percepção dos Millennials
author Lopes, Julia Maringoni
author_facet Lopes, Julia Maringoni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Julia Maringoni
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de Causa
Millennials
Congruência marca-causa
Percepção altruísta
Intenção de compra
Cause-related marketing
Millennials
brand-cause fit
altruistic perception
purchase intention
topic Marketing de Causa
Millennials
Congruência marca-causa
Percepção altruísta
Intenção de compra
Cause-related marketing
Millennials
brand-cause fit
altruistic perception
purchase intention
description Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84518
http://hdl.handle.net/10316/84518
TID:202159574
url http://hdl.handle.net/10316/84518
identifier_str_mv TID:202159574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133951404539904