Desenho como uma criança de 5 anos : traços e traumas na formação de educadoras de infância-professoras do primeiro ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana, 1980-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/38007
Resumo: This article focuses on a teaching experience with preservice early childhood educators and primary teachers, in order to bring them closer to the visual arts, with which they generally feel less confident. In it, we share two assignments that we have presented to them, concluding that, confronting their fears and getting involved in the artistic process has helped them to better understand this area of human knowledge, thus discovering meaning(s) for its learning in schools
id RCAP_48e2d0c259ae682b52199f56b702408f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/38007
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenho como uma criança de 5 anos : traços e traumas na formação de educadoras de infância-professoras do primeiro cicloDrawing like a 5 year old child : traits and traumas in the formation of early childhood educators-teachersEducação artísticaProfessores - FormaçãoProjecto artísticoAprendizagemCriticismoEnsaiosThis article focuses on a teaching experience with preservice early childhood educators and primary teachers, in order to bring them closer to the visual arts, with which they generally feel less confident. In it, we share two assignments that we have presented to them, concluding that, confronting their fears and getting involved in the artistic process has helped them to better understand this area of human knowledge, thus discovering meaning(s) for its learning in schoolsUniversidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-ArtesRepositório da Universidade de LisboaSousa, Ana, 1980-2019-05-02T15:35:23Z2018-092018-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleimage/jpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38007porIn: Matéria-prima. - Lisboa, 2013-. - Vol. 6, nº3 (Set./Dez. 2018)-, p. 119-132info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:35:29Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:56.286477Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenho como uma criança de 5 anos : traços e traumas na formação de educadoras de infância-professoras do primeiro ciclo
Drawing like a 5 year old child : traits and traumas in the formation of early childhood educators-teachers
title Desenho como uma criança de 5 anos : traços e traumas na formação de educadoras de infância-professoras do primeiro ciclo
spellingShingle Desenho como uma criança de 5 anos : traços e traumas na formação de educadoras de infância-professoras do primeiro ciclo
Sousa, Ana, 1980-
Educação artística
Professores - Formação
Projecto artístico
Aprendizagem
Criticismo
Ensaios
title_short Desenho como uma criança de 5 anos : traços e traumas na formação de educadoras de infância-professoras do primeiro ciclo
title_full Desenho como uma criança de 5 anos : traços e traumas na formação de educadoras de infância-professoras do primeiro ciclo
title_fullStr Desenho como uma criança de 5 anos : traços e traumas na formação de educadoras de infância-professoras do primeiro ciclo
title_full_unstemmed Desenho como uma criança de 5 anos : traços e traumas na formação de educadoras de infância-professoras do primeiro ciclo
title_sort Desenho como uma criança de 5 anos : traços e traumas na formação de educadoras de infância-professoras do primeiro ciclo
author Sousa, Ana, 1980-
author_facet Sousa, Ana, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Professores - Formação
Projecto artístico
Aprendizagem
Criticismo
Ensaios
topic Educação artística
Professores - Formação
Projecto artístico
Aprendizagem
Criticismo
Ensaios
description This article focuses on a teaching experience with preservice early childhood educators and primary teachers, in order to bring them closer to the visual arts, with which they generally feel less confident. In it, we share two assignments that we have presented to them, concluding that, confronting their fears and getting involved in the artistic process has helped them to better understand this area of human knowledge, thus discovering meaning(s) for its learning in schools
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09
2018-09-01T00:00:00Z
2019-05-02T15:35:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/38007
url http://hdl.handle.net/10451/38007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv In: Matéria-prima. - Lisboa, 2013-. - Vol. 6, nº3 (Set./Dez. 2018)-, p. 119-132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/jpeg
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134455804198912