Desenho como uma criança de 5 anos : traços e traumas na formação de educadoras de infância-professoras do primeiro ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/38007 |
Resumo: | This article focuses on a teaching experience with preservice early childhood educators and primary teachers, in order to bring them closer to the visual arts, with which they generally feel less confident. In it, we share two assignments that we have presented to them, concluding that, confronting their fears and getting involved in the artistic process has helped them to better understand this area of human knowledge, thus discovering meaning(s) for its learning in schools |
id |
RCAP_48e2d0c259ae682b52199f56b702408f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/38007 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenho como uma criança de 5 anos : traços e traumas na formação de educadoras de infância-professoras do primeiro cicloDrawing like a 5 year old child : traits and traumas in the formation of early childhood educators-teachersEducação artísticaProfessores - FormaçãoProjecto artísticoAprendizagemCriticismoEnsaiosThis article focuses on a teaching experience with preservice early childhood educators and primary teachers, in order to bring them closer to the visual arts, with which they generally feel less confident. In it, we share two assignments that we have presented to them, concluding that, confronting their fears and getting involved in the artistic process has helped them to better understand this area of human knowledge, thus discovering meaning(s) for its learning in schoolsUniversidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-ArtesRepositório da Universidade de LisboaSousa, Ana, 1980-2019-05-02T15:35:23Z2018-092018-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleimage/jpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38007porIn: Matéria-prima. - Lisboa, 2013-. - Vol. 6, nº3 (Set./Dez. 2018)-, p. 119-132info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:35:29Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:56.286477Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenho como uma criança de 5 anos : traços e traumas na formação de educadoras de infância-professoras do primeiro ciclo Drawing like a 5 year old child : traits and traumas in the formation of early childhood educators-teachers |
title |
Desenho como uma criança de 5 anos : traços e traumas na formação de educadoras de infância-professoras do primeiro ciclo |
spellingShingle |
Desenho como uma criança de 5 anos : traços e traumas na formação de educadoras de infância-professoras do primeiro ciclo Sousa, Ana, 1980- Educação artística Professores - Formação Projecto artístico Aprendizagem Criticismo Ensaios |
title_short |
Desenho como uma criança de 5 anos : traços e traumas na formação de educadoras de infância-professoras do primeiro ciclo |
title_full |
Desenho como uma criança de 5 anos : traços e traumas na formação de educadoras de infância-professoras do primeiro ciclo |
title_fullStr |
Desenho como uma criança de 5 anos : traços e traumas na formação de educadoras de infância-professoras do primeiro ciclo |
title_full_unstemmed |
Desenho como uma criança de 5 anos : traços e traumas na formação de educadoras de infância-professoras do primeiro ciclo |
title_sort |
Desenho como uma criança de 5 anos : traços e traumas na formação de educadoras de infância-professoras do primeiro ciclo |
author |
Sousa, Ana, 1980- |
author_facet |
Sousa, Ana, 1980- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Ana, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação artística Professores - Formação Projecto artístico Aprendizagem Criticismo Ensaios |
topic |
Educação artística Professores - Formação Projecto artístico Aprendizagem Criticismo Ensaios |
description |
This article focuses on a teaching experience with preservice early childhood educators and primary teachers, in order to bring them closer to the visual arts, with which they generally feel less confident. In it, we share two assignments that we have presented to them, concluding that, confronting their fears and getting involved in the artistic process has helped them to better understand this area of human knowledge, thus discovering meaning(s) for its learning in schools |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09 2018-09-01T00:00:00Z 2019-05-02T15:35:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/38007 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/38007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
In: Matéria-prima. - Lisboa, 2013-. - Vol. 6, nº3 (Set./Dez. 2018)-, p. 119-132 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
image/jpeg application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134455804198912 |