Estudo Comparativo dos Níveis de Aptidão Física em Alunos com e sem Treino de Capacidades Físicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/9584 |
Resumo: | O estudo apresentado tem como objetivo avaliar os níveis de Aptidão Física de alunos, estabelecendo uma comparação entre alunos que praticam Atividade Física na Disciplina de Educação Física e os que, para além desta, realizaram um Treino de Capacidades Físicas. A amostra é constituída por alunos de ambos os géneros da Escola Básica Comandante Conceição e Silva, integrada no Agrupamento de Escolas António Gedeão, Concelho de Almada, com idades compreendidas entre os 10 e os 11 anos. Tendo em conta o objetivo do estudo e as hipóteses levantadas, a amostra foi dividida em dois grupos com o mesmo número de elementos: o Grupo de Treino que, para além da frequência nas aulas de Educação Física, beneficiou de um Treino de Capacidades e o Grupo de Comparação que apenas frequentou as aulas da disciplina. Para a realização do estudo foi aplicada a bateria de testes do Fitnessgram de modo a avaliar a Aptidão Física das Crianças na dimensão motora (Flexibilidade – senta e alcança; Força – abdominal e suspensão de braços modificado; Aptidão Aeróbia – Vaivém. A recolha de dados teve lugar no mês de outubro de 2015 (Momento Inicial) e no mês de maio 2016 (Momento Final). Através deste estudo concluímos que a utilização de um Treino de Capacidades Físicas, oito semanas antes do Momento Final, permitiu que o Grupo de Treino obtivesse diferenças estatísticas significativas, nos resultados das baterias de testes, do Momento Inicial para o Momento Final ao nível da Aptidão Física quando comparado com o Grupo de Comparação, que apenas usufruiu das aulas de Educação Física. |
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Estudo Comparativo dos Níveis de Aptidão Física em Alunos com e sem Treino de Capacidades FísicasAptidão FísicaEducação FísicaFitnessgramDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO estudo apresentado tem como objetivo avaliar os níveis de Aptidão Física de alunos, estabelecendo uma comparação entre alunos que praticam Atividade Física na Disciplina de Educação Física e os que, para além desta, realizaram um Treino de Capacidades Físicas. A amostra é constituída por alunos de ambos os géneros da Escola Básica Comandante Conceição e Silva, integrada no Agrupamento de Escolas António Gedeão, Concelho de Almada, com idades compreendidas entre os 10 e os 11 anos. Tendo em conta o objetivo do estudo e as hipóteses levantadas, a amostra foi dividida em dois grupos com o mesmo número de elementos: o Grupo de Treino que, para além da frequência nas aulas de Educação Física, beneficiou de um Treino de Capacidades e o Grupo de Comparação que apenas frequentou as aulas da disciplina. Para a realização do estudo foi aplicada a bateria de testes do Fitnessgram de modo a avaliar a Aptidão Física das Crianças na dimensão motora (Flexibilidade – senta e alcança; Força – abdominal e suspensão de braços modificado; Aptidão Aeróbia – Vaivém. A recolha de dados teve lugar no mês de outubro de 2015 (Momento Inicial) e no mês de maio 2016 (Momento Final). Através deste estudo concluímos que a utilização de um Treino de Capacidades Físicas, oito semanas antes do Momento Final, permitiu que o Grupo de Treino obtivesse diferenças estatísticas significativas, nos resultados das baterias de testes, do Momento Inicial para o Momento Final ao nível da Aptidão Física quando comparado com o Grupo de Comparação, que apenas usufruiu das aulas de Educação Física.The presented study intends to evaluate the levels of Physical Aptitude in students, establishing a comparison between those who practice Physical Activity in Physical Education classes at school and those who, beyond that, were subjected to a capacity workout. The sample was composed by students from both genders, aged 10 to 11 years old, all from Escola Básica Comandante Conceição e Silva, wich belongs to the Agrupamento de Escolas António Gedeão, county of Almada. Considering the objective and the hypothesis of this study, the sample was split into two groups with equal number of elements: the Training Group wich, beside the Physical Education classes, received a capacity workout and the Comparison Group, who only had their Physical Education classes at school. To carry out the study the Fitnessgram battery tests was applied in order to evaluate the Children’s Physical Aptitude in the motor dimension (flexibility – back saver sit and reach; muscular strenght – curl-up and modified pull-up; aerobic capacity – pacer. The data collection took place in October 2015 (Initial Moment), and May 2016 (Final Moment). Through this study we concluded that the use of capacity workout, eight weeks before the Final Moment, allowed the Training Group to obtain significant statistical diferences, in the battery tests results, from the Initial Moment to the Final Moment in terms of Physical Activity when compared with the Comparison Group, who only had Physical Educations classes.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumMota, Pedro Miguel Martins Jordão da2020-02-26T17:01:19Z2016-11-222016-10-102016-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9584TID:202330419porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:50:53Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9584Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:46.179972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O estudo apresentado tem como objetivo avaliar os níveis de Aptidão Física de alunos, estabelecendo uma comparação entre alunos que praticam Atividade Física na Disciplina de Educação Física e os que, para além desta, realizaram um Treino de Capacidades Físicas. A amostra é constituída por alunos de ambos os géneros da Escola Básica Comandante Conceição e Silva, integrada no Agrupamento de Escolas António Gedeão, Concelho de Almada, com idades compreendidas entre os 10 e os 11 anos. Tendo em conta o objetivo do estudo e as hipóteses levantadas, a amostra foi dividida em dois grupos com o mesmo número de elementos: o Grupo de Treino que, para além da frequência nas aulas de Educação Física, beneficiou de um Treino de Capacidades e o Grupo de Comparação que apenas frequentou as aulas da disciplina. Para a realização do estudo foi aplicada a bateria de testes do Fitnessgram de modo a avaliar a Aptidão Física das Crianças na dimensão motora (Flexibilidade – senta e alcança; Força – abdominal e suspensão de braços modificado; Aptidão Aeróbia – Vaivém. A recolha de dados teve lugar no mês de outubro de 2015 (Momento Inicial) e no mês de maio 2016 (Momento Final). Através deste estudo concluímos que a utilização de um Treino de Capacidades Físicas, oito semanas antes do Momento Final, permitiu que o Grupo de Treino obtivesse diferenças estatísticas significativas, nos resultados das baterias de testes, do Momento Inicial para o Momento Final ao nível da Aptidão Física quando comparado com o Grupo de Comparação, que apenas usufruiu das aulas de Educação Física. |
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