Estudo Comparativo dos Níveis de Aptidão Física em Alunos com e sem Treino de Capacidades Físicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Pedro Miguel Martins Jordão da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9584
Resumo: O estudo apresentado tem como objetivo avaliar os níveis de Aptidão Física de alunos, estabelecendo uma comparação entre alunos que praticam Atividade Física na Disciplina de Educação Física e os que, para além desta, realizaram um Treino de Capacidades Físicas. A amostra é constituída por alunos de ambos os géneros da Escola Básica Comandante Conceição e Silva, integrada no Agrupamento de Escolas António Gedeão, Concelho de Almada, com idades compreendidas entre os 10 e os 11 anos. Tendo em conta o objetivo do estudo e as hipóteses levantadas, a amostra foi dividida em dois grupos com o mesmo número de elementos: o Grupo de Treino que, para além da frequência nas aulas de Educação Física, beneficiou de um Treino de Capacidades e o Grupo de Comparação que apenas frequentou as aulas da disciplina. Para a realização do estudo foi aplicada a bateria de testes do Fitnessgram de modo a avaliar a Aptidão Física das Crianças na dimensão motora (Flexibilidade – senta e alcança; Força – abdominal e suspensão de braços modificado; Aptidão Aeróbia – Vaivém. A recolha de dados teve lugar no mês de outubro de 2015 (Momento Inicial) e no mês de maio 2016 (Momento Final). Através deste estudo concluímos que a utilização de um Treino de Capacidades Físicas, oito semanas antes do Momento Final, permitiu que o Grupo de Treino obtivesse diferenças estatísticas significativas, nos resultados das baterias de testes, do Momento Inicial para o Momento Final ao nível da Aptidão Física quando comparado com o Grupo de Comparação, que apenas usufruiu das aulas de Educação Física.
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