Efeitos de anotações digitais na produção de resumos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sippel, Juliano
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20764
Resumo: Este trabalho apresenta a um estudo prático de leitura de texto argumentativo mediada por software de anotação digital, o DLNotes2, visando à posterior produção do gênero resumo. Seu objetivo é verificar se as anotações produzidas no DLNotes2 são recuperadas pelos alunos na produção de seus textos, o que evidenciaria seu auxílio ao planejamento da produção escrita. Para efetivar o estudo, realizamos uma atividade com alunos do primeiro período do curso de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil), realizada via DLNotes2, no qual solicitamos aos participantes que anotassem tese, argumentos, contraargumentos elencados pelo autor de um artigo de opinião, além de demais aspectos que julgassem importantes para o entendimento do texto. Na segunda atividade, os alunos produziram um resumo do texto lido e anotado. Identificamos que as anotações auxiliaram e efetivamente apareceram no resumo dos alunos, corroborando nossa hipótese de que o DLNotes2 pode ser utilizado no amparo ao planejamento de escrita.
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