As TIC no ensino do Espanhol Língua Estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moscoso, Maria da Conceição Lopes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/54891
Resumo: Esta tese tem como objectivo principal demonstrar a importância das TIC e a sua integração no ensino do Espanhol Língua Estrangeira, recorrendo às funcionalidades que a plataforma Moodle apresenta enquanto ferramenta de trabalho no processo de ensino-aprendizagem. Numa primeira parte, tentámos elaborar uma perspectiva evolutiva das TIC e das suas potencialidades para o ensino, com especial ênfase na perspectiva do ensino à distância ou semi-presencial (b-learning). Apresentámos, de igual modo, as diversas perspectivas existentes sobre o espaço e a importância que devem/podem ser dados ao ensino com recurso às TIC, assim como as competências essenciais que estas estratégias permitem desenvolver. Na segunda parte, analisámos o que de mais relevante se pode realizar com recurso a várias ferramentas e software educativo, demonstrando o que foi construido para a (auto)aprendizagem dos alunos com recurso à plataforma Moodle disponível na escola. Nesta sequência, fizemos a ponte com algumas das actividades e tarefas que levámos a efeito nas aulas e que eram complementadas pelas actividades propostas na plataforma. A conclusão visou avaliar até que ponto as TIC podem melhorar e beneficiar o ensino das línguas, desenvolvendo capacidades fundamentais e transversais ao percurso escolar e vivencial dos alunos.
id RCAP_4909b3505ba28b04b99e3ff9c65f3465
oai_identifier_str oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/54891
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As TIC no ensino do Espanhol Língua EstrangeiraEsta tese tem como objectivo principal demonstrar a importância das TIC e a sua integração no ensino do Espanhol Língua Estrangeira, recorrendo às funcionalidades que a plataforma Moodle apresenta enquanto ferramenta de trabalho no processo de ensino-aprendizagem. Numa primeira parte, tentámos elaborar uma perspectiva evolutiva das TIC e das suas potencialidades para o ensino, com especial ênfase na perspectiva do ensino à distância ou semi-presencial (b-learning). Apresentámos, de igual modo, as diversas perspectivas existentes sobre o espaço e a importância que devem/podem ser dados ao ensino com recurso às TIC, assim como as competências essenciais que estas estratégias permitem desenvolver. Na segunda parte, analisámos o que de mais relevante se pode realizar com recurso a várias ferramentas e software educativo, demonstrando o que foi construido para a (auto)aprendizagem dos alunos com recurso à plataforma Moodle disponível na escola. Nesta sequência, fizemos a ponte com algumas das actividades e tarefas que levámos a efeito nas aulas e que eram complementadas pelas actividades propostas na plataforma. A conclusão visou avaliar até que ponto as TIC podem melhorar e beneficiar o ensino das línguas, desenvolvendo capacidades fundamentais e transversais ao percurso escolar e vivencial dos alunos.Porto : [Edição do Autor]20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/54891porMoscoso, Maria da Conceição Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T13:10:53Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/54891Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:35:13.711977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As TIC no ensino do Espanhol Língua Estrangeira
title As TIC no ensino do Espanhol Língua Estrangeira
spellingShingle As TIC no ensino do Espanhol Língua Estrangeira
Moscoso, Maria da Conceição Lopes
title_short As TIC no ensino do Espanhol Língua Estrangeira
title_full As TIC no ensino do Espanhol Língua Estrangeira
title_fullStr As TIC no ensino do Espanhol Língua Estrangeira
title_full_unstemmed As TIC no ensino do Espanhol Língua Estrangeira
title_sort As TIC no ensino do Espanhol Língua Estrangeira
author Moscoso, Maria da Conceição Lopes
author_facet Moscoso, Maria da Conceição Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moscoso, Maria da Conceição Lopes
description Esta tese tem como objectivo principal demonstrar a importância das TIC e a sua integração no ensino do Espanhol Língua Estrangeira, recorrendo às funcionalidades que a plataforma Moodle apresenta enquanto ferramenta de trabalho no processo de ensino-aprendizagem. Numa primeira parte, tentámos elaborar uma perspectiva evolutiva das TIC e das suas potencialidades para o ensino, com especial ênfase na perspectiva do ensino à distância ou semi-presencial (b-learning). Apresentámos, de igual modo, as diversas perspectivas existentes sobre o espaço e a importância que devem/podem ser dados ao ensino com recurso às TIC, assim como as competências essenciais que estas estratégias permitem desenvolver. Na segunda parte, analisámos o que de mais relevante se pode realizar com recurso a várias ferramentas e software educativo, demonstrando o que foi construido para a (auto)aprendizagem dos alunos com recurso à plataforma Moodle disponível na escola. Nesta sequência, fizemos a ponte com algumas das actividades e tarefas que levámos a efeito nas aulas e que eram complementadas pelas actividades propostas na plataforma. A conclusão visou avaliar até que ponto as TIC podem melhorar e beneficiar o ensino das línguas, desenvolvendo capacidades fundamentais e transversais ao percurso escolar e vivencial dos alunos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10216/54891
url http://hdl.handle.net/10216/54891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135664005971968