As TIC no ensino do Espanhol Língua Estrangeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/54891 |
Resumo: | Esta tese tem como objectivo principal demonstrar a importância das TIC e a sua integração no ensino do Espanhol Língua Estrangeira, recorrendo às funcionalidades que a plataforma Moodle apresenta enquanto ferramenta de trabalho no processo de ensino-aprendizagem. Numa primeira parte, tentámos elaborar uma perspectiva evolutiva das TIC e das suas potencialidades para o ensino, com especial ênfase na perspectiva do ensino à distância ou semi-presencial (b-learning). Apresentámos, de igual modo, as diversas perspectivas existentes sobre o espaço e a importância que devem/podem ser dados ao ensino com recurso às TIC, assim como as competências essenciais que estas estratégias permitem desenvolver. Na segunda parte, analisámos o que de mais relevante se pode realizar com recurso a várias ferramentas e software educativo, demonstrando o que foi construido para a (auto)aprendizagem dos alunos com recurso à plataforma Moodle disponível na escola. Nesta sequência, fizemos a ponte com algumas das actividades e tarefas que levámos a efeito nas aulas e que eram complementadas pelas actividades propostas na plataforma. A conclusão visou avaliar até que ponto as TIC podem melhorar e beneficiar o ensino das línguas, desenvolvendo capacidades fundamentais e transversais ao percurso escolar e vivencial dos alunos. |
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As TIC no ensino do Espanhol Língua EstrangeiraEsta tese tem como objectivo principal demonstrar a importância das TIC e a sua integração no ensino do Espanhol Língua Estrangeira, recorrendo às funcionalidades que a plataforma Moodle apresenta enquanto ferramenta de trabalho no processo de ensino-aprendizagem. Numa primeira parte, tentámos elaborar uma perspectiva evolutiva das TIC e das suas potencialidades para o ensino, com especial ênfase na perspectiva do ensino à distância ou semi-presencial (b-learning). Apresentámos, de igual modo, as diversas perspectivas existentes sobre o espaço e a importância que devem/podem ser dados ao ensino com recurso às TIC, assim como as competências essenciais que estas estratégias permitem desenvolver. Na segunda parte, analisámos o que de mais relevante se pode realizar com recurso a várias ferramentas e software educativo, demonstrando o que foi construido para a (auto)aprendizagem dos alunos com recurso à plataforma Moodle disponível na escola. Nesta sequência, fizemos a ponte com algumas das actividades e tarefas que levámos a efeito nas aulas e que eram complementadas pelas actividades propostas na plataforma. A conclusão visou avaliar até que ponto as TIC podem melhorar e beneficiar o ensino das línguas, desenvolvendo capacidades fundamentais e transversais ao percurso escolar e vivencial dos alunos.Porto : [Edição do Autor]20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/54891porMoscoso, Maria da Conceição Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T13:10:53Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/54891Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:35:13.711977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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