O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/121473 |
Resumo: | Este trabalho discute a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. Para tanto, apresenta um panorama histórico com as principais concepções filosóficas, psicológicas e educacionais acerca da prática dos jogos. Os marcos de referência são, sobretudo, os estudos de Kishimoto, que operam uma releitura dos postulados de Froebel, Piaget, Vygotsky e Bruner. Esses pressupostos teóricos são levados ao contexto de aprendizagem da língua espanhola e constituem uma defesa de um ensino significativo do idioma, que se baseia na capacidade de criação, exploração e argumentação do aluno, e privilegia um ambiente de motivação e descontração. A partir de uma proposta educativa que valoriza a formação cognitiva, social e afetiva dos aprendizes, e se atenta a questões como o prazer e a alegria, encaminha-se uma breve análise dos livros didáticos de espanhol selecionados pelo PNLD, bem como uma observação da presença de atividades lúdicas nesses materiais. Diante da expressiva oferta de cursos de idiomas para idosos, e do crescente interesse desse público em aprender uma segunda língua, este estudo contempla, também, a cultura lúdica inserida no espaço de ensino a grupos da terceira idade, uma vez que os benefícios dos jogos e brincadeiras se estendem a qualquer faixa etária. São elaboradas, ainda, algumas atividades destinadas ao ensino de espanhol para esse público, pois nunca é tarde para brincar |
id |
UNSP_02b1f47b8abedcb25fc93be5931dc422 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/121473 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeiraJogosBrincadeirasLivros didáticosLingua espanhola - Estudo e ensino - Falantes estrangeirosInterlingua (Aprendizagem de linguas)LúdicoJuegosEnseñanza/aprendizaje de lengua extranjera – españolLibros didácticos del PNLDEspañol para personas mayoresEste trabalho discute a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. Para tanto, apresenta um panorama histórico com as principais concepções filosóficas, psicológicas e educacionais acerca da prática dos jogos. Os marcos de referência são, sobretudo, os estudos de Kishimoto, que operam uma releitura dos postulados de Froebel, Piaget, Vygotsky e Bruner. Esses pressupostos teóricos são levados ao contexto de aprendizagem da língua espanhola e constituem uma defesa de um ensino significativo do idioma, que se baseia na capacidade de criação, exploração e argumentação do aluno, e privilegia um ambiente de motivação e descontração. A partir de uma proposta educativa que valoriza a formação cognitiva, social e afetiva dos aprendizes, e se atenta a questões como o prazer e a alegria, encaminha-se uma breve análise dos livros didáticos de espanhol selecionados pelo PNLD, bem como uma observação da presença de atividades lúdicas nesses materiais. Diante da expressiva oferta de cursos de idiomas para idosos, e do crescente interesse desse público em aprender uma segunda língua, este estudo contempla, também, a cultura lúdica inserida no espaço de ensino a grupos da terceira idade, uma vez que os benefícios dos jogos e brincadeiras se estendem a qualquer faixa etária. São elaboradas, ainda, algumas atividades destinadas ao ensino de espanhol para esse público, pois nunca é tarde para brincarEste trabajo discute la importancia del lúdico en el proceso de enseñanza y aprendizaje del español como lengua extranjera. De ese modo, presenta un panorama histórico con las principales concepciones filosóficas, psicológicas y educacionales acerca de la práctica de los juegos. Los marcos de referencia son, sobre todo, los estudios de Kishimoto, que operan una relectura de los postulados de Froebel, Piaget, Vygotsky y Bruner. Esos presupuestos teóricos son llevados al contexto de aprendizaje de la lengua española y constituyen una defensa de una enseñanza significativa del idioma, que se basa en la capacidad de creación, exploración y argumentación del alumno, y privilegia un ambiente de motivación y relajamiento. A partir de una propuesta educativa que valora la formación cognitiva, social y afectiva de los aprendices, y pone atención a cuestiones como el placer y la alegría, se realiza un breve análisis de los libros didácticos de español elegidos por el PNLD, así como una observación de la presencia de actividades lúdicas en esos materiales. Frente a la expresiva oferta de cursos de idiomas para las personas mayores, y el creciente interés de ese público en aprender una segunda lengua, este estudio contempla, también, la cultura lúdica inserta en el espacio de enseñanza a los grupos de edad avanzada, ya que los beneficios de los juegos se extienden a cualquier franja etaria. Son elaboradas, además, algunas actividades que están destinadas a la enseñanza de español para ese público, pues nunca es tarde para jugarUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Nildicéia Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Spinelli, Jaqueline Marilis Formigari [UNESP]2015-03-23T15:29:19Z2015-03-23T15:29:19Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSPINELLI, Jaqueline Marilis Formigari. O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeira. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.http://hdl.handle.net/11449/121473000686490spinelli_jmf_tcc_arafcl.pdf6889854224137179Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T17:51:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/121473Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:14:47.323160Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeira |
title |
O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeira |
spellingShingle |
O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeira Spinelli, Jaqueline Marilis Formigari [UNESP] Jogos Brincadeiras Livros didáticos Lingua espanhola - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros Interlingua (Aprendizagem de linguas) Lúdico Juegos Enseñanza/aprendizaje de lengua extranjera – español Libros didácticos del PNLD Español para personas mayores |
title_short |
O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeira |
title_full |
O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeira |
title_fullStr |
O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeira |
title_sort |
O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeira |
author |
Spinelli, Jaqueline Marilis Formigari [UNESP] |
author_facet |
Spinelli, Jaqueline Marilis Formigari [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rocha, Nildicéia Aparecida [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spinelli, Jaqueline Marilis Formigari [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Brincadeiras Livros didáticos Lingua espanhola - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros Interlingua (Aprendizagem de linguas) Lúdico Juegos Enseñanza/aprendizaje de lengua extranjera – español Libros didácticos del PNLD Español para personas mayores |
topic |
Jogos Brincadeiras Livros didáticos Lingua espanhola - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros Interlingua (Aprendizagem de linguas) Lúdico Juegos Enseñanza/aprendizaje de lengua extranjera – español Libros didácticos del PNLD Español para personas mayores |
description |
Este trabalho discute a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. Para tanto, apresenta um panorama histórico com as principais concepções filosóficas, psicológicas e educacionais acerca da prática dos jogos. Os marcos de referência são, sobretudo, os estudos de Kishimoto, que operam uma releitura dos postulados de Froebel, Piaget, Vygotsky e Bruner. Esses pressupostos teóricos são levados ao contexto de aprendizagem da língua espanhola e constituem uma defesa de um ensino significativo do idioma, que se baseia na capacidade de criação, exploração e argumentação do aluno, e privilegia um ambiente de motivação e descontração. A partir de uma proposta educativa que valoriza a formação cognitiva, social e afetiva dos aprendizes, e se atenta a questões como o prazer e a alegria, encaminha-se uma breve análise dos livros didáticos de espanhol selecionados pelo PNLD, bem como uma observação da presença de atividades lúdicas nesses materiais. Diante da expressiva oferta de cursos de idiomas para idosos, e do crescente interesse desse público em aprender uma segunda língua, este estudo contempla, também, a cultura lúdica inserida no espaço de ensino a grupos da terceira idade, uma vez que os benefícios dos jogos e brincadeiras se estendem a qualquer faixa etária. São elaboradas, ainda, algumas atividades destinadas ao ensino de espanhol para esse público, pois nunca é tarde para brincar |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2015-03-23T15:29:19Z 2015-03-23T15:29:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SPINELLI, Jaqueline Marilis Formigari. O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeira. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011. http://hdl.handle.net/11449/121473 000686490 spinelli_jmf_tcc_arafcl.pdf 6889854224137179 |
identifier_str_mv |
SPINELLI, Jaqueline Marilis Formigari. O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeira. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011. 000686490 spinelli_jmf_tcc_arafcl.pdf 6889854224137179 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/121473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129178619346944 |