O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spinelli, Jaqueline Marilis Formigari [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/121473
Resumo: Este trabalho discute a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. Para tanto, apresenta um panorama histórico com as principais concepções filosóficas, psicológicas e educacionais acerca da prática dos jogos. Os marcos de referência são, sobretudo, os estudos de Kishimoto, que operam uma releitura dos postulados de Froebel, Piaget, Vygotsky e Bruner. Esses pressupostos teóricos são levados ao contexto de aprendizagem da língua espanhola e constituem uma defesa de um ensino significativo do idioma, que se baseia na capacidade de criação, exploração e argumentação do aluno, e privilegia um ambiente de motivação e descontração. A partir de uma proposta educativa que valoriza a formação cognitiva, social e afetiva dos aprendizes, e se atenta a questões como o prazer e a alegria, encaminha-se uma breve análise dos livros didáticos de espanhol selecionados pelo PNLD, bem como uma observação da presença de atividades lúdicas nesses materiais. Diante da expressiva oferta de cursos de idiomas para idosos, e do crescente interesse desse público em aprender uma segunda língua, este estudo contempla, também, a cultura lúdica inserida no espaço de ensino a grupos da terceira idade, uma vez que os benefícios dos jogos e brincadeiras se estendem a qualquer faixa etária. São elaboradas, ainda, algumas atividades destinadas ao ensino de espanhol para esse público, pois nunca é tarde para brincar
id UNSP_02b1f47b8abedcb25fc93be5931dc422
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/121473
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeiraJogosBrincadeirasLivros didáticosLingua espanhola - Estudo e ensino - Falantes estrangeirosInterlingua (Aprendizagem de linguas)LúdicoJuegosEnseñanza/aprendizaje de lengua extranjera – españolLibros didácticos del PNLDEspañol para personas mayoresEste trabalho discute a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. Para tanto, apresenta um panorama histórico com as principais concepções filosóficas, psicológicas e educacionais acerca da prática dos jogos. Os marcos de referência são, sobretudo, os estudos de Kishimoto, que operam uma releitura dos postulados de Froebel, Piaget, Vygotsky e Bruner. Esses pressupostos teóricos são levados ao contexto de aprendizagem da língua espanhola e constituem uma defesa de um ensino significativo do idioma, que se baseia na capacidade de criação, exploração e argumentação do aluno, e privilegia um ambiente de motivação e descontração. A partir de uma proposta educativa que valoriza a formação cognitiva, social e afetiva dos aprendizes, e se atenta a questões como o prazer e a alegria, encaminha-se uma breve análise dos livros didáticos de espanhol selecionados pelo PNLD, bem como uma observação da presença de atividades lúdicas nesses materiais. Diante da expressiva oferta de cursos de idiomas para idosos, e do crescente interesse desse público em aprender uma segunda língua, este estudo contempla, também, a cultura lúdica inserida no espaço de ensino a grupos da terceira idade, uma vez que os benefícios dos jogos e brincadeiras se estendem a qualquer faixa etária. São elaboradas, ainda, algumas atividades destinadas ao ensino de espanhol para esse público, pois nunca é tarde para brincarEste trabajo discute la importancia del lúdico en el proceso de enseñanza y aprendizaje del español como lengua extranjera. De ese modo, presenta un panorama histórico con las principales concepciones filosóficas, psicológicas y educacionales acerca de la práctica de los juegos. Los marcos de referencia son, sobre todo, los estudios de Kishimoto, que operan una relectura de los postulados de Froebel, Piaget, Vygotsky y Bruner. Esos presupuestos teóricos son llevados al contexto de aprendizaje de la lengua española y constituyen una defensa de una enseñanza significativa del idioma, que se basa en la capacidad de creación, exploración y argumentación del alumno, y privilegia un ambiente de motivación y relajamiento. A partir de una propuesta educativa que valora la formación cognitiva, social y afectiva de los aprendices, y pone atención a cuestiones como el placer y la alegría, se realiza un breve análisis de los libros didácticos de español elegidos por el PNLD, así como una observación de la presencia de actividades lúdicas en esos materiales. Frente a la expresiva oferta de cursos de idiomas para las personas mayores, y el creciente interés de ese público en aprender una segunda lengua, este estudio contempla, también, la cultura lúdica inserta en el espacio de enseñanza a los grupos de edad avanzada, ya que los beneficios de los juegos se extienden a cualquier franja etaria. Son elaboradas, además, algunas actividades que están destinadas a la enseñanza de español para ese público, pues nunca es tarde para jugarUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Nildicéia Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Spinelli, Jaqueline Marilis Formigari [UNESP]2015-03-23T15:29:19Z2015-03-23T15:29:19Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSPINELLI, Jaqueline Marilis Formigari. O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeira. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.http://hdl.handle.net/11449/121473000686490spinelli_jmf_tcc_arafcl.pdf6889854224137179Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T17:51:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/121473Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-11T17:51:39Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeira
title O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeira
spellingShingle O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeira
Spinelli, Jaqueline Marilis Formigari [UNESP]
Jogos
Brincadeiras
Livros didáticos
Lingua espanhola - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Interlingua (Aprendizagem de linguas)
Lúdico
Juegos
Enseñanza/aprendizaje de lengua extranjera – español
Libros didácticos del PNLD
Español para personas mayores
title_short O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeira
title_full O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeira
title_fullStr O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeira
title_full_unstemmed O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeira
title_sort O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeira
author Spinelli, Jaqueline Marilis Formigari [UNESP]
author_facet Spinelli, Jaqueline Marilis Formigari [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Nildicéia Aparecida [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Spinelli, Jaqueline Marilis Formigari [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Brincadeiras
Livros didáticos
Lingua espanhola - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Interlingua (Aprendizagem de linguas)
Lúdico
Juegos
Enseñanza/aprendizaje de lengua extranjera – español
Libros didácticos del PNLD
Español para personas mayores
topic Jogos
Brincadeiras
Livros didáticos
Lingua espanhola - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Interlingua (Aprendizagem de linguas)
Lúdico
Juegos
Enseñanza/aprendizaje de lengua extranjera – español
Libros didácticos del PNLD
Español para personas mayores
description Este trabalho discute a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. Para tanto, apresenta um panorama histórico com as principais concepções filosóficas, psicológicas e educacionais acerca da prática dos jogos. Os marcos de referência são, sobretudo, os estudos de Kishimoto, que operam uma releitura dos postulados de Froebel, Piaget, Vygotsky e Bruner. Esses pressupostos teóricos são levados ao contexto de aprendizagem da língua espanhola e constituem uma defesa de um ensino significativo do idioma, que se baseia na capacidade de criação, exploração e argumentação do aluno, e privilegia um ambiente de motivação e descontração. A partir de uma proposta educativa que valoriza a formação cognitiva, social e afetiva dos aprendizes, e se atenta a questões como o prazer e a alegria, encaminha-se uma breve análise dos livros didáticos de espanhol selecionados pelo PNLD, bem como uma observação da presença de atividades lúdicas nesses materiais. Diante da expressiva oferta de cursos de idiomas para idosos, e do crescente interesse desse público em aprender uma segunda língua, este estudo contempla, também, a cultura lúdica inserida no espaço de ensino a grupos da terceira idade, uma vez que os benefícios dos jogos e brincadeiras se estendem a qualquer faixa etária. São elaboradas, ainda, algumas atividades destinadas ao ensino de espanhol para esse público, pois nunca é tarde para brincar
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-03-23T15:29:19Z
2015-03-23T15:29:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SPINELLI, Jaqueline Marilis Formigari. O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeira. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/121473
000686490
spinelli_jmf_tcc_arafcl.pdf
6889854224137179
identifier_str_mv SPINELLI, Jaqueline Marilis Formigari. O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeira. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
000686490
spinelli_jmf_tcc_arafcl.pdf
6889854224137179
url http://hdl.handle.net/11449/121473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649977002491904