Otimização do Sistema de Injeção Eletrónica de um Motor de Combustão Interna
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/6455 |
Resumo: | Desde a conceção e construção do primeiro motor de combustão interna, diversos sistemas de injeção e ignição da mistura ar-combustível têm vindo a ser desenvolvidos. Com o avanço tecnológico, a inclusão de dispositivos eletrónicos tem possibilitado otimizar o rendimento e ainda reduzir o impacto ambiental causado por estes motores. O presente trabalho surge no âmbito da prova internacional Shell Eco-Marathon, na qual o objetivo será percorrer o maior número de quilómetros com o menor consumo de gasolina possível. Para isto a partir do motor original foram efetuadas algumas alterações, nomeadamente a remoção do carburador para a inserção da injeção eletrónica. Foi ainda testada a possibilidade da modificação do sistema de ignição convencional para avanço de ignição eletrónico, mas sem sucesso. O motor escolhido para a realização deste trabalho, é o Honda gx120, um motor monocilíndrico a quatro tempos, e pretendeu-se otimizar o desempenho, nomeadamente o consumo específico como dito anteriormente, sendo este o parâmetro mais importante. Os ensaios efetuados para alcançar os objetivos traçados foram efetuados num banco de ensaios, com o motor acoplado num dinamómetro. Em que a partir de um mapa base de combustível foram efetuados vários ensaios com diferentes caraterística em relação ao mapa base, em várias condições de funcionamento, para concluir através da análise de cálculos e gráficos qual dessas condições era mais vantajosas para o motor operar com melhor performance. A gestão dos diversos parâmetros do motor, com o intuito de melhorar os sistemas eletrónicos anteriormente referidos, foi efetuado através da ECU (Unidade de Comando Eletrónico), esta controla a formação da mistura ar-combustível e a faísca que forma a combustão. Para isto, a ECU recebe o sinal de diversos sensores acoplados ao motor, o que permite, através dos dados lidos destes, determinar a condição instantânea de funcionamento. A ECU utilizada foi uma Haltech E6h. |
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Otimização do Sistema de Injeção Eletrónica de um Motor de Combustão InternaAvanço de IgniçãoCiclo de OttoEcuInjeção EletrónicaMotores de Combustão InternaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDesde a conceção e construção do primeiro motor de combustão interna, diversos sistemas de injeção e ignição da mistura ar-combustível têm vindo a ser desenvolvidos. Com o avanço tecnológico, a inclusão de dispositivos eletrónicos tem possibilitado otimizar o rendimento e ainda reduzir o impacto ambiental causado por estes motores. O presente trabalho surge no âmbito da prova internacional Shell Eco-Marathon, na qual o objetivo será percorrer o maior número de quilómetros com o menor consumo de gasolina possível. Para isto a partir do motor original foram efetuadas algumas alterações, nomeadamente a remoção do carburador para a inserção da injeção eletrónica. Foi ainda testada a possibilidade da modificação do sistema de ignição convencional para avanço de ignição eletrónico, mas sem sucesso. O motor escolhido para a realização deste trabalho, é o Honda gx120, um motor monocilíndrico a quatro tempos, e pretendeu-se otimizar o desempenho, nomeadamente o consumo específico como dito anteriormente, sendo este o parâmetro mais importante. Os ensaios efetuados para alcançar os objetivos traçados foram efetuados num banco de ensaios, com o motor acoplado num dinamómetro. Em que a partir de um mapa base de combustível foram efetuados vários ensaios com diferentes caraterística em relação ao mapa base, em várias condições de funcionamento, para concluir através da análise de cálculos e gráficos qual dessas condições era mais vantajosas para o motor operar com melhor performance. A gestão dos diversos parâmetros do motor, com o intuito de melhorar os sistemas eletrónicos anteriormente referidos, foi efetuado através da ECU (Unidade de Comando Eletrónico), esta controla a formação da mistura ar-combustível e a faísca que forma a combustão. Para isto, a ECU recebe o sinal de diversos sensores acoplados ao motor, o que permite, através dos dados lidos destes, determinar a condição instantânea de funcionamento. A ECU utilizada foi uma Haltech E6h.Since the design and construction of the first internal combustion engine, various injection and ignition systems of air-fuel mixture have been developed. With technological advancement, the inclusion of electronic devices has made it possible to optimize performance and further reduce the environmental impact of these engines. This work comes under the international competition Shell Eco-Marathon, in which the goal is to travel the longest distance with the lowest possible fuel consumption. For this purpose, some changes were made from the original engine, as it is the removal of the carburetor for the inclusion of electronic injection. The option of modifying the conventional ignition system for a more advanced electronic ignition was also tested, but without success. The engine chosen for this work, is the Honda GX120, a single-cylinder four-stroke, and the intention was to optimize the performance, in particular the specific consumption - as stated previously, being this the most important parameter. The tests carried out to achieve the objectives were conducted on a test bench, with the engine coupled with a dynamometer. Using a fuel base map several tests were made with different characteristic in relation to the base map, under various operating conditions to conclude by analysis calculations and graphs which of these were most advantageous conditions for the engine to operate with higher performance. In order to improve the electronic systems mentioned before, the management of the various engine parameters was performed by the ECU (Electronic Control Unit), which controls the formation of the air-fuel mixture as well as the spark that causes combustion. For this to happen, the ECU receives a signal from various sensors fitted to the engine allowing it to determine the instantaneous operating condition, through the received data. The ECU was used a Haltech E6h.Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençauBibliorumFernandes, Luís Miguel Teixeira2018-11-21T10:22:24Z2015-6-32015-07-072015-07-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6455TID:201638894porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:56Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:10.626525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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