Assessoria de imprensa na era digital - A eficácia da nota de imprensa na comunicação do TAGV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomás, Eduardo Luís Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85467
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_491a401080160417e103f2200e52ec5b
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/85467
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Assessoria de imprensa na era digital - A eficácia da nota de imprensa na comunicação do TAGVPublic relations in the digital age - Press release efficiency in TAGV's communicationcomunicaçãoassessoria de imprensanota de imprensajornalismodigitalcommunicationpublic relationspress releasejournalismdigitalRelatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de LetrasA nota de imprensa é uma ferramenta com mais de um século de existência. Utilizada pela assessoria de imprensa desde os primórdios da profissão, tem como objetivo veicular acontecimentos e notícias de uma instituição ou empresa através dos órgãos de comunicação, oferecendo-lhes informação concisa e pertinente.Dada a facilidade de produção, envio e utilização, tornou-se num instrumento popular para o assessor de imprensa e num elemento familiar no dia-a-dia das redações dos jornais. Porém, a evolução da tecnologia deixou ao dispor do assessor de imprensa um novo leque de ferramentas capaz de ameaçar o domínio da nota de imprensa, permitindo muitas vezes uma comunicação mais direta entre as empresas e o público. Paradoxalmente, a imprensa também sofreu alterações que poderão propiciar um maior recurso à nota de imprensa. O período recente de dificuldades a nível económico leva a que seja mais difícil aos jornalistas sair para o terreno de forma a recolher e confirmar informação, potenciando o recurso às assessorias como fontes de informação. Para além dos desafios a nível económico, o jornalismo vive também uma fase de indefinição naquela que é a era da comunicação de massas e das redes sociais, ao fim de séculos de prosperidade, de conquista de poder e de consolidação de alicerces sólidos como a independência e objetividade.Partindo desta conjuntura que afeta, de diferentes formas, a assessoria de imprensa e o jornalismo, será analisada a eficácia da nota de imprensa no contexto do gabinete de comunicação do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), durante um estágio de 3 meses, entre setembro e dezembro de 2016.The press release is a tool more than a hundred years old. It has been used in the field of public relations since the profession first started. It aims to communicate news from an institution or enterprise through the press, and it does so by sharing reliable and relevant information.Given how easy it is to produce, send and use as a basis for news, the press release has become a popular tool for public relations and commonplace in the daily routine of the pressroom. However, technological evolution has provided the public relations practitioner with a new string of tools. Not only are they capable of threatening the use of the press release, some of these instruments can even ease the communication between enterprises and the general public.Paradoxically, the press has also undergone changes that could lead to even more intense usage of the press release. The recent period of economic difficulties makes it harder for journalists to gather and check information outside the pressroom. This creates a tendency for journalists to increasingly rely on press releases as sources of information. First grounded in the pillars of independence and objectivity — and after centuries of prosperity — journalism is now going through a period of uncertainty, faced with the new challenges of our world of mass communication and social media.With this new scenario in mind, and its affects on the press release and journalism itself, I will analyse the efficiency of the press release in the activities of Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), drawing from my three-month internship experience.2017-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85467http://hdl.handle.net/10316/85467TID:202042898porTomás, Eduardo Luís Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-01-21T12:27:28Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:46.741449Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Assessoria de imprensa na era digital - A eficácia da nota de imprensa na comunicação do TAGV
Public relations in the digital age - Press release efficiency in TAGV's communication
title Assessoria de imprensa na era digital - A eficácia da nota de imprensa na comunicação do TAGV
spellingShingle Assessoria de imprensa na era digital - A eficácia da nota de imprensa na comunicação do TAGV
Tomás, Eduardo Luís Gonçalves
comunicação
assessoria de imprensa
nota de imprensa
jornalismo
digital
communication
public relations
press release
journalism
digital
title_short Assessoria de imprensa na era digital - A eficácia da nota de imprensa na comunicação do TAGV
title_full Assessoria de imprensa na era digital - A eficácia da nota de imprensa na comunicação do TAGV
title_fullStr Assessoria de imprensa na era digital - A eficácia da nota de imprensa na comunicação do TAGV
title_full_unstemmed Assessoria de imprensa na era digital - A eficácia da nota de imprensa na comunicação do TAGV
title_sort Assessoria de imprensa na era digital - A eficácia da nota de imprensa na comunicação do TAGV
author Tomás, Eduardo Luís Gonçalves
author_facet Tomás, Eduardo Luís Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomás, Eduardo Luís Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação
assessoria de imprensa
nota de imprensa
jornalismo
digital
communication
public relations
press release
journalism
digital
topic comunicação
assessoria de imprensa
nota de imprensa
jornalismo
digital
communication
public relations
press release
journalism
digital
description Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/85467
http://hdl.handle.net/10316/85467
TID:202042898
url http://hdl.handle.net/10316/85467
identifier_str_mv TID:202042898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133959807827968