O problema do conhecimento no programa de Filosofia do ensino secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/11031 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2012 |
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O problema do conhecimento no programa de Filosofia do ensino secundárioEnsino de filosofiaTeoria do conhecimentoEnsino secundário - PortugalRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2012O programa de filosofia para o ensino secundário tem como principal linha estruturante a acção humana. A forma como ela é entendida e configurada apresenta uma acentuada base kantiana, depois dinamizada com as perspectivas de Jürgen Habermas e de Hannah Arendt. A acção humana acaba por identificar-se com um agir comunicativo. É neste quadro que surge, no programa, o problema do conhecimento. O conhecimento está montado sobre uma acção, ao mesmo tempo sua condição e seu ponto de retorno. Faremos, num primeiro momento, uma exposição e uma discussão filosófica daqueles que nos parecem ser os méritos e os limites desta concepção. Num segundo momento, relataremos um conjunto de três aulas sobre David Hume, leccionadas no âmbito da prática de ensino supervisionada e respeitantes ao módulo do programa de filosofia que aborda o problema do conhecimento. Procederemos então a uma análise crítica desse percurso e a uma reflexão de carácter pedagógico e didáctico baseada na experiência de leccionação.Le programme de philosophie pour l’enseignement secondaire a comme axe structurant le concept d'action humaine. La façon dont elle est comprise et présentée a une forte influence kantienne à laquelle il s'ajoutent les développements portés par la pensée de Jürgen Habermas et Hannah Arendt. L'action humaine s'identifie alors à un agir communicant. C'est au sein de cette problématique qu'il en est introduit le problème de la connaissance. La connaissance surgit toujours liée à une action qui est à la fois sa condition et son point de retour. Dans un premier temps on cherchera à exposer et à en discuter les avantages et les limites de cette conception. Dans un deuxième temps on fera un rapport de trois cours sur David Hume qui ont eu lieu dans le cadre de la pratique surveilée de l'enseignement d'un module du programme de philosophie qui porte sur le concept de la connaissance. Finalement il y aura lieu une analyse critique de tout ce parcours et une réflexion pédagogique et didactique sur l'expérience d'enseignement.Ferreira, Maria Luísa Ribeiro, 1944-Repositório da Universidade de LisboaFagundes, João Vasco Maia Terra, 1978,2014-05-20T16:19:40Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/11031porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:56:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/11031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:50.428675Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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