Que lógica para o ensino secundário de Filosofia?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/8493 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2013 |
id |
RCAP_a8b2fe544b0fcdaba453107218b1c2cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/8493 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Que lógica para o ensino secundário de Filosofia?Ensino da filosofiaEnsino secundário (11º ano)LógicaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2013Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2013O ensino de lógica no secundário está determinado pela opção, dada pelo Programa de Filosofia, entre leccionar lógica aristotélica ou lógica proposicional. Na prática esta opção é quase inexistente para a maioria dos professores, pois, por várias razões que abordaremos, quase só leccionam lógica aristotélica. Esta situação resulta na desmotivação dos alunos, no descrédito da disciplina e contribui activamente para a persistência de um ensino antiquado, formalista e sem rigor. Este relatório apresenta a nossa experiência da prática de ensino supervisionada, que contribuiu para a consolidação de tal ideia. Para o efeito foram escolhidas 9 aulas leccionadas sobre lógica aristotélica a três turmas do 11.º ano. A análise desta experiência e dos resultados é importante para a nossa discussão daquela opção programática. A conclusão alcançada é que esta opção não é pedagogicamente irrelevante, ao contrário do que é assumido no Programa de Filosofia, e que os professores deverão optar por leccionar lógica proposicional.The teaching of logic in secondary education is determined by the option of theaching aristotelian logic or propositional logic, which is given by the Programa de Filosofia. In practice this option is almost nonexistent for the majority of professors who, for various reasons that we will consider, almost only teach aristotelian logic. This situation results in demotivation of students, in descredit of the discipline and actively contributes to the persistence of a formalist, without rigour, and antiquated theaching. This report presents our experience of the practice of supervisioned theaching which contributed to consolidate that idea. For that we choose 9 classes on aristotelian logic taught to three 11th grade schoolclasses. The analysis of this experience and of the results is significant to our discussion of that programme option. The conclusion is that unlike what seems to be assumed by the Programa de Filosofia this option is not pedagogically irrelevant and that theachers should opt to theach propositional logic.Graça, Adriana Silva, 1960-Repositório da Universidade de LisboaMiguel, Ricardo Jorge Raimundo, 1983-2013-05-22T11:04:23Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8493TID:201371553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:24Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:01.610971Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Que lógica para o ensino secundário de Filosofia? |
title |
Que lógica para o ensino secundário de Filosofia? |
spellingShingle |
Que lógica para o ensino secundário de Filosofia? Miguel, Ricardo Jorge Raimundo, 1983- Ensino da filosofia Ensino secundário (11º ano) Lógica Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013 |
title_short |
Que lógica para o ensino secundário de Filosofia? |
title_full |
Que lógica para o ensino secundário de Filosofia? |
title_fullStr |
Que lógica para o ensino secundário de Filosofia? |
title_full_unstemmed |
Que lógica para o ensino secundário de Filosofia? |
title_sort |
Que lógica para o ensino secundário de Filosofia? |
author |
Miguel, Ricardo Jorge Raimundo, 1983- |
author_facet |
Miguel, Ricardo Jorge Raimundo, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Graça, Adriana Silva, 1960- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miguel, Ricardo Jorge Raimundo, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da filosofia Ensino secundário (11º ano) Lógica Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013 |
topic |
Ensino da filosofia Ensino secundário (11º ano) Lógica Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013 |
description |
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-22T11:04:23Z 2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/8493 TID:201371553 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/8493 |
identifier_str_mv |
TID:201371553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134223258353664 |