Que lógica para o ensino secundário de Filosofia?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Ricardo Jorge Raimundo, 1983-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8493
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2013
id RCAP_a8b2fe544b0fcdaba453107218b1c2cf
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8493
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Que lógica para o ensino secundário de Filosofia?Ensino da filosofiaEnsino secundário (11º ano)LógicaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2013Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2013O ensino de lógica no secundário está determinado pela opção, dada pelo Programa de Filosofia, entre leccionar lógica aristotélica ou lógica proposicional. Na prática esta opção é quase inexistente para a maioria dos professores, pois, por várias razões que abordaremos, quase só leccionam lógica aristotélica. Esta situação resulta na desmotivação dos alunos, no descrédito da disciplina e contribui activamente para a persistência de um ensino antiquado, formalista e sem rigor. Este relatório apresenta a nossa experiência da prática de ensino supervisionada, que contribuiu para a consolidação de tal ideia. Para o efeito foram escolhidas 9 aulas leccionadas sobre lógica aristotélica a três turmas do 11.º ano. A análise desta experiência e dos resultados é importante para a nossa discussão daquela opção programática. A conclusão alcançada é que esta opção não é pedagogicamente irrelevante, ao contrário do que é assumido no Programa de Filosofia, e que os professores deverão optar por leccionar lógica proposicional.The teaching of logic in secondary education is determined by the option of theaching aristotelian logic or propositional logic, which is given by the Programa de Filosofia. In practice this option is almost nonexistent for the majority of professors who, for various reasons that we will consider, almost only teach aristotelian logic. This situation results in demotivation of students, in descredit of the discipline and actively contributes to the persistence of a formalist, without rigour, and antiquated theaching. This report presents our experience of the practice of supervisioned theaching which contributed to consolidate that idea. For that we choose 9 classes on aristotelian logic taught to three 11th grade schoolclasses. The analysis of this experience and of the results is significant to our discussion of that programme option. The conclusion is that unlike what seems to be assumed by the Programa de Filosofia this option is not pedagogically irrelevant and that theachers should opt to theach propositional logic.Graça, Adriana Silva, 1960-Repositório da Universidade de LisboaMiguel, Ricardo Jorge Raimundo, 1983-2013-05-22T11:04:23Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8493TID:201371553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:24Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:01.610971Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Que lógica para o ensino secundário de Filosofia?
title Que lógica para o ensino secundário de Filosofia?
spellingShingle Que lógica para o ensino secundário de Filosofia?
Miguel, Ricardo Jorge Raimundo, 1983-
Ensino da filosofia
Ensino secundário (11º ano)
Lógica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
title_short Que lógica para o ensino secundário de Filosofia?
title_full Que lógica para o ensino secundário de Filosofia?
title_fullStr Que lógica para o ensino secundário de Filosofia?
title_full_unstemmed Que lógica para o ensino secundário de Filosofia?
title_sort Que lógica para o ensino secundário de Filosofia?
author Miguel, Ricardo Jorge Raimundo, 1983-
author_facet Miguel, Ricardo Jorge Raimundo, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Graça, Adriana Silva, 1960-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel, Ricardo Jorge Raimundo, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da filosofia
Ensino secundário (11º ano)
Lógica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
topic Ensino da filosofia
Ensino secundário (11º ano)
Lógica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-22T11:04:23Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8493
TID:201371553
url http://hdl.handle.net/10451/8493
identifier_str_mv TID:201371553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134223258353664