Práticas curriculares no contexto de Timor-Leste: contributos para avaliação externa de escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guterres, Agripina Maria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/63272
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)
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spelling Práticas curriculares no contexto de Timor-Leste: contributos para avaliação externa de escolasCurriculum practices in the East Timor context: contributions to external evaluation of schoolsAvaliação externaEducaçãoPráticas curricularesCurricular practicesEducationExternal evaluationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)O sistema educativo de Timor-Leste, desde a sua independência em 2002, vem atravessando um processo de mudança, adaptação e reorientação constante. Todo esse processo evolutivo na educação timorense trouxe impactos positivos e negativos, não só aos professores e alunos, como a toda a comunidade escolar. O currículo, peça fundamental da Educação, também sofreu diversas mudanças que influenciaram diretamente as práticas curriculares dos professores e a contextualização em termos de avaliação das escolas, onde a avaliação externa ainda não é uma prática tão presente na cultura organizacional do sistema de ensino timorense. Para percebermos melhor essas mudanças nas práticas curriculares, a perceção dos professores diante de tais mudanças e o sutil, mas não menos importante, processo da avaliação externa, fez surgir a nossa questão de investigação. Optamos por investigar os professores do pré-escolar ao ensino secundário, com uma abordagem de natureza qualitativa descritiva, através da observação de suas práticas, dos levantamentos e análises documentais e por fim as entrevistas semiestruturada que nos renderam resultados inesperados. Ressaltamos que as entrevistas foram feitas de forma individual e confidencial o que nos proporcionou uma perceção mais sólida sobre o nível em que está a educação, os anseios, os desafios e a capacitação docente, além das perspetivas e compreensão sobre a Educação e a avaliação externa. Todo o levantamento feito através do nosso estudo direcionou-nos para uma interpretação do quão importante é a avaliação externa, para que todos nós, professores, possamos refletir sobre as nossas práticas curriculares e sobre a nossa formação inicial e contínua, almejando desse modo uma maior qualidade na educação.Since its independence in 2002, Timor-Leste's education system has been undergoing a process of constant change, adaptation and reorientation. This entire evolutionary process in Timorese education has brought positive and negative impacts, not only to teachers and students, but to the entire school community. The curriculum, a fundamental piece of education, also underwent several changes that directly influenced teachers' curricular practices and the contextualization in terms of school evaluation, where external evaluation is not yet so present in the organizational culture of the Timorese education system. In order to better understand these changes in curricular practices, teachers' perception of such changes and the subtle, but not least, external evaluation process, raised our research question. We chose to investigate teachers from preschool to secondary school, with a qualitative descriptive approach, through observation of their practices, surveys and documentary analysis and finally semi-structured interviews that yielded unexpected results. We emphasize that the interviews were conducted individually and confidentially, which gave us a more solid perception of the level of education, the yearnings, challenges and teacher training, as well as the perspectives and understanding of education and external evaluation. All the survey we have done through our study has led us to an interpretation of how important external evaluation is so that all of us teachers can reflect on our curriculum practices and our initial and continuing education, thus aiming for greater quality in education.Pacheco, José AugustoUniversidade do MinhoGuterres, Agripina Maria20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63272por202351475info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:47.845688Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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