O papel social da Biblioteca Universitária na inclusão do indivíduo portador de deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Lígia Maria Fortes Pinto e
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/10849
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Informação e da Documentação – Biblioteconomia
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spelling O papel social da Biblioteca Universitária na inclusão do indivíduo portador de deficiência visualBibliotecas UniversitáriasEstudantes com deficiência visualAcesso à informaçãoEnsino SuperiorDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Informação e da Documentação – BiblioteconomiaO presente trabalho de investigação teve como objetivo analisar o papel da biblioteca universitária na inclusão (social e digital) do indivíduo portador de deficiência visual. O objetivo principal visa identificar e analisar a maneira como as bibliotecas universitárias portuguesas estão a desenvolver os seus serviços, no sentido de responder às necessidades de acesso à informação por parte dos indivíduos portadores de deficiência visual. A escolha do tema justifica-se pela importância de repensar o papel social das bibliotecas universitárias enquanto via de acesso à informação, promovendo a igualdade de oportunidades e permitindo a inclusão de cidadãos portadores de deficiência visual, a promoção das suas competências a par dos seus colegas, e a promoção do sucesso académico dos cidadãos portadores de deficiência visual. Foi usada uma metodologia qualitativa de estudo de caso através de entrevista semiestruturada a ex-estudantes com deficiência visual, responsáveis das bibliotecas, coordenadores dos serviços de apoio ao aluno da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Os resultados revelaram que os respondentes identificaram como barreiras no percurso académico dos estudantes com deficiência visual, a dificuldade de acesso à documentação e informação, atitudes discriminatórias de funcionários e a inacessibilidade a locais em virtude da existência de barreiras arquitetónicas. Constatou-se que já se encontra implementada nestas Faculdades boas práticas que indiciam a caminhada na direção do ensino superior inclusivo, porém verifica-se pouca cooperação e partilha de recursos entre os diferentes serviços.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNNeto, Lígia Maria Fortes Pinto e2013-032013-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10849TID:201048027porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:44:50Zoai:run.unl.pt:10362/10849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:46.453052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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