Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Idalina
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Abelha, Marta, Costa, Nilza, Roldão, Maria do Céu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/830
Resumo: Este artigo pretende disseminar resultados de uma investigação cuja principal finalidade era compreender o impacto do processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico português nas práticas curriculares e dinâmicas de trabalho de professores de Ciências Físicas e Naturais. O primeiro momento do estudo empírico assumiu uma natureza quantitativa, referindo-se os resultados a 1122 questionários preenchidos por professores que lecionavam as disciplinas da área das Ciências Físicas e Naturais. O segundo momento, de índole qualitativa, pretendeu aprofundar os dados quantitativos, através da realização de entrevistas a seis dos professores participantes no primeiro momento. Os resultados obtidos sugerem uma apropriação epidérmica dos conceitos centrais ao atual discurso educativo e indiciam que a implementação do processo de Reorganização Curricular não se traduziu em mudanças efetivas de práticas e dinâmicas de trabalho docente. Face a esta realidade, considera- mos imprescindível uma ação concertada entre professores, instituições de formação inicial e contí- nua e a administração central.
id RCAP_4939c1539936bad3217947b644389ffc
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/830
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes.CurrículoCiências Físicas e NaturaisCompetência docenteEnsino básicoPortugalCurriculumNatural and Physical SciencesCompetencyTeachers' collaborationEste artigo pretende disseminar resultados de uma investigação cuja principal finalidade era compreender o impacto do processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico português nas práticas curriculares e dinâmicas de trabalho de professores de Ciências Físicas e Naturais. O primeiro momento do estudo empírico assumiu uma natureza quantitativa, referindo-se os resultados a 1122 questionários preenchidos por professores que lecionavam as disciplinas da área das Ciências Físicas e Naturais. O segundo momento, de índole qualitativa, pretendeu aprofundar os dados quantitativos, através da realização de entrevistas a seis dos professores participantes no primeiro momento. Os resultados obtidos sugerem uma apropriação epidérmica dos conceitos centrais ao atual discurso educativo e indiciam que a implementação do processo de Reorganização Curricular não se traduziu em mudanças efetivas de práticas e dinâmicas de trabalho docente. Face a esta realidade, considera- mos imprescindível uma ação concertada entre professores, instituições de formação inicial e contí- nua e a administração central.This paper intends to disseminate the results of a study whose main aim was to understand the impact of the Basic Education Curricular Reorganisation for the curricular practices and collabo- ration dynamics of Natural and Physical Sciences teachers. The empirical study adopted a quantitative approach and the results report on 1122 questionnaires completed by Natural and Physical Sciences teachers. To deepen these results, we collected qualitative data, obtained from interviews with six Natural and Physical Sciences teachers who participated in the first part of the study. The results obtained suggest a superficial appropriation of the central concepts concerning current education discourse and indicate that the implementation of the Basic Education Curriculum in Portugal doesn’t produce effective changes in teachers’ practices. We consider this requires essential and concerted action between teachers, Education Institutes and Central Administration.2014-07-10T16:50:30Z2014-07-102011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/830http://hdl.handle.net/11328/830porMartins, I. Abelha, M., Costa, N., & Roldão, M.C. (2011). Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes. Ciência & Educação, 17(4), 771-788. Doi: 10.1590/S1516-73132011000400001.1516-7313Martins, IdalinaAbelha, MartaCosta, NilzaRoldão, Maria do Céuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:01:54Zoai:repositorio.upt.pt:11328/830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:38:27.318587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes.
title Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes.
spellingShingle Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes.
Martins, Idalina
Currículo
Ciências Físicas e Naturais
Competência docente
Ensino básico
Portugal
Curriculum
Natural and Physical Sciences
Competency
Teachers' collaboration
title_short Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes.
title_full Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes.
title_fullStr Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes.
title_full_unstemmed Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes.
title_sort Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes.
author Martins, Idalina
author_facet Martins, Idalina
Abelha, Marta
Costa, Nilza
Roldão, Maria do Céu
author_role author
author2 Abelha, Marta
Costa, Nilza
Roldão, Maria do Céu
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Idalina
Abelha, Marta
Costa, Nilza
Roldão, Maria do Céu
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Ciências Físicas e Naturais
Competência docente
Ensino básico
Portugal
Curriculum
Natural and Physical Sciences
Competency
Teachers' collaboration
topic Currículo
Ciências Físicas e Naturais
Competência docente
Ensino básico
Portugal
Curriculum
Natural and Physical Sciences
Competency
Teachers' collaboration
description Este artigo pretende disseminar resultados de uma investigação cuja principal finalidade era compreender o impacto do processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico português nas práticas curriculares e dinâmicas de trabalho de professores de Ciências Físicas e Naturais. O primeiro momento do estudo empírico assumiu uma natureza quantitativa, referindo-se os resultados a 1122 questionários preenchidos por professores que lecionavam as disciplinas da área das Ciências Físicas e Naturais. O segundo momento, de índole qualitativa, pretendeu aprofundar os dados quantitativos, através da realização de entrevistas a seis dos professores participantes no primeiro momento. Os resultados obtidos sugerem uma apropriação epidérmica dos conceitos centrais ao atual discurso educativo e indiciam que a implementação do processo de Reorganização Curricular não se traduziu em mudanças efetivas de práticas e dinâmicas de trabalho docente. Face a esta realidade, considera- mos imprescindível uma ação concertada entre professores, instituições de formação inicial e contí- nua e a administração central.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-07-10T16:50:30Z
2014-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/830
http://hdl.handle.net/11328/830
url http://hdl.handle.net/11328/830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, I. Abelha, M., Costa, N., & Roldão, M.C. (2011). Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes. Ciência & Educação, 17(4), 771-788. Doi: 10.1590/S1516-73132011000400001.
1516-7313
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134942964219904