Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/830 |
Resumo: | Este artigo pretende disseminar resultados de uma investigação cuja principal finalidade era compreender o impacto do processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico português nas práticas curriculares e dinâmicas de trabalho de professores de Ciências Físicas e Naturais. O primeiro momento do estudo empírico assumiu uma natureza quantitativa, referindo-se os resultados a 1122 questionários preenchidos por professores que lecionavam as disciplinas da área das Ciências Físicas e Naturais. O segundo momento, de índole qualitativa, pretendeu aprofundar os dados quantitativos, através da realização de entrevistas a seis dos professores participantes no primeiro momento. Os resultados obtidos sugerem uma apropriação epidérmica dos conceitos centrais ao atual discurso educativo e indiciam que a implementação do processo de Reorganização Curricular não se traduziu em mudanças efetivas de práticas e dinâmicas de trabalho docente. Face a esta realidade, considera- mos imprescindível uma ação concertada entre professores, instituições de formação inicial e contí- nua e a administração central. |
id |
RCAP_4939c1539936bad3217947b644389ffc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/830 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes.CurrículoCiências Físicas e NaturaisCompetência docenteEnsino básicoPortugalCurriculumNatural and Physical SciencesCompetencyTeachers' collaborationEste artigo pretende disseminar resultados de uma investigação cuja principal finalidade era compreender o impacto do processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico português nas práticas curriculares e dinâmicas de trabalho de professores de Ciências Físicas e Naturais. O primeiro momento do estudo empírico assumiu uma natureza quantitativa, referindo-se os resultados a 1122 questionários preenchidos por professores que lecionavam as disciplinas da área das Ciências Físicas e Naturais. O segundo momento, de índole qualitativa, pretendeu aprofundar os dados quantitativos, através da realização de entrevistas a seis dos professores participantes no primeiro momento. Os resultados obtidos sugerem uma apropriação epidérmica dos conceitos centrais ao atual discurso educativo e indiciam que a implementação do processo de Reorganização Curricular não se traduziu em mudanças efetivas de práticas e dinâmicas de trabalho docente. Face a esta realidade, considera- mos imprescindível uma ação concertada entre professores, instituições de formação inicial e contí- nua e a administração central.This paper intends to disseminate the results of a study whose main aim was to understand the impact of the Basic Education Curricular Reorganisation for the curricular practices and collabo- ration dynamics of Natural and Physical Sciences teachers. The empirical study adopted a quantitative approach and the results report on 1122 questionnaires completed by Natural and Physical Sciences teachers. To deepen these results, we collected qualitative data, obtained from interviews with six Natural and Physical Sciences teachers who participated in the first part of the study. The results obtained suggest a superficial appropriation of the central concepts concerning current education discourse and indicate that the implementation of the Basic Education Curriculum in Portugal doesn’t produce effective changes in teachers’ practices. We consider this requires essential and concerted action between teachers, Education Institutes and Central Administration.2014-07-10T16:50:30Z2014-07-102011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/830http://hdl.handle.net/11328/830porMartins, I. Abelha, M., Costa, N., & Roldão, M.C. (2011). Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes. Ciência & Educação, 17(4), 771-788. Doi: 10.1590/S1516-73132011000400001.1516-7313Martins, IdalinaAbelha, MartaCosta, NilzaRoldão, Maria do Céuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:01:54Zoai:repositorio.upt.pt:11328/830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:38:27.318587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes. |
title |
Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes. |
spellingShingle |
Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes. Martins, Idalina Currículo Ciências Físicas e Naturais Competência docente Ensino básico Portugal Curriculum Natural and Physical Sciences Competency Teachers' collaboration |
title_short |
Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes. |
title_full |
Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes. |
title_fullStr |
Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes. |
title_full_unstemmed |
Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes. |
title_sort |
Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes. |
author |
Martins, Idalina |
author_facet |
Martins, Idalina Abelha, Marta Costa, Nilza Roldão, Maria do Céu |
author_role |
author |
author2 |
Abelha, Marta Costa, Nilza Roldão, Maria do Céu |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Idalina Abelha, Marta Costa, Nilza Roldão, Maria do Céu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Ciências Físicas e Naturais Competência docente Ensino básico Portugal Curriculum Natural and Physical Sciences Competency Teachers' collaboration |
topic |
Currículo Ciências Físicas e Naturais Competência docente Ensino básico Portugal Curriculum Natural and Physical Sciences Competency Teachers' collaboration |
description |
Este artigo pretende disseminar resultados de uma investigação cuja principal finalidade era compreender o impacto do processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico português nas práticas curriculares e dinâmicas de trabalho de professores de Ciências Físicas e Naturais. O primeiro momento do estudo empírico assumiu uma natureza quantitativa, referindo-se os resultados a 1122 questionários preenchidos por professores que lecionavam as disciplinas da área das Ciências Físicas e Naturais. O segundo momento, de índole qualitativa, pretendeu aprofundar os dados quantitativos, através da realização de entrevistas a seis dos professores participantes no primeiro momento. Os resultados obtidos sugerem uma apropriação epidérmica dos conceitos centrais ao atual discurso educativo e indiciam que a implementação do processo de Reorganização Curricular não se traduziu em mudanças efetivas de práticas e dinâmicas de trabalho docente. Face a esta realidade, considera- mos imprescindível uma ação concertada entre professores, instituições de formação inicial e contí- nua e a administração central. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2014-07-10T16:50:30Z 2014-07-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/830 http://hdl.handle.net/11328/830 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Martins, I. Abelha, M., Costa, N., & Roldão, M.C. (2011). Impacto do currículo português das Ciências Físicas e Naturais nas práticas docentes. Ciência & Educação, 17(4), 771-788. Doi: 10.1590/S1516-73132011000400001. 1516-7313 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134942964219904 |