O erro na regulação da aprendizagem do tema derivada de uma função de alunos do 11º ano de Matemática A

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Andreia Patrícia da Cunha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/37784
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
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(3) Qual é a perceção dos alunos sobre as estratégias de ensino que valorizam o erro na sua aprendizagem? Para dar resposta a estas questões recorreu-se aos seguintes métodos de recolha de dados: questionários (um antes e outro depois da intervenção pedagógica), análise documental (planos de aula e produções dos alunos), questões no final de algumas aulas e gravação em vídeo de aulas. A análise de dados permite concluir que na aprendizagem de tópicos de derivada de uma função os alunos cometeram vários erros, quer processuais (simplificação de expressões, substituição, interpretação e escrita matemática) quer conceituais (na definição de derivada de um ponto, na definição das regras de derivação e na noção de limite). As causas que levam os alunos a errar indiciam deverem-se a fatores de distração na realização das atividades, à falta de conhecimentos prévios e de estudo. Com a análise dos erros que cometem, a maior parte dos alunos manifesta ter a perceção onde erraram, o que os ajuda a clarificar os erros cometidos de modo a evitar que os voltem a cometer. Relativamente à perceção dos alunos sobre as estratégias que valorizam o erro na sua aprendizagem, alguns afirmam que essas estratégias lhes permitem compreender o porquê de errar e valorizam o trabalho autónomo. Mas, por outro lado, consideram que tais estratégias podem gerar desmotivação nos alunos e, por vezes, podem não ser bem conseguidas pelo facto de alguns alunos terem vergonha de expor os seus erros. Os resultados obtidos neste estudo evidenciam a necessidade de introduzir, nas aulas de Matemática, estratégias de ensino que valorizem o erro na regulação da aprendizagem de conceitos matemáticos.The present study have had as main goal to ascertain the role of the mistake on the subject’s learning regulation derived from a function by 11th grade students. In order to achieve this goal, the following investigation questions were established: (1) What are the mistakes that students make on the learning of subjects derived from a function? What are the causes of those mistakes? (2) Which conclusions the students draw from the mistakes that they make for their learning of subjects derived from a function? (3) What is the perception of the students about the teaching strategies that prize the mistake on their learning? To provide answers to these questions, one made use of the following data collection methods: inquiries (one before and another one after the pedagogical intervention), documentary analysis (class plans and production of students), questions in the end of some classes and video recording of classes. Data analysis allows to conclude that on the subject’s learning derived of a function, students have made several mistakes, either procedural mistakes (simplification of expressions, replacement, interpretation and mathematics writing) either conceptual (on the definition of derived from a point, on the definition of derivation rules and on the notion of limit). The causes that lead students to make the mistakes indicate being due to absentmindedness factors on the performance of the activities, to the lack of previous knowledge and study. With the analysis of the mistakes they make, the majority of the students express that have the perception about where they made mistakes, what helps them to clarify the mistakes made in order to avoid making them again. Regarding to the students’ perception about the strategies that prize the mistake on their learning, some claim those strategies allow them to understand why they made the mistake and they have prized the autonomous work. But, on the other side, they consider that such strategies can generate the lack of motivation on students and, sometimes, cannot be very successful by the fact of some students being ashamed of exposing their mistakes. The results obtained in this study showcase the need to introduce, on Mathematics classes, teaching strategies that prize the mistake on the learning regulation of mathematical concepts.Viseu, FlorianoUniversidade do MinhoMoura, Andreia Patrícia da Cunha20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37784por201407353info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37784Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:38.195981Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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