O ensino e a aprendizagem de geometria com recurso a materiais manipuláveis : uma experiência com alunos do 9º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Andreia Cristina Freitas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29027
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_9acaa0e7ef51553c0a436c575c8df3d2
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29027
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino e a aprendizagem de geometria com recurso a materiais manipuláveis : uma experiência com alunos do 9º ano de escolaridade51:372.851372.851:51Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório teve como principal propósito compreender como é que os alunos se apropriam dos conceitos da Geometria do nono ano de escolaridade quando utilizam materiais manipuláveis e como os utilizam na consolidação desses conceitos. Neste sentido, para ajudar a delinear a estrutura deste estudo, formularam-se três questões orientadoras: 1) Como utilizam os alunos do 9.º ano os materiais manipuláveis na aprendizagem de Geometria?; 2) Que dificuldades revelam os alunos na utilização dos materiais manipuláveis na aprendizagem de Geometria? e 3) Qual a relação entre as perceções dos alunos sobre a influência dos materiais manipuláveis e a sua aprendizagem em Geometria? Enquanto professora, a preocupação centra-se em proporcionar atividades em que os alunos sejam parte ativa no processo de ensino e aprendizagem da matemática, o que requer uma renovação no modo de organizar e ensinar na aula de matemática. Os materiais manipuláveis aliados a tarefas desafiantes e motivadoras promovem o envolvimento ativo dos alunos nas atividades em sala de aula e permitem a concretização de conceitos. Tendo em vista os objetivos do estudo, analisou-se o trabalho de uma turma do nono ano de escolaridade, constituída por dezoito alunos, pertencentes ao concelho de Barcelos, em torno de seis tarefas que pressupunham a utilização de diferentes materiais manipuláveis. O estudo aponta que o sucesso do uso dos materiais manipuláveis em sala de aula, efetivamente, depende do modo como é introduzido em sala de aula, do à vontade do professor com o material, do tipo de material e do tipo de atividade realizada por parte dos alunos que lhe está inerente e da predisposição dos alunos para trabalharem com os materiais. Assim sendo, quando estas condições são favoráveis, os materiais manipuláveis são bons facilitadores para representar e descrever ideias matemáticas. Assim, a sua manipulação e exploração propiciam um ambiente de experiência Matemática, onde os alunos podem testar e provar as suas conjeturas, bem como comunicar as suas ideias, levando-os a apropriarem-se de um conjunto de características geométricas do objeto que lhes dá maior flexibilidade de raciocínio.The main purpose of this report was to understand how students interpret the concepts of ninth grade geometry when they use manipulable materials and how they use them in the consolidation of these concepts. In this sense, to help delineate the structure of this study, three guiding questions were formulated: 1) How are manipulable materials by students in the ninth grade to learn Geometry?; 2) What difficulties do students reveal in the use of manipulable materials in learning Geometry? and 3) What is the relationship between students' perceptions about the influence of manipulable materials and their learning in Geometry? As teachers, the concern is on providing activities in which students are active in the process of teaching and learning of mathematics, which requires a renewal in organization and teaching in the math class. Manipulable materials combined with motivating and challenging tasks promote the active involvement of students in classroom activities and enable the consolidation of concepts. In light of the objectives of the study, I analysed the work of a ninth grade class, consisting of eighteen students belonging to the municipality of Barcelos, around six tasks that presupposed using different manipulable materials. The study points out that the success of the use of manipulable materials in the classroom effectively depends on how it is introduced in the classroom, on the teacher's ease with the material, the type of material and the type of activity performed by the students and the students' predisposition to work with materials. However, when these conditions are favourable, the manipulable materials are good facilitators to represent and describe mathematical ideas. Thus, its handling and operation enable an environment of Mathematical experience, where students can test and prove their conjectures, as well as communicate their ideas, leading them to take in a set of geometrical characteristics of the object which gives them greater flexibility of reasoning.Martinho, Maria HelenaUniversidade do MinhoAbreu, Andreia Cristina Freitas2013-12-192013-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29027por201650975info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29027Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:43:39.811988Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino e a aprendizagem de geometria com recurso a materiais manipuláveis : uma experiência com alunos do 9º ano de escolaridade
title O ensino e a aprendizagem de geometria com recurso a materiais manipuláveis : uma experiência com alunos do 9º ano de escolaridade
spellingShingle O ensino e a aprendizagem de geometria com recurso a materiais manipuláveis : uma experiência com alunos do 9º ano de escolaridade
Abreu, Andreia Cristina Freitas
51:372.851
372.851:51
title_short O ensino e a aprendizagem de geometria com recurso a materiais manipuláveis : uma experiência com alunos do 9º ano de escolaridade
title_full O ensino e a aprendizagem de geometria com recurso a materiais manipuláveis : uma experiência com alunos do 9º ano de escolaridade
title_fullStr O ensino e a aprendizagem de geometria com recurso a materiais manipuláveis : uma experiência com alunos do 9º ano de escolaridade
title_full_unstemmed O ensino e a aprendizagem de geometria com recurso a materiais manipuláveis : uma experiência com alunos do 9º ano de escolaridade
title_sort O ensino e a aprendizagem de geometria com recurso a materiais manipuláveis : uma experiência com alunos do 9º ano de escolaridade
author Abreu, Andreia Cristina Freitas
author_facet Abreu, Andreia Cristina Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martinho, Maria Helena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Andreia Cristina Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv 51:372.851
372.851:51
topic 51:372.851
372.851:51
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-19
2013-12-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/29027
url http://hdl.handle.net/1822/29027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201650975
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132994455207936