A influência do facebook na decisão de voto: um estudo de caso da eleição presidencial brasileira de 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, José Leandro Miguel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12078
Resumo: As redes sociais têm desempenhado, progressivamente, um papel crucial enquanto canais de comunicação de diversas instituições e agentes, dentre eles, os candidatos políticos. Dentro do cenário de Marketing Político, o Facebook se apresenta como uma alternativa amplamente utilizada em campanhas eleitorais, de forma a atrair, auxiliar e influenciar eleitores ao redor do mundo. Embora haja concordância generalizada de que a rede social desempenhe um papel de relevância nos períodos eleitorais, o real impacto deste canal de comunicação na decisão de voto permanece discutível dentro da literatura, possivelmente por sua dificuldade de mensuração. Assim, o presente estudo se propôs a investigar a influência que o Facebook tem na decisão de voto dos eleitores, através de um estudo de caso sobre a eleição presidencial brasileira de 2018. Para que se conseguisse responder às questões de investigação, a metodologia utilizada consistiu em pesquisa quantitativa, através de um inquérito por questionário e respectiva análise das respostas. O tratamento dos dados recolhidos foi realizado utilizando como recurso o Excel, compatível com versão Windows 10. A amostra reúne 206 respondentes, tendo a sua quase totalidade conta de utilizador no Facebook. A presente investigação concluiu que, socialmente, os eleitores confirmam a influência que o Facebook desempenha sobre a decisão de voto. Contudo, no âmbito pessoal, a maior parcela dos inquiridos tende a afirmar que a rede social não desempenha influência sobre sua decisão de voto. Ademais, percebe-se que o Facebook aparenta perder força frente a outros canais de comunicação, como demais redes sociais e sites oficiais dos candidatos, pois parte majoritária dos inquiridos afirma não considerar utilizar a rede social como fonte de informação que ajude a decisão de voto em eleições futura
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